Posts mais vistos

Posted by : Kadu sábado, maio 15, 2010

Estive estudando bastante nessas semanas que passaram pra minha faculdade de teologia..., como resultado surgiram algumas breves reflexões teológicas sobre alguns temas. Essas reflexões vou colocar aqui numa série de quatro posts. Elas são, na verdade, resultado de um exercício pra Teologia Bíblica do Novo Testamento..., ainda não recebi as notas..., pode ser que tenha ido bem mal, mas já está aí pra você também avaliar e me ajudar na discussão. São quatro temas, todos baseados nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) e o primeiro tema e post é "O Evangelho do Reino de Deus":




Este, talvez, seja um dos temas que menos ouvi sendo pregados e ensinados na igrejas pelas quais passei. Mensagens que levem-nos a serem mais práticos, a atuarmos de alguma maneira, que nos tiram do conforto de nossas vidas, não são tão agradáveis de se ouvir..., também não agregam membros, falando de maneira geral.
Quando ouvia algo sobre o assunto, hoje percebo o quão incompleto era. O pouco que ouvi de maneira mais profunda e completa, não faz muito tempo que ouvi.
E, se temos que pautar e, supostamente, basear nossas reflexões sobre Cristo sob a ótica do evangelho do Reino de Deus, ainda há um caminho longo a percorrer!!
Se este evangelho do Reino de Deus é dele mesmo e não nosso, então deveríamos ter mudado drasticamente realidades ao nosso redor, e não só a nossa própria, como se tem visto nas comunidades organizadas eclesiasticamente. Por aquilo que é pregado e ensinado dentro da comunidade a mudança tem se limitado às “quatro paredes”. Vemos comunidades inchando, tendo cada vez mais finanças, alcançando status, porém, seus próprios vizinhos continuam entregues aos sistemas escravizantes que dominam a sociedade como: precariedade no sistema de saúde, na educação, no saneamento básico, em suas finanças e nos seus empregos, nos relacionamentos interpessoais, etc...
Fala-se muito no grande e crescente número de evangélicos arrolados em nossas diversas instituições no Brasil, mas isso não me impressiona. Não deveria impressionar ninguém, aliás. Porque, com o número expressivo que temos, não vemos Cristo reinando em cada parte de nosso ser, em cada reino que criamos em nossos corações, a ponto de trazer pra prática do dia a dia aquilo em que cremos e, por fim, transformar realidades. Por exemplo, se o Reino de Deus fosse aplicado nas nossas relações comerciais e econômicas, na mesma expressão do número de evangélicos que temos no Brasil, será que continuaríamos a ver tanta desigualdade social e problemas na distribuição de renda, tantos assaltos e problemas de larga escala no que se refere à corrupção, sempre beneficiando poucos? Os que são excluídos socialmente continuariam excluídos?
Por isso creio na importância de se rever e discipular os evangélicos brasileiros na profundidade daquilo que é o Reino de Deus, que glorifica o rei e não os servos.
Haveria muito pra se falar e discutir sobre esse tema, ligando-o com a realidade dos evangélicos no Brasil, inclusive ressaltar os poucos exemplos positivos que resistem firmes à tentação de inverter o Reino de Deus para o reino dos homens, mas o espaço é curto e é pra ser breve, por isso paro por aqui.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -