Posts mais vistos

Posted by : Kadu segunda-feira, maio 31, 2010



Este é um exercício que fiz na faculdade de teologia que estou cursando, baseado na espiritualidade de Paulo, utilizando também a letra da música de João Alexandre, "Tudo é Vaidade" como apoio..., o resultado é o que está abaixo, depois da letra da música:


Vaidade no comprimento da saia, no cumprimento da lei
Vaidade exigindo prosperidade por ser o filho do Rei
Vaidade se achando a igreja da história
Vaidade Pentecostal
Vivendo e correndo atrás do vendo, tudo é vaidade


Vaidade juntando a fé e a vergonha
Chamando todos de irmãos
Vaidade de quem esconde a verdade
Por ter o povo nas mãos
Vaidade buscando Deus em si mesmo
Querendo fugir da cruz
Não crendo e sofrendo, perdendo tempo
Tudo é vaidade


Falsos chamados apostulados do lado oposto da fé
Dinheiro, saúde, felicidade aquele que tem contra aquele que é
Rádios, Tvs, auditórios lotados ouvindo o evangelho da marcha-a-ré
A morte se esconde atrás dos templos
Tudo é vaidade.


Extremos nunca foram a melhor opção em situação alguma. O extremo do conservadorismo, que faz as pessoas tomarem atitudes na extrema certeza e controle daquilo que estão fazendo, inclusive dos resultados, extremamente calculados, tem sido negado com o outro extremo, onde se faz o que quer, na hora que der vontade, sem cálculo algum de riscos, sem controle algum de qualquer coisa.
Não vejo verdade nem em um nem em outro. Acredito no equilíbrio. E creio que o cristianismo defendido por Paulo também é equilibrado em todas as suas formas de atuação. Sua espiritualidade prezava pelo conhecimento, pelos estudos, tanto que ele mesmo tinha muito conhecimento. Mas suas espiritualidade prezava, de igual modo, pela vida prática, onde muitas vezes o que é considerado sabedoria pra esse mundo deve ser considerado loucura, senão fica impossível viver aquilo em que ele cria ser o cristianismo verdadeiro.
Hoje também existem esses extremos, onde, por exemplo, o controle exercido por certos líderes faz com que pessoas se estribem pela extrema liberdade ou pelo extremo legalismo.
Talvez há de ser descrever melhor isso tudo, já que mesmo o que vemos de liberdade muitas vezes é mais uma das formas encobertas de um legalismo controlador: a lei é ser "livre"..., "como EU dito ser a tal liberdade", pensam alguns. Assim, tanto a liberdade é legalismo, quanto o legalismo é "liberdade".
Um dos grandes propósitos de se discutir tanto isso nas igrejas, infelizmente, tem sido o poder que o controle exercido sobre as pessoas traz. E em nossas instituições temos definido liberdade e legalismo em duas vertentes: liberdade é algo bom, que Deus fez, e que EU sei o que é pra MINHA instituição, que DEVE viver dessa maneira que EU digo ser a liberdade; legalismo é algo ruim e que as OUTRAS instituições pregam e ordenam para quem não vem à MINHA instituição, nem é MINHA ovelha, sendo que também posso ver legalismo nas atitudes daqueles que são contrários a MIM e a MINHA instituições e práticas.
Como diz a música "tudo é vaidade". E parece que é uma corrida mesmo..., todos estão lutando pra chegar em primeiro ao lugar da vaidade. Não percebem, porém, que estão correndo atrás do vento..., nunca vão chegar a lugar algum!
Vejo Paulo defendendo um cristianismo e uma espiritualidade livre. Já que em sua mente com certeza não havia essa confusão de termos.
Ele explica bem a liberdade, colocando porém o limite do amor ao próximo e do glorificar a Deus (cf. 1Co 10:23-33 e 1Co 13). Não há definição melhor pra liberdade que esses trechos de 1 Coríntios e Gálatas 5:13,14: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo com a ti mesmo".
Outra definição muito boa de liberdade, raramente é comentada devido ao que já escrevi sobre o pensamento religioso de hoje sobre liberdade, seria o que está descrito em Romanos (dentre outros trechos), no capítulo 6, que é a liberdade da carne, do pecado..., daquilo que nos leva à ter inclinações distantes da vontade e dos desígnios de Deus..., em Cristo Jesus somos livres dessa escravidão do pecado e da carne.
Lá em gálatas também entra uma ótima definição de onde está o equilíbrio da lei: no amor ao próximo como a si mesmo..., aí não há legalismo.
Porque, se fomos libertos por Cristo para a liberdade, para sermos justificados por meio da fé nEle, não devemos mais nos submeter à escravidão da Lei, "...visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei..." (Rm 3:20a). Em relação à lei e ao legalismo "...concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" (Rm 3:28).
Estamos agora debaixo da "lei do Espírito da Vida, em Cristo Jesus, [que] te livrou da lei do pecado e da morte" (Rm 8:2).
Como libertos em Cristo por esse Espírito da Vida, devemos saber que nossa busca deve ser pelas coisas do alto, não nas que são aqui da terra, não na vaidade que tende a dominar nossos corações. Tudo porque, como diz em Colossenses, nossa vida agora está oculta com Cristo em Deus.
O grande problema da pergunta "Legalismo X Liberdade, quem está com a razão?" é o fato de que nem sabemos exatamente definir legalismo ou liberdade. Não sabemos, tampouco, e generalizando, entender o que é ser livre em Cristo, e o que é se limitar, seguir ordenanças e mandamentos, por amor ao próximo e à Deus, com o desejo de glorificá-lo em todas as circunstâncias.
Em nossa sub-cultura gospel brasileira, que predomina nas instituições religiosas evangélicas, todos estão certos em suas definições de legalismo e liberdade. Não deixam, portanto, muita margem pra que se possa ser trabalhado esses termos, a não ser que a definição correta seja previamente estabelecida, pra início de qualquer discussão. Seria necessário também o equilíbrio e a humildade, deixando de lado toda e qualquer forma de vaidade, pra entender, discutir ou transformar qualquer forma de dominação exercida pelo legalismo e pela "liberdade".
Portanto, creio que a razão está no equilíbrio que advém do entendimento da definição correta dos termos "legalismo" e "liberdade", principalmente "liberdade", sempre centrados em Deus e na sua palavra, não ferindo seus preceitos.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -