Posts mais vistos

Posted by : Kadu segunda-feira, fevereiro 01, 2010


A mentalidade que reina em nosso país e na maioria das comunidades ao redor é de que dinheiro traz dignidade, e que o trabalho é maldição. Talvez porque acham que o trabalho é fruto do pecado, lá no jardim. Pura ingenuidade e falta de informação. Ou talvez isso venha de tão longe que nem saibamos.
O porém é que crer nessa mentira faz o que o mundo é.
Pra não crermos nessa mentira, precisamos da verdade, que não está tão longe assim.
Vamos começar renovando a nossa mentalidade e das pessoas ao nosso redor. Mostrar a verdade de que dignidade, em primeiro lugar não vem do que fazemos, mas daquilo que somos. Segundo que a vida de um homem não consiste na quantidade de bens que ele possui. E, se tem algo em relação ao trabalho que podemos ligar com dignidade é o simples fato de trabalhar. Não importa com o que, se mais influente, se mais servo, se mais tempo, se mais longe..., trabalhar é importante e traz um sentimento de dignidade sim.
Existe outro sentimento que acredito que deva estar muito presente no trabalho: satisfação!
Esse existe muito pouco hoje! Por causa da máxima: dinheiro é poder!
Vejo pais hoje que se preocupam em "dar um futuro" para os filhos. Futuro esse que é preparado desde já: seja o melhor da sua classe, representante escolar, melhor nas olimpíadas escolares..., quando for adolescente escolha o melhor curso técnico (que vai dar mais dinheiro no futuro!), seja o primeiro a encontrar estágio, seja melhor estagiário que os CLT's, e por aí vai. Alguns até ensinam, muitas vezes sem querer, a passar por cima dos outros pra conseguir o que se quer. Tem outros que colocam Deus no meio! Já ouviu alguém dar testemunho parecido com isso: "Tinha mais de 100 pessoas praquela vaga e eu fui escolhido. Nem terminei meu curso de inglês e ainda nem entrei na faculdade..., isso com 25 anos!! Mas Deus foi fiel e me deu o emprego!". E quanto aos outros tantos que estavam lá, também oraram e se prepararam melhor pra tal vaga? Bom, não é sobre isso que quero falar...
Por causa disso tudo, formamos profissionais insatisfeitos, deprimidos, infelizes mas, com muito dinheiro! Nessa roda começam a entrar os conflitos todos, inclusive depressão!
Outra mentalidade impregnada em nós é que quanto menos trabalhar e mais conseguir dinheiro, melhor você é! É só ver a idolatria em relação aos BBB's, por exemplo. É só ver que socialyte(não sei se é assim que escreve isso!) é tudo!!! Sendo que socialyte(?) é o mesmo que "desocupada-herdeira-de-fortuna!
Nisso, nossos pedreiros, pintores, carpinteiros, empregadas domésticas, manicures, cabeleireiros, garis, etc..., são extremamente desvalorizados. Porque?? Trabalham demais..., e trabalho demais, principalmente o trabalho físico, é maldição..., é pra quem não estudou!! Não dá futuro!!
Se o simples fato de trabalhar fosse fator de dignidade pras pessoas, se essa mentalidade estivesse dentro de nós, os percentuais de desigualdade seriam já bem menores.
Pena que não é tão fácil desconstruir uma mentalidade predominante há tanto tempo pra construir uma nova..., e não há muitos que queiram pagar o preço de trabalhar nisso. Afinal, é muito trabalho..., e muitas vezes não tem valor, porque muitas vezes é um trabalho voluntário, sem remuneração..., e, sem dinheiro não dá, não é??
Muitos voluntários de ONG's tem que trabalhar em dobro pra conseguir o mínimo enquanto muitos trabalham 2, 3 vezes por semana, mas por terem um "trabalho digno" não precisam se preocupar com dinheiro, nem com reconhecimento! Vide situação no Haiti, por exemplo.
Ainda bem que há outro ponto positivo pra esses humildes trabalhadores voluntários: eles não estão nem aí para o que estão pensando em relação à dignidade deles..., e sabem que dinheiro não é o mais importante!
Acho que é a Caixa Econômica que tem veiculado um comercial que diz: "Vamos lá, fazer o que será!". E esse deveria ser o tema de nossas pregações, vígilias, propósitos, jejuns, etc...
Vamos lá crentes, fazer do mundo hoje o que ele será amanhã. Fazer das pessoas hoje, o que elas serão amanhã!
Nossa busca, em nossa vida, é por transformação de mentalidades, renovação de mentes, e consequentemente transformação de realidades. É por isso que trabalhamos. E, acredite, essa é nossa carreira, esse é o nosso trabalho. Hoje, a "empresa" que melhor dá oportunidades pra desenvolvermos nossa carreira são as instituições missionárias, sendo a JOCUM a que hoje trabalhamos. E o nome da nossa profissão é missionário. Você pode chamar de voluntário, de discipulador, de professor, de maluco, doido, etc...
Somos apaixonados por isso e nos sentimos plenamente satisfeitos!! Talvez, um dia, conseguiremos ver muitas mentes transformadas e, consequentemente, muitas pessoas acreditando naquilo que fazemos. Mas, o principal pra nós hoje são os olhos de Deus sobre nós..., nosso "Pai-trão" tem reconhecido nosso trabalho e inclusive recomendado pra outras "empresas do ramo", tanto que estamos indo trabalhar fora do país. Isso nos faz extremamente felizes!
Não tem dinheiro que compra a satisfação de trabalhar como trabalhamos, mesmo que algumas vezes tendo que ser trabalho braçal, por 12 horas diárias!!
Uma de nossas orações é, e sempre foi, que possamos ser exemplo naquilo que somos e fazemos naturalmente, mesmo sem sermos intencionais algumas vezes...
Quer se juntar nisso?? Mude sua mentalidade..., transforme o mundo ao seu redor, mudando a mentalidade do seu próximo!!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -