Posts mais vistos

Posted by : Kadu segunda-feira, agosto 25, 2014


Salmos 37  (NTLH)
"16 É melhor o pouco que os bons têm
do que as riquezas de muitos maus.
17 Pois o poder dos maus acabará,
mas o Senhor protege os bons."

Já vi algumas vezes esse capítulo de Salmos ser dito e pregado pra justificar uma infinidade de coisas estranhas, sempre relacionadas a ser rico ou ser pobre. Mas a pior foi a que usam nesse trecho em particular: "somos bons porque somos pobres!". O orgulho do pobre, o pobre orgulhoso!
Nessa justificativa trazem pra si uma "bondade" inerente, como se a pobreza fosse causada somente por conta dos maus exploradores, como se todos os que possuem alguma riqueza fossem maus, como se os pobres não precisassem de mais nada pra justificarem sua "bondade", como se ser pobre fosse sinônimo de ser bom.
Esse trecho não diz nada disso.
Outra parte do mesmo capítulo ajuda a compreender melhor o que o salmista está querendo dizer com esse texto: "Os maus pedem emprestado e não pagam, mas os bons são generosos em dar" (verso 21). Quantos são os pobres que também pedem emprestado e não pagam. Somem, desaparecem do mapa e nunca se preocupam em pagar de volta porque, afinal, eles são pobres e são bons, são bons porque são pobres. Mau é o que está me cobrando o que me emprestou. Acontece que muitos pobres são ótimos em dar e também em emprestar, e, apesar de algumas vezes não fazerem questão do pagamento, o que vale é o compromisso feito: se você, pobre, empenhou uma palavra de compromisso que devolveria o que lhe foi emprestado, que honre sua promessa.
Do outro lado, existem os ricos que extorquem, que cobram juros altíssimos nos empréstimos, porém, existem os que possuem riquezas e compreendem seu papel nesse mundo, compreendem quem lhes permitiu ter tais riquezas e não só emprestam sem ter em vista o pagamento, ou sem obter ganhos com lucros e multas, mas também emprestam porque querem ver o pobre não sofrer com sua condição. Muitos nem sequer emprestam, mas doam. Alguns ainda o fazem anonimamente, sem desejo de aparecer, fazendo com uma mão o que nem a outra mão consegue saber.
E aí, quem é o bom, e quem é o mau nesses casos?
O que acontece é que esse Salmo não serve de justificativa pra ser rico ou pobre, ser bom ou mau. Ele não está dizendo que empobrecer te tornará bom, nem que enriquecer te tornará mau! Está simplesmente esclarecendo uma situação específica, dizendo que não se deve confiar nas riquezas, no status, no poder social ou econômico. Nossa confiança não deve estar em nossa posição social, nem nas nossas capacidades, ainda que elas sejam condições trazidas pelo próprio Deus. Dinheiro e poder não são fins em si mesmos, nem justificam coisa alguma.
Inclusive, creio que tanto a riqueza quanto a pobreza podem ser meios de Deus trazer entendimento, julgamento, atenção, instrução, correção, alívio, etc., pra pessoas e comunidades em determinadas situações. Repito, meios, não fins.
"Mas como ser pobre pode ensinar ou trazer alívio pra quem quer que seja?". Tem gente que pede a vida inteira pra conseguir "crescer na vida", ter mais dinheiro, uma posição especial na sociedade, ser dono daquela empresa "x", mas que, se forem atendidas em seus desejos, se tornarão terrivelmente orgulhosos, arrogantes, cheios de si, confiando no seu próprio braço, na sua própria força! E o que é isso senão ser o "mau" que o texto esclarece? Permaneça pobre, e bom! Continuar numa condição financeira desfavorável pode ser exatamente o alívio que te mantém dependente e confiante em Deus!
Já alguns se mantém em determinadas posições de destaque, com condições financeiras elevadas, pela própria mão de Deus. "Mas como, Deus faz acepção de pessoas?". Não, absolutamente não é esse o caso! O que Deus faz aqui é conhecer o coração bom dessa pessoa, que confia plenamente em Deus e reconhece que sua posição ou suas finanças pertencem a Deus, porque vieram dEle mesmo, que o faz permanecer com dinheiro ou ainda aumenta sua posição de destaque em meio a certa comunidade.
Agora, é óbvio também o que Jesus diz no NT, na parábola do Jovem Rico: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus" (Marcos 10:25 - NVI).
Não quero excluir essa fala da linha de raciocínio desse texto, porém creio haver nela uma exceção, que é o que o próprio Jesus responde quando questionado sobre quem então poderia ser salvo, quem poderia entrar no Reino de Deus: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus" (Marcos 10:27 - NVI). Sim, o texto diz ser muitíssimo mais difícil o rico ser transformado e ter atitudes de humildade, coerentes com o Reino de Deus, do que o pobre, porém, não exclui essa possibilidade.
Mas, vamos voltar para exatamente o que entendo que o texto diz: o melhor, ou o bom, não está relacionado a ter ou não dinheiro, mas sim a confiar plenamente em Deus, que cuida de nós independentemente da nossa condição social ou financeira, nos fazendo ter mais ou menos quando bem quiser. Mais importante do que ser rico ou pobre é saber ser contente e plenamente satisfeito em Deus, em todas as situações, como Paulo certa vez disse: "Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:11-13 - NVI).
O trecho termina dizendo que o poder dos maus vai acabar, mas Deus protege aquele que é bom. Não diz que a riqueza do rico acabará ou que fará o pobre ser rico. Ele protege o bom, seja ele rico ou pobre, e acaba com o poder opressor tanto do rico, quanto do pobre. A diferença, repito e concluo, está em confiar em Deus e não nas riquezas, porque a ganância pode existir tanto no coração do homem rico quanto do homem pobre.



"Então lhes disse: 'Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens' ".
Lucas 12:15 - NVI

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -