Tips for Maximizing Slot Depo 5K Qris Bonus Features
-
Are you ready to unlock the hidden treasures of Slot Depo 5K Qris games?
Whether you’re a seasoned player or just starting, understanding the bonus
featu...
- Back to Home »
- Amor , amor eterno , casamento , compromisso , Jesus , João , relacionamento »
- Você sabe amar?
Posted by : Kadu
terça-feira, dezembro 29, 2009
Ontem, antes de dormir fiquei pensando sobre o amor. Que lindo não?? Hehehe...
Pois é, fiquei pensando na beleza do amor. Não sei bem porque me veio a mente essa palavra mas, quando minha mente começa a funcionar, ela não para mais. Já eram bem mais de 1hr da manhã e eu lá, deitado na cama, tudo apagado, só o som do ventilador e uma mensagem inteira sendo pregada na minha cabeça sobre amor.
Também não sei porque mas a primeira frase que me veio a mente pra começar a pensar nisso foi: "só amor não sustenta um casamento!". Você já ouviu isso em algum lugar?? Eu já!
Já ouvi de familiares bem próximos de alguém que está pensando ou prestes a se casar. Já ouvi de grandes amigos que dão conselhos quando o casamento não está indo bem. Já ouvi até de púlpito, na mensagem do próprio casamento da pessoa!!!
E fiquei pensando..., de certo modo, essas pessoas estão plenamente corretas e completamente erradas ao mesmo tempo!! Como assim??
Corretas no sentido casual e corriqueiro dessa palavrinha: amor! Pra grande maioria, inclusive pra estes que dizem a tal frase, o tal amor é um sentimento, e só! É dos mais fortes, arrebatadores, desconcertantes, excitantes, loucos, intensos..., mas é um sentimento! E, corretamente, sentimentos não sustentam casamentos. Nem qualquer outro relacionamento pode ser sustentado apenas por sentimentos.
Sentimentos são muito inconstantes, variáveis. Hoje você quer bem, amanhã não quer nem "pintado de ouro". No dia que você quer bem, o sentimento ajuda a sustentar. No dia que você não quer nem "pintado de ouro" o sentimento é de acabar com tudo, e logo!
Essas pessoas também estão incrivelmente erradas pois o amor que sustenta o casamento não é um sentimento. Não é o eros, não é o phileo. É o ágape!
Não é aquele que é provocado por um olhar, um toque ou um cheiro. Ele, aliás, não é provocado, não é reação! Também não é aquele de amizade, que faz sentir bem quando há a conversa, a presença, afinal, este ainda é condicional.
O ágape é escolha! Não sentimos, escolhemos! Por isso que não podemos esperar "sentir algo", "bater aquele sentimento", "ter aquela química", etc..., pra depois dizermos se é esse ou essa que queremos passar o resto das nossas vidas. Porque vai chegar um dia em que a química vai ter misturado elementos que causam explosões, se é que você me entende.
Amor, segundo 1 João 4:16, é o próprio Deus. Por isso não pode ser tão variável como um sentimento. NEle não há nem sombra de variações!!!
Então, esse AMOR, segura sim um casamento!! Aquele, phileo e eros, não!! Mas hoje, só dizemos amar, quando nós sentimos algo (phileo, eros), mostrando não amarmos (ágape) de verdade!
Veja bem, phileo e eros não são pecado, nem errado. Nada disso! São muito importantes num casamento. Mas eles devem seguir o ágape! Primeiro escolho, depois sinto. Minhas escolhas é que produzem sentimentos..., aí a ordem aparece correta! Porque, mesmo que um dia não tiver eros, nem phileo, não tiver toques, cheiros, olhares, conversas animadoras, etc..., ainda há o ágape, a escolha de amar..., como Deus fez conosco!
A bíblia nos diz que quando ainda éramos pecadores Ele veio pra mostrar seu amor, morrendo em nosso lugar. Quando ainda nem respondíamos com eros ou phileo, ele veio com algo maior: o ágape! E deixou-nos exemplo: "Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida [por nossas esposas e maridos]" 1 João 4:16 (grifo e modificação feitos por mim pra entendermos melhor! Não criei heresia não, fica tranquilo!).
Por isso, reafirmo: AMOR (ágape) segura sim, sustenta sim um casamento ou qualquer outro tipo de relacionamento!!!!
"Mas, Kadu, na prática, o que isso quer dizer?"
Quer dizer que amar alguém, é ser Jesus Cristo pra esse alguém, no seu exemplo de escolha, doação, renúncia, fraternidade, amizade, sentimentos (também, porque não?), altruísmo, verdade, sem inveja, sem ira, suportando tudo, etc, etc, etc...
E, sendo Jesus pra sua esposa/marido, você consegue sustentar sim, seu casamento, proporcionando inclusive sentimentos de eros(amor) e phileo(amor).
É um tema muito extenso pra tratar nessas poucas linhas, mas dá pra pensarmos e repensarmos, avaliando nossos relacionamentos, onde eles estão pautados, pra onde caminham. Se são mais egoístas, por se basearem em um amor de reação, ou se são altruístas provocando os sentimentos!
E aí, você sabe amar?
Obs: eros, phileo e ágape são palavras nos originais, todas traduzidas como amor na nossa bíblia.
Você cresceu, como é bom ver um menino se tornar um homem! Que bom ler esse texto, que felicidade!
ResponderExcluirEsse é o caminho Kadú. Agora você precisa se preparar em pregar esse amor quando um homem que vc evangelizou tem uma esposa drogada, uma mulher crente tem um marido que é crente mas luta contra o alcolismo, ou uma esposa que teve seu esposo preso e envolvido com traficantes, ou um marido que foi traído por sua mulher mas quer continuar vivendo com ela pois a perdoou, ou uma mulher que tem que cuidar agora do seu marido paralizado do pescoço para baixo, porque teve AVC. Pode ser algo mais light? Um amigo que não suporta a personalidade da sua esposa e tá prestes a se separar por isso e alega incompatibilidade de gênio.
Tem casamentos aonde ambas as partes jogam jogo de tênis, (jogam na fraqueza do outro) é preciso aprender com o frescobol (não deixar a peteka cair).
Missionário Kadu, DEUS te ensinou na palavra, agora você está apto a praticar (não somente no seu casamento) mas ensinar as pessoas com casos semelhantes como é que se ama.
Ah também não se esqueça de ensinar com amor...
Se der um tempo, venha nos visitar antes de ir embora!
Abraço.
Kadu você disse que primeiro vem o amor escolha e depois o amor sentimento e desejo, mas na maioria das vezes não acontece o contrario? Pois geralmente as pessoas se unem pela atração e sentimento e só depois descobrirão que para manterem aquele sentimento eles vão ter que escolher amar a cada momento!
ResponderExcluirGresder, ele se referiu ao amor ágape, este amor é você quem escolhe amar, este amor não envolve atração física e sentimentos, é um amor incondicional, é o amor que DEUS expressou na morte de JESUS CRISTO (evangelho de João 3:16), eu entendi que para sustentar, ou seja, continuar um casamento sustentável, agradável, é necessário que se escolha amar o parceiro com ágape. Abraço.
ResponderExcluirCarla, muito obrigado pela visita de novo..., e pelas palavras também! É esse o meu desejo, todos os dias..., fazer com que as pessoas conheçam e assim possam aceitar viver nesse amor ágape.
ResponderExcluirGresder, meu muito obrigado também..., creio que existem casos sim em que isso realmente acontece. Primeiro o sentimento, depois, ao se perceber que o sentimento é instável e finito, acaba-se ocorrendo a escolha de amar. Mas é muito, MUITO mais complicado assim! Primeiro porque não devemos amar ágape pra sustentar um amor eros ou phileo. Aí está uma condição ou talvez uma reação. O amor ágape não pode ser reação à falta ou inscontância dos sentimentos.
Depois, que mesmo que encontremos a verdade do que é o amor depois de estarmos debaixo dos "sentimentos de amor" já estamos envolvidos e de certa forma sem muita opção de escolher diferente.
Mas, pode sim, dar certo. Aquele arrependimento de querer manter relacionamentos baseados nos sentimentos e começar a partir de agora escolher o ágape pode gerar uma santificação no relacionamento. Repito: é mais complicado!
Grande abraço à vocês e um ótimo novo ano debaixo do ágape de Deus!!!