Posts mais vistos

Posted by : Kadu segunda-feira, novembro 09, 2009



Ontem estive mais uma vez num serviço público de uma igreja (com i minúsculo) e constatei, mais uma vez, uma série de coisas estranhas ao que tenho lido naquele livro antigo, cheio de outros livros, conhecido como bíblia sagrada. Também recebi um informativo de outra igreja (também com i minúsculo), da mesma denominação, falando praticamente as mesmas coisas, em tons mais ameaçadores...
Muitas palavras que soam, ao menos pra mim, manipulativas. Creio firmemente que não deva ser essa a intenção real do dirigente, porém, ele mesmo deve estar impregnado dessas coisas que são faladas por todos os lados. "Qual manipulação?", você deve estar perguntando! Pois aí vai, e julgue você mesmo:
"Aqui é a casa de Deus! Aqui Deus se manifesta, de fato! Dizer que não precisamos da igreja (no texto que recebi estava com i maiúsculo, porém claramente se referindo à instituição e não ao Corpo de Cristo) é diabólico e antibíblico (citando Hebreus 10:25 e a velha aliança de Salmos 122:1). Ausentar-se da igreja é dizer que a Casa do Senhor não é tão importante assim pra mim! Ausentar-se da mesma pode ser desastroso e doloroso no futuro!"
Essas e outras bobagens mais..., só não consigo entender onde é possível ter embasamento (correto!) bíblico pra isso!! A falta de conhecimento e de pensamento crítico das coisas ao nosso redor continua nos fazendo vítimas inconscientes de pessoas e instituições que nos dominam e escravizam pra se manterem vivas

Um pastor presbiteriano certa vez disse que deveríamos manter lealdade e compromisso em primeiro lugar é com Cristo, mesmo existindo a filiação e lealdade à projetos institucionais. Parece não ser tão assim a realidade de hoje...
Coloco abaixo um texto de um livro que muitos deveriam lê-lo, com cuidado, é claro! É resposta a uma pergunta feita com frequência por diversas pessoas que questionam essas coisas acima...

"Pergunta: NÓS NÃO DEVERÍAMOS ESTABELECER UM COMPROMISSO COM DETERMINADA INSTITUIÇÃO?
Resposta: A idéia de compromisso com determinada instituição é repetida com tamanha frequência que a maioria de nós chega a acreditar que ela se encontra em algum trecho da bíblia. Mas eu nunca a encontrei. Muitos de nós fomos levados a crer que se não tivéssemos a "cobertura do grupo" cairíamos no erro ou em pecado. Mas será que isso não acontece também no interior da nossa igreja particular?
Sei de muita gente que, apesar de não pertencer a qualquer instituição, não só desenvolve um relacionamento em grande profundidade com Deus como estabelece com outros crentes ligações mais intensas do que as manteria dentro da instituição. Eu (o autor) não perdi nem um pouco da minha paixão por Jesus ou do meu apreço por sua Igreja (essa com i maiúsculo). Pelo contrário, ambos aumentaram muito, e com grande rapidez, nos últimos anos.
As Escrituras nos encorajam, isso sim, a sermos devotados uns aos outros, independentemente de qualquer instituição. Jesus deu a entender que sempre que duas ou três pessoas se reunirem em Seu nome Ele estará entre elas.
Claro que pode ser útil participar regularmente de determinada instituição. Mas nos enganamos totalmente quando acreditamos que a comunhão só se dá por frequentarmos o mesmo evento juntos regularmente ou por pertencermos à mesma organização. A comunhão se dá quando as pessoas partilham suas jornadas rumo ao conhecimento de Jesus e consiste numa partilha livre e honesta, numa preocupação genuína com o bem dos outros e o estímulo mútuo para seguir Jesus, não importando o caminho pelo qual Ele nos conduza."
Extraído do livro: Porque você não quer mais ir à igreja?, de Wayne Jacobsen e Dave Coleman, editora Sextante. Um livro de fácil aquisição e leitura agradável, mas extremamente profundo e crítico!


Será que alguém poderia se levantar e dizer o sentido correto de igreja pra esse povo??? Será que não fazemos confusão com o original da palavra igreja com o que dizemos ser igreja? Será que também não fazemos confusão com Igreja de Cristo, Corpo de Cristo, Casa de Deus, com instituição tal, denominação X, congregação Y??
Qual é a verdadeira?
Será que não faltam perguntas pra esse povo pensar?
Me ajudem...



Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito bom Kadu... Confundir Deus com a igreja dá um monte de problemas... O pior é que isso é o que fomos 'catequizados' desde crianças...

    Disso fica uma reflexão: que tipo de educação vamos dar para nossos filhos...

    Abração mano...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nada tenho contra a instituição, sou abençoadíssimo nela, me sinto totalmente integrado ao corpo de Cristo, pois já estive fora e ninguém que se identificava como "em comunhão" fora de um grupo me alcançou. Só mesmo DENTRO DO GRUPO, DA INSTITUIÇÃO, vejo o amor e comunhão que a bíblia ensina.
    Impossível ter comunhão sem conviver com um grupo. Foi isso que Jesus fez, era o que fazia o grupo que se reunia antes da vinda do Espírito Santo, assim declara a bíblia que eles estavam sempre juntos e perseveravam nisto, várias cartas foram escritas para grupos que se reuniam e estavam sempre juntos. Sem Igreja, não há comunhão. É isto que vivo, esta é a minha experiência maravilhosa, nunca abrirei mão da minha Igreja, meu povo, minha família espiritual, por causa de um livro ou palavra de um sábio humano.
    Bobagem, para mim, é chamar de bobagem o que outros tanto prezam. Penso que todos têm direito de publicar e expressar suas teses, porém, deve-se respeitar o que os outros pensam e vivem, sem ofensas e depreciações a quem pensa diferente.
    O quanto eu puder, usarei de todas as minhas forças para juntar mais e mais pessoas a esta maravilhosa família.

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -