Posts mais vistos

Posted by : Kadu sexta-feira, janeiro 01, 2010



Neste Natal fizemos algo diferente, eu e minha esposa. E foi muito jóia!
Depois daquilo que é costumeiro: ceia com família na noite da véspera, carnes, massas, saladas, maioneses, refrigerantes, sucos, vinhos, presentinhos e amigos-secretos, veio o dia..., e veio a lembrança do convite feito por um grupo de amigos para distribuirmos presentes numa comunidade carente. Acordamos às 6 e meia da manhã do dia 25 de dezembro e fomos nos encontrar com o pessoal pra um café da manhã numa igreja, próxima ao local da entrega de presentes. Na noite anterior, devido à festa, fomos dormir às 3 meia da madrugada!!

Com muito sono, mas com o coração cheio de expectativa lá fomos nós. Bairro pobre, carente, cheio de necessidades básicas. Do lado de uma linha de trem que ainda funciona, fato que já causou acidentes por ali. Fomos passando pelos barraquinhos, percebendo alguns lares ali e algumas bagunças também. E entregamos pra várias crianças brinquedos e doces.
Acabamos e fomos pra mais festas, numa pequena chácara-rancho de parentes, comer muita carne, massas, maioneses, etc, etc, etc...
Poucos sentimentos ficaram daquele dia. Poucas lembranças também. A não ser as que agora passo a relembrar e repensar..., e finalmente tirar lições pra minha vida. Meio atrasado, mas ainda em tempo!
O fato de muitos de nós estarmos cercados por nossas tantas coisas nos faz ver situações desesperadoras ao redor com olhos de descaso. Não sentimos nem mesmo dó..., quando muito a tal dó!

Afinal, temos tanto pra nos preocupar! Aqueles, dali do Parque Shalom 3 não tinham muito pra se preocupar..., e se preocupavam muito!! Pra nós, o muito não trazia a nossa paz..., pra eles, o quase nada, nem o básico, vinha com o nome de Shalom (paz!).
E enquanto passava lá, parecia mais uma das tantas vezes que fiz algo parecido, mas dessa vez..., nada! Nada de muito chocante, nada de muito impactante. Talvez fosse o sono, afinal, foram só 3 horas dormidas.
Dormidas num bom colchão, num quarto de alvenaria, com ventilador e coberta, e um travesseiro muito confortável. Quantos ali não tinham nem dormido?? Quantos ali não tinha cama? Não tinham colchão ou travesseiro? Nem mesmo alvenaria a grande maioria tinha!! Mas o meu muito me trazia preocupações demais pra eu pensar nas preocupações que o pouco deles poderia trazer!!
Consegue ver o contraste?

Fiquei pesando todos esses dias, porque gosto de tirar lições de todos meus momentos, e, através da narrativa de Paulo em 1 Tessalonicenses 2:8 percebi o quanto faltou compaixão e o quanto isso era fruto de não estar em sintonia com Deus pra fazer o que fiz. Meu coração não se ligou ao de Deus praquele momento, consequentemente também não se ligou ao daquele povo de paz! Não os amei a ponto de querer não somente compartilhar um pouco de presentes ou evangelho, mas de dar a minha vida a eles..., estar de todo o coração ali, sendo Jesus pra eles!! Vi que não passei de um assistente social. Não que isso seja ruim, mas..., não era pra ser assim. Demonstrei ali toda a fragilidade das minhas tentativas de viver o evangelho integral!! E peço perdão a Deus por isso...

Aprendi que assistência social de modo impessoal não é o que Deus quer de alguém que deseja viver o evangelho integral. Que devemos amar a Deus e as pessoas a quem estamos servindo a ponto de dar nossa própria vida, de maneira bem pessoal. Aprendi que devemos nos deixar ser conhecidos quando realizamos esse tipo de trabalho! Que um sorriso fica marcado, mas um choro demonstra intimidade..., e apesar de saber que tinha gente querendo compartilhar sua vida com lágrimas, ignorei pelo preço de um sorriso ao entregar um presentinho... Aprendi também que às vezes penso que estou indo pra algum lugar, fazer alguma coisa pra me dar ou ensinar os outros, quando na verdade estou recebendo e aprendendo..., e aprendi que só aprendo isso depois de perceber meu orgulho..., e que não consegui percebê-lo no dia...

O título do blog que também faço parte fica na minha mente agora: que post de evangelho é esse? Que evangelho é esse que vivi ali, naquele dia??
Parque Shalom 3, desculpa pela impessoalidade..., pela falta de amor! Mas obrigado por me ensinar e me dar esse presente neste natal!!
Que o Paizão me ajude nesse novo ano a viver bons natais todos os dias, de maneira pessoal, com muito amor a ponto de doar minha vida, e com muita humildade pra saber quando estou em posição de aprender e receber!

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Bela atitude, meu amigo Kadu.


    Também sinto que por mais que façamos alguma coisa, ainda é muito pouco, mas com toda certeza, as nossas atitudes de ajudar, mesmo que seja pouco, fará alguma diferença para quem recebe.


    Senti vontade de chorar, e ainda por cima, me lembrei de uma famosa frase missionaira que diz:
    "Deixe o seu coração ser quebrantado pelas coisas que quebrantarão o coração de Deus".


    É isto, não tem segredos, o evangelho genuino de Jesus é simples, somos nós que gostamos de complicar as coisas.


    Mas uma vez, parabéns pela atitude.


    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grande Márcio..., sdd das conversas!!
    Estou de férias ainda e sem internet, por isso a demora!! De vez em qdo acho um ponto por aí e entro pra conferir algumas coisas!
    Brigadão pelas palavras..., também acho que complicamos aquilo que é simples..., pelo simples fato de achar que complicando fica mais bonito, vistoso..., malditos homens que somos!!
    Fica na paz e vou dar um passada lá no seu blog...
    Abraço!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -