Winning Percentage on Real Money Online RTP Slot Gacor Site
-
pulpitocristao.com – The world of online gaming has become a thrilling
playground for both seasoned players and newcomers alike. Among the array
of games...
Archive for 2009
Você sabe amar?
By : KaduOntem, antes de dormir fiquei pensando sobre o amor. Que lindo não?? Hehehe...
Pois é, fiquei pensando na beleza do amor. Não sei bem porque me veio a mente essa palavra mas, quando minha mente começa a funcionar, ela não para mais. Já eram bem mais de 1hr da manhã e eu lá, deitado na cama, tudo apagado, só o som do ventilador e uma mensagem inteira sendo pregada na minha cabeça sobre amor.
Também não sei porque mas a primeira frase que me veio a mente pra começar a pensar nisso foi: "só amor não sustenta um casamento!". Você já ouviu isso em algum lugar?? Eu já!
Já ouvi de familiares bem próximos de alguém que está pensando ou prestes a se casar. Já ouvi de grandes amigos que dão conselhos quando o casamento não está indo bem. Já ouvi até de púlpito, na mensagem do próprio casamento da pessoa!!!
E fiquei pensando..., de certo modo, essas pessoas estão plenamente corretas e completamente erradas ao mesmo tempo!! Como assim??
Corretas no sentido casual e corriqueiro dessa palavrinha: amor! Pra grande maioria, inclusive pra estes que dizem a tal frase, o tal amor é um sentimento, e só! É dos mais fortes, arrebatadores, desconcertantes, excitantes, loucos, intensos..., mas é um sentimento! E, corretamente, sentimentos não sustentam casamentos. Nem qualquer outro relacionamento pode ser sustentado apenas por sentimentos.
Sentimentos são muito inconstantes, variáveis. Hoje você quer bem, amanhã não quer nem "pintado de ouro". No dia que você quer bem, o sentimento ajuda a sustentar. No dia que você não quer nem "pintado de ouro" o sentimento é de acabar com tudo, e logo!
Essas pessoas também estão incrivelmente erradas pois o amor que sustenta o casamento não é um sentimento. Não é o eros, não é o phileo. É o ágape!
Não é aquele que é provocado por um olhar, um toque ou um cheiro. Ele, aliás, não é provocado, não é reação! Também não é aquele de amizade, que faz sentir bem quando há a conversa, a presença, afinal, este ainda é condicional.
O ágape é escolha! Não sentimos, escolhemos! Por isso que não podemos esperar "sentir algo", "bater aquele sentimento", "ter aquela química", etc..., pra depois dizermos se é esse ou essa que queremos passar o resto das nossas vidas. Porque vai chegar um dia em que a química vai ter misturado elementos que causam explosões, se é que você me entende.
Amor, segundo 1 João 4:16, é o próprio Deus. Por isso não pode ser tão variável como um sentimento. NEle não há nem sombra de variações!!!
Então, esse AMOR, segura sim um casamento!! Aquele, phileo e eros, não!! Mas hoje, só dizemos amar, quando nós sentimos algo (phileo, eros), mostrando não amarmos (ágape) de verdade!
Veja bem, phileo e eros não são pecado, nem errado. Nada disso! São muito importantes num casamento. Mas eles devem seguir o ágape! Primeiro escolho, depois sinto. Minhas escolhas é que produzem sentimentos..., aí a ordem aparece correta! Porque, mesmo que um dia não tiver eros, nem phileo, não tiver toques, cheiros, olhares, conversas animadoras, etc..., ainda há o ágape, a escolha de amar..., como Deus fez conosco!
A bíblia nos diz que quando ainda éramos pecadores Ele veio pra mostrar seu amor, morrendo em nosso lugar. Quando ainda nem respondíamos com eros ou phileo, ele veio com algo maior: o ágape! E deixou-nos exemplo: "Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida [por nossas esposas e maridos]" 1 João 4:16 (grifo e modificação feitos por mim pra entendermos melhor! Não criei heresia não, fica tranquilo!).
Por isso, reafirmo: AMOR (ágape) segura sim, sustenta sim um casamento ou qualquer outro tipo de relacionamento!!!!
"Mas, Kadu, na prática, o que isso quer dizer?"
Quer dizer que amar alguém, é ser Jesus Cristo pra esse alguém, no seu exemplo de escolha, doação, renúncia, fraternidade, amizade, sentimentos (também, porque não?), altruísmo, verdade, sem inveja, sem ira, suportando tudo, etc, etc, etc...
E, sendo Jesus pra sua esposa/marido, você consegue sustentar sim, seu casamento, proporcionando inclusive sentimentos de eros(amor) e phileo(amor).
É um tema muito extenso pra tratar nessas poucas linhas, mas dá pra pensarmos e repensarmos, avaliando nossos relacionamentos, onde eles estão pautados, pra onde caminham. Se são mais egoístas, por se basearem em um amor de reação, ou se são altruístas provocando os sentimentos!
E aí, você sabe amar?
Obs: eros, phileo e ágape são palavras nos originais, todas traduzidas como amor na nossa bíblia.
Não há lugar pra Jesus aqui!
By : Kadu"...porque não havia lugar para eles na hospedaria". Lucas 2:7
Engraçado essa afirmação, mas tenho visto eu mesmo dizer isso muitas vezes pra Ele. E talvez você que esteja lendo também! Não, nunca?? Tem certeza?
Pois cada vez que você não ajuda um dos pequeninos, por exemplo, está dizendo isso pra Ele. Cada vez que sua preocupação é mais com seu próprio umbigo, de maneira hedonista, narcisista e egoísta, você está mandando esse recado pra todos ao seu redor, e pra Deus. Cada momento perdido em coisas que "soam" atraentes pra Deus, mas na verdade só o são pra alguma instituição ou pra si mesmo, é isso que você quer dizer também! Cada vez que você prefere se esconder ao invés de confessar, sacrificar ao invés de obedecer, omitir ao invés de trazer luz e verdade..., cada vez que você se ocupa demais em trabalhos religiosos mas não em conhecer a Deus e fazê-Lo conhecido..., cada oração, cada palavra (seja na língua dos homens ou dos anjos), cada profecia, cada mistério e conhecimento, cada fé capaz de mover montanhas, cada vez que você dá tudo aos pobres e entrega seu corpo para ser queimado..., mesmo tudo isso, mas sem AMOR, você exclama: aqui não há lugar pra você Jesus!
E consigo, tristemente, me ver em todas essas situações em determinados momentos de minha vida.
O padrão de Deus é e sempre vai ser alto. "Sede santos como eu sou santo..., sede perfeitos como perfeito é vosso Pai", diz Ele.
Nos dois últimos domingos estivemos passando por 2 igrejas diferentes, com nossos familiares, pra acompanhar as cantatas de Natal. Nas duas, a principal mensagem foi sobre isso: não há lugar!
Me fez pensar em quantos momentos tenho fechado as portas do meu pequeno hotel pra Ele. Veja que Maria estava grávida. Será que os responsáveis pela hospedaria não viram isso? Mas não, estavam lotados! Só havia lugar na manjedoura, entre os fenos dos quadrúpedes, talvez. Mesmo porque José não devia ser tão rico como os que já estavam hospedados lá.
Triste é ver que se o dono da hospedaria soubesse que ali nasceria o Messias, o Cristo prometido, talvez ele pudesse lucrar mais com seu negócio. Imagina só a faixa na frente: "Aqui celebramos o primeiro NATAL! Venha celebrar conosco!". Porquê triste? Porque é exatamente assim que somos. Se sabemos que o Messias pode trazer algum tipo de "lucro" pra nós, logo damos-lhe o melhor lugar em nossa vida. Se, porém, não conseguimos ver valor algum pra nós, ou pra nossa instituição, não há lugar pra Ele ou qualquer um ligado à Ele. E não estou falando de finanças não. Pode ser isso também, mas não só isso!
Mas, enfim, mesmo sabendo ser o Messias, poderiam pensar os donos da hospedaria que demoraria muito a crescer e exercer seu ministério. Os benefícios demorariam pra vir! Seria apenas um adolescente correndo pra lá e pra cá! Não..., não há lugar nem mesmo pra você!
Não queremos esperar! Tem que ser agora..., tenha o filho e dê-nos seus milagres!!
Se faz necessário aprendermos mais sobre o Messias, primeiramente em confiança, dando-lhe um lugar em nosso coração. Não qualquer lugar, mas o lugar que lhe é devido. Assim poderemos nos relacionar com Ele e aprender mais sobre quem Ele é e quem Ele deseja que sejamos.
E assim buscarmos cada vez mais, nesse relacionamento contínuo de confiança e aprendizado, retribuir todo o amor com que nos amou. Não que consigamos retribuir na mesma medida, mas prosseguir nessa tentativa.
Essa tentativa implica a correção em nossos atos..., a teoria se tornando prática!
Crença transformada: há lugar para Jesus! Frutos gerados: prática constante de atitudes que mostram que sou cidadão do Reino de Deus.
Há lugar pra Jesus aí? Suas atitudes práticas demonstram isso??
Engraçado essa afirmação, mas tenho visto eu mesmo dizer isso muitas vezes pra Ele. E talvez você que esteja lendo também! Não, nunca?? Tem certeza?
Pois cada vez que você não ajuda um dos pequeninos, por exemplo, está dizendo isso pra Ele. Cada vez que sua preocupação é mais com seu próprio umbigo, de maneira hedonista, narcisista e egoísta, você está mandando esse recado pra todos ao seu redor, e pra Deus. Cada momento perdido em coisas que "soam" atraentes pra Deus, mas na verdade só o são pra alguma instituição ou pra si mesmo, é isso que você quer dizer também! Cada vez que você prefere se esconder ao invés de confessar, sacrificar ao invés de obedecer, omitir ao invés de trazer luz e verdade..., cada vez que você se ocupa demais em trabalhos religiosos mas não em conhecer a Deus e fazê-Lo conhecido..., cada oração, cada palavra (seja na língua dos homens ou dos anjos), cada profecia, cada mistério e conhecimento, cada fé capaz de mover montanhas, cada vez que você dá tudo aos pobres e entrega seu corpo para ser queimado..., mesmo tudo isso, mas sem AMOR, você exclama: aqui não há lugar pra você Jesus!
E consigo, tristemente, me ver em todas essas situações em determinados momentos de minha vida.
O padrão de Deus é e sempre vai ser alto. "Sede santos como eu sou santo..., sede perfeitos como perfeito é vosso Pai", diz Ele.
Nos dois últimos domingos estivemos passando por 2 igrejas diferentes, com nossos familiares, pra acompanhar as cantatas de Natal. Nas duas, a principal mensagem foi sobre isso: não há lugar!
Me fez pensar em quantos momentos tenho fechado as portas do meu pequeno hotel pra Ele. Veja que Maria estava grávida. Será que os responsáveis pela hospedaria não viram isso? Mas não, estavam lotados! Só havia lugar na manjedoura, entre os fenos dos quadrúpedes, talvez. Mesmo porque José não devia ser tão rico como os que já estavam hospedados lá.
Triste é ver que se o dono da hospedaria soubesse que ali nasceria o Messias, o Cristo prometido, talvez ele pudesse lucrar mais com seu negócio. Imagina só a faixa na frente: "Aqui celebramos o primeiro NATAL! Venha celebrar conosco!". Porquê triste? Porque é exatamente assim que somos. Se sabemos que o Messias pode trazer algum tipo de "lucro" pra nós, logo damos-lhe o melhor lugar em nossa vida. Se, porém, não conseguimos ver valor algum pra nós, ou pra nossa instituição, não há lugar pra Ele ou qualquer um ligado à Ele. E não estou falando de finanças não. Pode ser isso também, mas não só isso!
Mas, enfim, mesmo sabendo ser o Messias, poderiam pensar os donos da hospedaria que demoraria muito a crescer e exercer seu ministério. Os benefícios demorariam pra vir! Seria apenas um adolescente correndo pra lá e pra cá! Não..., não há lugar nem mesmo pra você!
Não queremos esperar! Tem que ser agora..., tenha o filho e dê-nos seus milagres!!
Se faz necessário aprendermos mais sobre o Messias, primeiramente em confiança, dando-lhe um lugar em nosso coração. Não qualquer lugar, mas o lugar que lhe é devido. Assim poderemos nos relacionar com Ele e aprender mais sobre quem Ele é e quem Ele deseja que sejamos.
E assim buscarmos cada vez mais, nesse relacionamento contínuo de confiança e aprendizado, retribuir todo o amor com que nos amou. Não que consigamos retribuir na mesma medida, mas prosseguir nessa tentativa.
Essa tentativa implica a correção em nossos atos..., a teoria se tornando prática!
Crença transformada: há lugar para Jesus! Frutos gerados: prática constante de atitudes que mostram que sou cidadão do Reino de Deus.
Há lugar pra Jesus aí? Suas atitudes práticas demonstram isso??
O enorme valor..., das pessoas, não das coisas!
By : KaduGostaria de deixar registrado aqui um testemunho.
É sobre a viagem que vamos fazer no começo do ano. Você pode saber mais sobre ela clicando AQUI.
Estamos na fase de levantamento de sustento pra isso. Já estamos trabalhando há uns 2 meses nessa idéia e fizemos todos os primeiros passos: orarmos sobre, aceitarmos o desafio, conversas com nossa liderança e família, conversa com os líderes do projeto lá na Espanha, levantamento de necessidades, etc...
O próximo passo é esse mesmo. Enquanto oramos e continuamos buscando direção sobre como fazer, como vai ser o tempo que passaremos lá, etc..., corremos atrás de pessoas que possam nos ajudar.
Pra quem já passou por isso sabe como é essa etapa. Além de ser muito gostoso pelas surpresas que Deus faz, é também muito difícil. O choro é companhia constante nessa etapa.
E isso porque é complicado para as pessoas entenderem essa etapa. Todo mundo acha lindo os testemunhos dos missionários. A maneira como eles lidam com as situações, como as vitórias chegam, como é a aventura de andar dessa maneira..., acham lindo a maneira como Deus fala e nós obedecemos. Mas quando chega na hora do envolvimento, principalmente financeiro, não são muitos os que acham bonito. Normal..., já estou acostumando! Faz parte do desafio e sei que fui eu que escolhi viver assim!
O que me deixa triste mesmo, com mais lágrimas nos olhos, é a falta de pessoas nesse processo e no nosso dia a dia. Sempre fui muito "pessoas"..., sempre gostei de estar junto e que outros estivessem juntos. Não é diferente com a Lily. Nossa casa, apesar de pequenininha e com pouco a oferecer, fazemos questão de preencher com pessoas..., sempre que existe uma pequena possibilidade convidamos pessoas pra irem lá. Também nos fazemos de convidados também pra ir na casa dos amigos..., hehehehe!! Faz parte!
Porém, estávamos sentindo falta disso. Muitos sumiram..., até mesmo pela distância, fato compreensível! Mas muitos sumiram até da facilidade da internet, email, msn, orkut, blogs, etc... Telefone então, nem se fala!
E isso me deixa triste. Posso conviver com as dificuldades financeiras da carreira que escolhi trilhar, mas é muito difícil conviver sem pessoas!!
Esse fato, inclusive, é o maior obstáculo para os missionários em geral. Muitos não desistem por falta de dinheiro, mas por falta de pessoas, de amigos. Isso realmente mata um missionário!
Bom, o testemunho é que nessa última semana, que estamos passando de férias em Campinas, nossa terra natal, vimos muitos amigos de longa data..., que fazia tempo que não víamos ou gastávamos tempo de qualidade com eles. Mauro, Dri e família, pr. Vini e Sara, Gugão, Thiago e Bianca, Thiga com sua nova (e muito jóia!) namorada, meu tio Zé Paulo e prima Bruna, Leandro e família, Dina, etc...
Além daqueles que conhecíamos, não tínhamos muito contato, mas tivemos conversas agradáveis também!!
Com certeza, tem algo de muito especial de Deus nisso! Ainda estou orando, mas tenho certeza que tem algo de muito profundo que Deus quer falar conosco com essas situações!
O que já sabemos é que Ele está respondendo nossas orações e orações de nossos intercessores. Essas conversas trouxeram envolvimento..., pessoas com desejo de investir em nossas vidas, querendo absorver algo de nós e trocar experiências..., parece que ano que vem será repleto de novidades em nossa caminhada missionária!
Ainda assim fica a parte de finanças, que não deixa de ser complicado. E Deus também tem surpreendido nas respostas. Ontem meus pais estavam na igreja, uma das que mais apóiam nosso trabalho, e ouviram e viram coisas surpreendentes e maravilhosas da parte do Pai. Nosso querido amigo César, que cuida daquela igreja como seminarista, colocou em seu coração de ofertar um valor pra nós..., e alto. A comunidade ali não é abastada, não tem dinheiro sobrando. É um bairro simples, de gente simples e humilde, com necessidades iguais e em muitas ocasiões bem maiores que as nossas. E ali, naquele domingo, em poucas pessoas, eles levantaram o valor exato que César tinha no coração. Não pelo valor, mas o coração deles é totalmente transparente quando vamos lá e dá pra sentir que o que importou mesmo nessa oferta é o tamanho do coração deles ao se envolver conosco, quando nem mesmo estávamos lá!!
Estávamos em outra igreja, vendo cantata de Natal que o irmão da Lily estava participando, também revendo pessoas e recebendo convites e contatos sem falar nem fazer nada, e quando chegamos em casa soubemos disso.
Como dá pra ver, são muitas coisas em poucos dias. Ainda não parei direito pra processar tudo. Apenas queria deixar aqui registrado! Deus tem nos surpreendido..., e não com instituições, não com prosperidade financeira, não com milagres na área da saúde, não com carro ou casa novos..., simplesmente com pessoas..., com amigos e irmãos, cientes de que juntos formamos um corpo!
Ainda estamos orando e temos certeza de que há algo ainda mais profundo pra aprender com Deus sobre tudo isso e vamos postar aqui..., por enquanto, pra que faça diferença direta em você, fica a nossa pergunta: ao quê você tem dado mais valor? Qual o valor que as pessoas tem pra você? Qual o valor que VOCÊ dá para as pessoas ao seu redor?
Fica o convite pra meditar sobre isso...
Sobre o Jesus que ninguém vê...
By : KaduEstive "vagando" pela internet e achei muito interessante o que li no blog da minha amiga de longa data, Carla, o Osmose Emocional. Como tem tudo a ver com o que tenho passado e meditado, mais uma vez vou copiar o que outros escreveram..., hehehehe..., não me entendam mal, não é preguiça não!
Estou lendo o livro "O Reino Entre Nós", ed. Ultimato, e meditado nas questões de desenvolvimento comunitário e tals..., por isso esse texto mexeu tanto comigo.
Segue abaixo então..., baseado no trecho de Mateus 25:31-46, "O Julgamento das Nações":
Não é com pouca frequência que se ouve o pedido de ver a Deus. "Abra os olhos do meu coração, quero te ver" é o refrão de um louvor bastante cantado em minha igreja. Ainda outro louvor muito cantado nos EUA diz "Eu quero tocar-te, eu quero ver sua face, eu quero conhece-Lo, Senhor". E quem não conhece o velho corinho "Rosto de Cristo", quem nunca admitiu que "eu também queria a mesma alegria, de tê-lo bem perto, bem juntinho a mim, olhar em seus olhos, serenos e meigos. Oh, como eu seria tão feliz assim!" Isso sem falar nos pedidos nas orações particulares, feitas nos santuários de nossos corações, entre louvores a Deus e pedidos pelo pão cotidiano a pequena petição que fazemos com a certeza de que não vai ser atendida até o Dia Final "Quero te ver, Senhor!"
Tudo isso se baseia na premissa de que ninguém sabe com o que Deus se parece, e que ninguém o viu.
Mas eu sei como é a aparência de Deus.
Deus tem péssima aparência. Face suja, mal tratada, muitas vezes enrugada pelos anos de dificuldades e queimada pela exposição ao sol. Mãos ásperas e duras, pés descalços ou de chinelo, sempre sujos e feridos. Trajando sempre roupas velhas, rasgadas, talvez tiradas do lixo. E isso não é tudo.
Eu já vi a imagem de Deus se travestindo, vendendo o corpo na rua. Eu vi o rosto de Deus na capa dos jornais, acusado de matar a família, euo vi nas ruas vendendo chiclete, eu a vi na frente da igreja pedindo esmolas e sendo ignorada pelos fiéis, eu vi a imagem de Deus em barrigas de mães de quinze anos de idade. Eu vi o rosto de Deus em lugares onde o povo de Deus jura que não vai, eu vi o rosto de Deus ser esfaqueado e baleado a queima-roupa nas manchetes.
Nós não realmente cremos no que está na Bíblia. Se a igreja realmente acreditasse na Bíblia, se as palavras de Jesus fossem levadas a sério, se nós realmente acreditássemos no que está escrito, todos estremeceriam de temor e um grito por misericórdia se faria em nossos corações.
Pois após subir aos céus, Jesus voltou a terra disfarçado. Ele pôs uma máscara, um disfarce de pobres e miseráveis e gays e drogados e prostitutas e famintos e loucos e condenados, e á igreja foi dada a tarefa de caçá-lo por onde quer que Ele fosse e dar de vestir e de comer e de beber a Ele. E nós temos feito absolutamente nada.
Pense nisso: Se cada ato de amor e solidariedade feito aos necessitados conta como se fosse feito a Jesus, e se ignorar e enxotar os necessitados equivale a maltratar a Deus, o que será da Igreja? Meu Deus, o que será de nós? Mesmo com explicação teológica 'A', ou detalhe escatológico 'B', as palavras de Jesus ressoam claramente: Assim como você ajudou aos outros, você ajudou a mim. Assim como você ignorou os outros, você ignorou a mim.
"Mas" alguém pode protestar "Se nós ajudarmos a todo mundo, vamos ficar pobres!" E daí? A pobreza nunca foi grande preocupação para Jesus e seus apóstolos (a riqueza, porém...).
Tudo isso se baseia na premissa de que ninguém sabe com o que Deus se parece, e que ninguém o viu.
Mas eu sei como é a aparência de Deus.
Deus tem péssima aparência. Face suja, mal tratada, muitas vezes enrugada pelos anos de dificuldades e queimada pela exposição ao sol. Mãos ásperas e duras, pés descalços ou de chinelo, sempre sujos e feridos. Trajando sempre roupas velhas, rasgadas, talvez tiradas do lixo. E isso não é tudo.
Eu já vi a imagem de Deus se travestindo, vendendo o corpo na rua. Eu vi o rosto de Deus na capa dos jornais, acusado de matar a família, euo vi nas ruas vendendo chiclete, eu a vi na frente da igreja pedindo esmolas e sendo ignorada pelos fiéis, eu vi a imagem de Deus em barrigas de mães de quinze anos de idade. Eu vi o rosto de Deus em lugares onde o povo de Deus jura que não vai, eu vi o rosto de Deus ser esfaqueado e baleado a queima-roupa nas manchetes.
Nós não realmente cremos no que está na Bíblia. Se a igreja realmente acreditasse na Bíblia, se as palavras de Jesus fossem levadas a sério, se nós realmente acreditássemos no que está escrito, todos estremeceriam de temor e um grito por misericórdia se faria em nossos corações.
Pois após subir aos céus, Jesus voltou a terra disfarçado. Ele pôs uma máscara, um disfarce de pobres e miseráveis e gays e drogados e prostitutas e famintos e loucos e condenados, e á igreja foi dada a tarefa de caçá-lo por onde quer que Ele fosse e dar de vestir e de comer e de beber a Ele. E nós temos feito absolutamente nada.
Pense nisso: Se cada ato de amor e solidariedade feito aos necessitados conta como se fosse feito a Jesus, e se ignorar e enxotar os necessitados equivale a maltratar a Deus, o que será da Igreja? Meu Deus, o que será de nós? Mesmo com explicação teológica 'A', ou detalhe escatológico 'B', as palavras de Jesus ressoam claramente: Assim como você ajudou aos outros, você ajudou a mim. Assim como você ignorou os outros, você ignorou a mim.
"Mas" alguém pode protestar "Se nós ajudarmos a todo mundo, vamos ficar pobres!" E daí? A pobreza nunca foi grande preocupação para Jesus e seus apóstolos (a riqueza, porém...).
"Mas, se ajudarmos todo mundo, vamos ser usados!" E daí? O Deus que nos ordenou virar a outra face e dar a capa se nos fosse tirado a túnica não se importa tanto com o fato de que alguém te usou como para o fato de que você recebeu tanto Dele, e não abriu mão de um afeminado centavo para ajudar os menos afortunados.
"Mas, se ajudarmos todo mundo vamos ser trouxas!" E daí? A sabedoria de Deus não é a loucura do mundo? Não é para viver pela fé? Porque não vivemos? Porque nós, filhos de Deus, somos tão mais apegados as posses materiais do que um budista :? Porque os católicos e os espíritas dão tanto para os carentes, e nossos pastores só se preocupam em receber os 10% exatos? Porque a entidade espírita que mais cresce, a LBV, é conhecida mundialmente por ajudar os pobres, e a entidade evangélica que mais cresce, a Igreja Universal, é conhecida principalmente por sua pilantragem? Porque?
Quando vamos ver que o homem santo não é somente aquele em que os outros conseguem ver a Deus, mas aquele que consegue ver a imagem Deus em todas as pessoas, e ver toda alma infeliz como um possível receptáculo da graça? Quando vamos deixar de ser mesquinhos, preocupados com ninharias de nossa vidinha na igreja enquanto o mundo inteiro grita de dor?
Não se enganem: a função principal da igreja é pregar o evangelho, disto não há dúvida. Mas, e depois de pregar e depois de levar vidas ao altar, o que mais fizemos? Alimentamos a Jesus hoje? Vestimos a Jesus hoje? Jesus foi preso semana passada: fomos visitá-lo? Jesus está vestido de mulher lá na praça hoje a noite, rodando a bolsa: quem irá tirá-lo dessa vida? A imagem de Deus está bêbada, caída na sarjeta: quem irá erguê-lá? Jesus está em seu leito de morte: porque ninguém foi consolá-lo ainda? E quem tomará conta de seus filhinhos?
Esqueça a revolução socialista, esqueça o capitalismo, esqueça o sistema político ou econômico que for. O mundo não mudará para melhor enquanto a igreja não se levantar e sair para alimentar Jesus.
Abra os olhos do meu coração
Abra os olhos do meu coração
Quero te ver... Quero te ver Senhor.
Querem ver Jesus? Ele está guardando o carro de vocês na rua.
Não se enganem: a função principal da igreja é pregar o evangelho, disto não há dúvida. Mas, e depois de pregar e depois de levar vidas ao altar, o que mais fizemos? Alimentamos a Jesus hoje? Vestimos a Jesus hoje? Jesus foi preso semana passada: fomos visitá-lo? Jesus está vestido de mulher lá na praça hoje a noite, rodando a bolsa: quem irá tirá-lo dessa vida? A imagem de Deus está bêbada, caída na sarjeta: quem irá erguê-lá? Jesus está em seu leito de morte: porque ninguém foi consolá-lo ainda? E quem tomará conta de seus filhinhos?
Esqueça a revolução socialista, esqueça o capitalismo, esqueça o sistema político ou econômico que for. O mundo não mudará para melhor enquanto a igreja não se levantar e sair para alimentar Jesus.
Abra os olhos do meu coração
Abra os olhos do meu coração
Quero te ver... Quero te ver Senhor.
Querem ver Jesus? Ele está guardando o carro de vocês na rua.
FONTE: http://www.ejesus.com.br
Ano novo, blog(s) novo(s)!!!
By : KaduOlá pessoal!
Gostaria de agradecer a todos que andaram pelo meu blog: pelacruz.blogspot.com, o Falei!..., mas, ano novo, blog novo..., ou melhor, blogs novos!!
Há algum tempo tenho tentado modificar um pouco meu blog e tematizá-lo melhor. Quem anda por ele deve ter percebido que modifiquei algumas vezes seu layout, incluí e excluí vários gadgets, e muitas outras coisas. Ainda não tinha ficado plenamente satisfeito, por isso fiquei dando uma estudada aí no melhor template, no melhor layout e na melhor maneira de colocar temas, já que gostaria de falar do meu dia a dia como missionário, junto com minha esposa, e também gostaria de tratar de outros temas, defendendo o verdadeiro e único evangelho.
Pra isso, primeiramente criei, junto de minha esposa e um casal de amigos também missionários, o "Que post de evangelho é esse?". Assim "matei" um ponto, quanto à idéia de escrever sobre a defesa do evangelho e, melhor ainda, agora posso contar com a ajuda de mais gente que pensa e que defende o Único Caminho, Danilo e Deise Ladentim, além da minha linda e querida esposa.
Só faltava o outro ponto: transformar o antigo Falei! em um novo blog, mais limpo e com a idéia de continuar expondo minhas meditações pessoais (como já o estava utilizando depois da criação do Que post de evangelho é esse?), artigos relacionados à missões, textos e fotos informativos sobre o nosso dia a dia no trabalho missionário, novidades sobre nossas viagens e aquilo que Deus tem feito e falado pra nós. Aí, passei esses últimos dias trabalhando na idéia, até que achei esse template e customizei ele pra criar meu novo blog: kaduelily.blogspot.com.
Estou fazendo o trabalho de passar todos os posts e comentários feitos no Falei! pra cá, por isso, não se preocupe se tinha algum artigo que gostou ou um comentário que fez e queria mantê-lo..., estarão todos aqui!!
Peço paciência se ainda tem coisa não funcionando corretamente e tals..., se ainda está faltando algo é porque ainda estou trabalhando pra deixá-lo ok!
Peço que me sigam aqui também..., o processo pra ser seguidor tem que ser feito todo de novo.
Tem um link lá em cima, no canto direito, que está falando sobre nossa viagem pra Espanha, ano que vem..., entra lá e dá uma olhada no projeto ok? Nos ajude também naquilo que puder.
Gostaria de agradecer a todos que andaram pelo meu blog: pelacruz.blogspot.com, o Falei!..., mas, ano novo, blog novo..., ou melhor, blogs novos!!
Há algum tempo tenho tentado modificar um pouco meu blog e tematizá-lo melhor. Quem anda por ele deve ter percebido que modifiquei algumas vezes seu layout, incluí e excluí vários gadgets, e muitas outras coisas. Ainda não tinha ficado plenamente satisfeito, por isso fiquei dando uma estudada aí no melhor template, no melhor layout e na melhor maneira de colocar temas, já que gostaria de falar do meu dia a dia como missionário, junto com minha esposa, e também gostaria de tratar de outros temas, defendendo o verdadeiro e único evangelho.
Pra isso, primeiramente criei, junto de minha esposa e um casal de amigos também missionários, o "Que post de evangelho é esse?". Assim "matei" um ponto, quanto à idéia de escrever sobre a defesa do evangelho e, melhor ainda, agora posso contar com a ajuda de mais gente que pensa e que defende o Único Caminho, Danilo e Deise Ladentim, além da minha linda e querida esposa.
Só faltava o outro ponto: transformar o antigo Falei! em um novo blog, mais limpo e com a idéia de continuar expondo minhas meditações pessoais (como já o estava utilizando depois da criação do Que post de evangelho é esse?), artigos relacionados à missões, textos e fotos informativos sobre o nosso dia a dia no trabalho missionário, novidades sobre nossas viagens e aquilo que Deus tem feito e falado pra nós. Aí, passei esses últimos dias trabalhando na idéia, até que achei esse template e customizei ele pra criar meu novo blog: kaduelily.blogspot.com.
Estou fazendo o trabalho de passar todos os posts e comentários feitos no Falei! pra cá, por isso, não se preocupe se tinha algum artigo que gostou ou um comentário que fez e queria mantê-lo..., estarão todos aqui!!
Peço paciência se ainda tem coisa não funcionando corretamente e tals..., se ainda está faltando algo é porque ainda estou trabalhando pra deixá-lo ok!
Peço que me sigam aqui também..., o processo pra ser seguidor tem que ser feito todo de novo.
Tem um link lá em cima, no canto direito, que está falando sobre nossa viagem pra Espanha, ano que vem..., entra lá e dá uma olhada no projeto ok? Nos ajude também naquilo que puder.
Tag :
Anúncio,
O bom pastor
By : KaduMais alguns dias e será o Natal. Natal do bom pastor. Ou pelo menos deveria ser...
Influenciados pelos pastores negligentes de nossa época, perdemos a noção do que seja um bom pastor. Mas, ao contrário do que possamos imaginar, isso não é prerrogativa nossa. Vem de muito tempo. Israel também teve muitos pastores, governantes, que se descuidavam do seu rebanho, o povo..., tal qual como hoje!
O texto bíblico de Zacarias 11:4-17 mostra a realidade de Israel, cujos cuidadores eram seus verdadeiros inimigos. Os encarregados de pastorear o rebanho não tinham a mínima percepção para a miséria do povo. Antes, tiravam proveito pessoal da situação e, depois, diziam: "Graças a Deus! Ficamos ricos" (v. 5). Engraçado como a história se repete hoje não é mesmo? Olha só pra TV, por exemplo: quais igrejas estão aí e crescendo sem parar? O que elas pregam?
Diante dessa situação, Deus mesmo se dispõe a cuidar do rebanho. Ele se oferece para ser o bom pastor que reúne suas ovelhas. Amém!! Ufa..., ainda bem não é?
No entanto, esbarra na incredulidade do povo. Acostumado com a injustiça e a corrupção, ninguém reconhece a oferta dos bons serviços. Mais uma vez, exatamente como é hoje. Já dizia 2 Timóteo 4:3-4 "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". Infelizmente...
Por isso, oferecem-lhe, simbolicamente, como recompensa trinta moedas de prata (v. 12), valor de um escravo..., muito distante do salário de um governante, ou de um bispo/pastor/apóstolo das igrejas de hoje.
O Natal está próximo. Somos lembrados de que, neste dia, nasceu o Messias que disse de si mesmo: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (João 10:11) . DÁ A SUA VIDA..., não se aproveita da sua vida!
Será que acreditamos nEle ou nos de hoje em dia? Ou estamos tão acostumados com os maus pastores de hoje que também este (o verdadeiro bom pastor) perdeu a credibilidade? Se você está incrédulo, eu lhe digo: neste (o Cristo) você pode confiar!
Ele não é qualquer pastor. Ele é o próprio Deus que se fez gente e veio morar entre nós, não explorou ninguém e não ficou rico. Muito pelo contrário, ficou muito pobre e deu a vida pelo rebanho.
Obs: meditação baseada na meditação diária (16 de dezembro) do livro Castelo Forte ano 2005, eds. Concórdia e Sinodal.
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
O amigo do noivo
By : KaduMeditando esses dias no texto de Jo. 3:22-30 fiquei pensando sobre a vida de João Batista e seu ministério. De onde e pra onde..., como foi que ele entendeu algumas coisas.
João sabia muito bem obedecer. Sabia também qual era a sua função. E ele não se importou com o fato de seu ministério ser, de certa forma, de curta duração.
Talvez ele estivesse chegando no ápice da popularidade em seu ministério. Vários seguidores e discípulos (conf. Mt. 3:5) e agora até fariseus e saduceus estavam vindo até ele (conf. Mt. 3:7).
Esse fato poderia ter enchido o coração de João de orgulho, independência, altivez, afinal seu ministério se tornara grande e famoso. Talvez, quando ele visse Jesus, - e ele sabia como reconhecer quem era Jesus (conf. Jo. 1:32-34) - poderia passar por sua cabeça "dar o golpe" em Jesus e continuar seu ministério, que em nome de Deus crescia vertiginosamente.
Mas não! Ele não negociou com Cristo, nem com seus princípios. Tampouco deixou seu chamado e função, apesar de, agora, toda sua "popularidade" cair, a ponto de seus discípulos o estarem "abandonando" (conf. Jo 3:26; Jo 1:35-37). Chegam alguns para dizer a ele sobre este fato e ele dá uma das declarações mais humildes e ao mesmo tempo profundas que eu já vi alguém dar sobre si mesmo.
- Ele sabia que o que ele tinha vinha do Cristo:
"Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus" (verso 27 do cap. 3).
- Sabia exatamente quem ele era:
"Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele" (verso 28 do cap.3).
- Sabia pra que fora chamado, qual sua função, sua parte, até onde ia seu ministério:
"A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa" (verso 29 do cap.3).
- Sabia também de quem era a glória, quem era merecedor de alguma coisa:
"É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (verso 30 do cap. 3).
Ao declarar ser o amigo do noivo ele resumiu perfeitamente quem era e sua atuação. O amigo do noivo era tão íntimo que, não o noivo mas, ele é quem ia pedir a mão da noiva em casamento e preparava as bodas pra ele, conforme a tradição judaica da época. A sua missão era de conduzir o esposo à noiva, no texto simbolizando a Igreja e o Cristo; feito isso, sua missão estava terminada. Quando ouvia a voz do noivo era porque ele já havia chegado até a noiva, e essa era a alegria do amigo do noivo.
Agora, nesse casamento, do qual o amigo do noivo (João Batista) preparou tudo, todo o terreno, a "estrela", o foco da festa é o noivo (Jesus)! Todos os créditos devem ser dEle agora, e somente dEle! Convém que Ele cresça e que o amigo do noivo diminua!!
A pergunta que ficou na minha mente, pra que eu aplicasse em minha vida essa meditação:
Quem quer ser amigo do noivo Jesus Cristo?
Porque muitas vezes o que eu quero mesmo é ser a peça principal do casamento! Muitas das vezes que me coloco como a noiva, a idéia por trás disso é a honra e a glória da noiva, não a estrela e a importância do noivo!!
Acho que antes devo aprender o que é ser amigo do noivo, pra então me colocar como noiva dEle!
João Batista poderia ter se colocado também como noiva, que ele era, e pensar um pouco diferente, porém preferiu a glória do noivo!
Com o "meio-ambiente-gospel-evangélico" que está ao meu redor, a influência gritando no meu ouvido é seja a noiva e exija seus direitos!! Nada contra ser noiva, do qual faço parte, porém, o momento é de pensar em ser amigo do noivo, e buscar com alegria ouvir a sua voz na chegada para as bodas, ciente de que fiz o que deveria ter feito!
E você, quer ser amigo do noivo?
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Tag :
Amigo do noivo,
cristianismo,
espiritualidade,
evangelho,
humildade,
identidade,
igreja,
Jesus,
João,
meditação,
obediência,
renúncia,
vocação,
Aprendendo com minha gata!
By : KaduEstou tendo uma aula sobre renúncia nesses dias..., e não é nenhum curso não. Deus mesmo que tá me "pegando de jeito".
Depois de uma ótima conversa com minha esposa pude entender mais algumas coisas sobre ela, sua vida, seus anseios. Você pode até achar estranho, mas é isso mesmo. Aprender sobre ela é uma constante na minha vida. Já são 8 anos e meio juntos, namorando, noivos e casados, sendo quase 3 anos de casado. Pra alguns parece pouco, pra outros parece muito..., o fato é que pra uma relação de amizade normalmente não achamos que conheceremos mais muita coisa sobre o amigo com 8 anos de convivência. Imagina só com sua própria esposa, na intimidade do casamento e tal!!?
Mas, SIM, prossigo em conhecê-la e amo essa aventura!!
E cada algo novo que conheço dela é um aprendizado pra mim. Ela me ensina coisas tão profundas às vezes até sem nenhuma palavra!!
Uma das últimas coisas que aprendi foi sobre renúncia. Não vou dizer aqui exatamente como foi, mas foi lindo demais!! Libertador demais!! E ela trouxe mais luz do que tudo o que já vivi como renúncia, tudo o que já vi e ouvi nas aulas que temos aqui na Jocum e mais, tudo o que já disse e ensinei sobre isso!!
Porque esse post então..., só pra registrar em que pé estou, como anda o processo do Pai na minha vida..., pra dar crédito e elogiar minha querida e linda esposa e pra que meus queridos amigos-leitores possam orar por mim.
Também quero, desde o começo desse blog, expor meus conflitos, meus pensamentos, coisas que acontecem comigo, mesmo depois de alguns anos em missões. Talvez, assim como eu mesmo penso algumas vezes, você também possa pensar que certas "categorias" de pessoas ganham certa maturidade e experiência que não passam mais por alguns conflitozinhos tidos como bobos ou imaturos. Pois é..., passam sim!!
Estou aqui pra me desnudar também, mostrando esse meu lado...
Sei que quem passa por aqui e lê, que não são muitos, tem "coração" o suficiente pra entender e orar por mim!
E fico extremamente feliz por ter minha gata ao meu lado!! Que eu continue aprendendo contigo princesa!
O custo da renúncia
By : KaduEstava lendo uma matéria da revista Ultimato esses dias e, como era de se esperar, minha mente começou a rodar. Soma-se a isso várias conversas que ando tendo aqui na base com minha esposa e outras pessoas.
Tem coisas que eu leio que facilmente acho pessoas pra encaixar, mas tem outras que não tem como dar essa escapada..., é comigo mesmo! Pode servir pra você também, então resolvi escrever.
Antes dá uma olhada nesse texto:
"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou."
Mateus 13:44 - 46
Tem muitas coisas pra rolar ano que vem na minha vida. Muitas dessas não são coisas legais e simples assim. São legais, mas meio complicadinhas. E eu sei que fui em quem escolheu esse estilo de vida. Fui eu quem escolheu servir a Deus dessa maneira, seguir essa carreira. O que pode acontecer ano que vem não é novo também! Além de já ter acontecido comigo desde o início sabia que poderia ocorrer várias vezes. E o que é?
A mudança, o movimento!
Missionário que é missionário não fica muito tempo parado, a não ser que seja chamado pra algo específico que o faça parar num lugar, num trabalho. E eu não tenho esse chamado. Então sei que ano que vem pode vir mais uma avalanche de coisas novas e de mudanças, em prol do movimento de Deus pra minha vida. É assim mesmo! Já aconteceu antes..., e não creio que será a última vez.
O que acontece é que já estávamos, eu e minha esposa, praticamente acostumados e ambientados onde e como estamos. São 2 anos e meio aqui. Porém mais uma mudança parece se fazer necessária e parece estar despontando no horizonte.
O fato de estarmos já acomodados aqui é que me preocupa na hora da mudança. A renúncia é grande e, apesar de não ser a primeira vez, não nos acostumamos ainda. E a renúncia parece doer também! Não é um simples mudar de rumos..., pode ser mudar de ambiente, de casa, de cultura, de amigos, de país, de língua, de trabalho, etc... Ainda não sei exatamente o que será todo esse movimento, mas pode ser isso tudo.
E é aí que entra a dificuldade da renúncia!
E você deve estar concordando comigo: renunciar é mesmo difícil! Toda mudança, todo movimento que leva a grandes mudanças é complicado!
Mas aí fica a minha pergunta: é pra ser assim?
Lendo esse texto e pensando no custo para o discípulo de Cristo penso que o que realmente torna as coisas difíceis pro meu lado é que não estou dando o valor devido ao tesouro escondido nem à pérola de grande valor.
Nem todas as minhas posses, que são poucas, podem ter mais valor do que o tesouro escondido. Penso que para esses das parábolas não tenha havido dificuldade alguma para o movimento. E não é porque ele vendeu tudo o que tinha que eu posso dizer que não houve renúncia. Imagino as posses que ele tinha: quantas eram, qual o tamanho de todas elas, a importância de cada uma, o que cada uma produzia, o que cada posse "contava" de história, o suor pra conquista de cada uma, etc... E ele não vendeu tudo pra conquistar várias coisas de volta, mas pra trocar por algo que ele considerava de muito maior valor. Assim deve ser com o Reino dos céus! Assim deve ser comigo em relação ao chamado de Deus!

Se for assim pra mim, as dificuldades serão mínimas. E meu termômetro pra saber o valor que dou para o Reino e para aquilo que Deus traz pra mim do Reino é o quanto de dificuldade e dor sinto pra renunciar o que tenho e seguir em direção àquilo que Deus me propôs.
Preciso dar o devido valor ao tesouro que ele me permitiu encontrar e à pérola que ele me mostrou..., assim minhas renúncias serão de grande valor, mas de pouco sofrimento, dor ou dificuldade! O Reino é maior e mais valioso que qualquer das minhas posses, sejam físicas, sejam emocionais, sejam qualquer outra coisa!
E pra você as renúncias são difíceis também?
Você tem dado mais valor pra quê?
Equilíbrio
By : KaduCreio que equilíbrio é uma palavra bem importante pra vida do ser-humano em geral.
Falando em cristianismo então, a palavra ganha muita importância!
Isso porque vemos questões como espiritualidade, culto, músicas, louvor, dons espirituais, liderança e muitas outras, ganhando definições extremamente prejudiciais no nosso meio.
É tão prejudicial que pessoas se unem pra discutir o indiscutível, criando assim brigas intermináveis, e a falta de unidade se instala facilmente.
Fiquei pensando sobre isso e tenho chegado a conclusão que tem muito a ver com falta de conhecimento. E a bíblia já nos alerta sobre o perecer por falta de conhecimento há muito tempo.
Essa falta de conhecimento pode vir por diversos fatores: preguiça, instrução, manipulação, etc...
Não nos movemos em direção à verdade e ainda barramos outros nesse caminhar simplesmente porque não temos conhecimento.
Isso eu digo porque creio que o conhecimento leva a prática. Se conheço algo que pode transformar minha vida, devo criar um movimento prático com aquilo..., é plausível e natural que seja assim.
Agora, se busco conhecimento mas não tenho o desejo de colocá-lo em movimento, na prática, aí posso ser descrito como alguém de má-fé, com certeza!!
Conhecimento sem movimento?? Pra mim não dá!
Buscar estudos e conhecimento simplesmente pra tê-los, sem que eles possam ser usados na prática nem façam diferença alguma no meu viver atual só acabam por trazer mais morte pra minha vida e pras pessoas ao redor. Conhecimento demais incha!! O ego infla!! O orgulho aumenta e aí já viu neh? O próximo passo é a queda!!!
Agora, assim como quando me alimento, com o propósito de praticar um exercício fazendo bem a minha saúde, também funciona com o conhecimento: quando o adquiro devo me mover em prática pra que ele surta efeitos positivos na minha vida e na vida de outros ao meu redor!
Espiritualidade sadia não é aquela sem conhecimento!! Nem aquela em que o conhecimento existe mas não é posto em prática!! Aí deve haver o equilíbrio: conhecimento com a prática!
O que acontece é que nem desse fato algumas pessoas tem conhecimento: de que o conhecimento deve ser equilibrado com a prática do outro lado da balança. Isso porque são ensinados a dar valor supremo ao conhecimento em si. Talvez e muito provavelmente, são até manipulados pra que seja assim.

Quantas vezes fui manipulado e repliquei isso pra que as coisas caminhem assim?
Sobre o sofisma, ou os sofistas
By : KaduOuvi isso alguns dias atrás e fiquei com "a pulga atrás da orelha".
Fui procurar no famoso Wikipédia alguma coisa sobre a palavra, apesar de ter ouvido uma de suas definições, aquela que me deixou com a tal "pulga". Olha só o que achei:
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda.
Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentado-a sob esquemas que aparentam seguir as regras da lógica.
É um conceito que remete à ideia de falácia, sem ser necessariamente um sinônimo.
Historicamente o termo sofista, no primeiro e mais comum significado, é equivalente ao paralogismo matemático, que é uma demonstração aparentemente rigorosa que, todavia, conduz a um resultado nitidamente absurdo.
Atualmente, no uso freqüente e do senso comum, sofisma é qualquer raciocínio caviloso ou falso, mas que se apresenta com coerência e que tem por objetivo induzir outros indivíduos ao erro mediante ações de má-fé.
Qualquer semelhança com o cristianismo mais comumente apresentado hoje, principalmente pelos neo-pentecostais e tele-evangelistas, embora existam tradicionais, reformados, históricos, etc, também presentes nessa categoria: os Sofistas.
Faça suas próprias conclusões..., seria legal ouvir comentários sobre isso!!
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Filosofia da práxis e práxis cristã
By : KaduDecidi repostar esse antigo porque vi que ficou bom e tem gente ainda comentando sobre ele..., e também porque tem muito sentido com o seminário que vamos dar agora no feriado prolongado de 2 de novembro em Limeira-SP. Se você quiser participar do seminário, entre em contato conosco!
Tenho estudado bastante para os últimos trabalhos e provas da faculdade e um dos temas me chama bastante atenção, no módulo de formação cidadã: filosofia da práxis.
Dentro de muitas coisas estranhas ao cristianismo que vemos nos círculos de filósofos, esse tema da filosofia me chama bastante atenção.
Falando de cidadania, direitos que todos cidadãos devem ter, vemos que sujeitos atentos às transformações sociais, cientes dos processos históricos, em condições de avaliar criticamente as diversas alternativas apresentadas pelas forças que compõe a sociedade e dispostos a trabalhar de maneira plena, podem ajudar muito no processo da formação de cidadania.
A filosofia da práxis ajuda muito nesse processo. O "rapaz" que dedica um bom tempo falando dessa tal filosofia e que estudamos de maneira particular na faculdade é Gramsci.
Resumindo bastante, ele diz que os oprimidos precisam tomar consciência, e em seguida se libertar das forças que os oprimem. Pra isso se faz necessário um processo constante de reflexão, crítica e ação. Todos juntos, de maneira simultânea.
Primeiro porque não podemos simplesmente tomar ações práticas, na inércia do movimento corrente, pois assim estaríamos agindo segundo as ideologias dominantes. Nem mesmo se eximir de qualquer tipo de teoria, já que, pra ele, ação e conhecimento são inseparáveis.
A teoria também não podia ser separada do processo ativo, já que é necessário estar com a "mão na massa", no meio da sociedade, pra não pensar em coisas que não são concretas, ou não fazem parte da realidade, fugindo de qualquer suposição, mas sim pensar aquilo que se conhece.
Um teólogo chamado Casiano Floristán, também defende essa idéia da práxis. Ele a coloca no cenário cristão como propulsora para a expansão da cidadania e dos direitos dos cidadãos.
Diz ele que a legitimidade da práxis se dá na medida em que valoriza o povo e possibilita a elevação da consciência crítica e trasnformadora, fazendo o caminho que separa a consciência comum em direção à consciência reflexiva.
E o que isso tem a ver comigo ou com você???
Pelo que conheço, cristianismo, segundo Jesus, não igreja x ou y, vai de encontro com questões como partilha, igualdade, fraternidade, amor, justiça, etc..., certo? Se você não pensa assim talvez não precise mais ler a partir daqui, abraço!!
Como eu tenho me envolvido com questões de cidadania, desenvolvimento comunitário, justiça social (ainda muito pouco, confesso!), tenho buscado maior entendimento. E creio que a práxis deve ser algo a ser realmente pensado e incorporado na maneira de viver o cristianismo.
Cristãos, totalmente comprometidos com Jesus, pensando de maneira crítica o andar da sociedade, se envolvendo com a comunidade que está inserido e buscando influenciar o povo a pensar criticamente e não só isso, mas agindo conforme aquilo que se tem criticado, em prol da melhora da condição de vida das pessoas ao redor, trazendo justiça e direitos, desenvolvendo cidadania e trazendo dignidade pra população..., enfim: cristianismo prático e teórico andando juntos..., isso, com absoluta certeza, devemos perseguir.
Ainda não sabe o que tem a ver com você? Quem sabe o termo "missões" te faça refletir!? Ainda não?
E o que é isso de filosofia da práxis senão Missão Integral?!!?? O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens. Já ouviu essa frase?? Já ouviu falar de pacto de Lausanne?? Provavelmente a liderança da sua denominação estava lá assinando esse pacto...
Creio que precisamos mesmo de mais conhecimento e aliar aquilo que já temos com a prática. Lembrando do amor sacrificial de Cristo em prol do "homem todo" próximo. Em algum momento já li que Cristo veio reconciliar consigo mesmo todas as coisas..., talvez em Colossenses capítulo primeiro..., lê lá!
Ah, como quero fazer um esforço na direção do entendimento das coisas que rolam ao meu redor, vivendo próximo à realidade, agindo com o auxílio do Espírito de Deus, em prol da transformação radical da sociedade ao meu redor..., ah sim quero!!!
E você, quer também?
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Tenho estudado bastante para os últimos trabalhos e provas da faculdade e um dos temas me chama bastante atenção, no módulo de formação cidadã: filosofia da práxis.
Dentro de muitas coisas estranhas ao cristianismo que vemos nos círculos de filósofos, esse tema da filosofia me chama bastante atenção.
Falando de cidadania, direitos que todos cidadãos devem ter, vemos que sujeitos atentos às transformações sociais, cientes dos processos históricos, em condições de avaliar criticamente as diversas alternativas apresentadas pelas forças que compõe a sociedade e dispostos a trabalhar de maneira plena, podem ajudar muito no processo da formação de cidadania.
A filosofia da práxis ajuda muito nesse processo. O "rapaz" que dedica um bom tempo falando dessa tal filosofia e que estudamos de maneira particular na faculdade é Gramsci.
Resumindo bastante, ele diz que os oprimidos precisam tomar consciência, e em seguida se libertar das forças que os oprimem. Pra isso se faz necessário um processo constante de reflexão, crítica e ação. Todos juntos, de maneira simultânea.
Primeiro porque não podemos simplesmente tomar ações práticas, na inércia do movimento corrente, pois assim estaríamos agindo segundo as ideologias dominantes. Nem mesmo se eximir de qualquer tipo de teoria, já que, pra ele, ação e conhecimento são inseparáveis.
A teoria também não podia ser separada do processo ativo, já que é necessário estar com a "mão na massa", no meio da sociedade, pra não pensar em coisas que não são concretas, ou não fazem parte da realidade, fugindo de qualquer suposição, mas sim pensar aquilo que se conhece.
Um teólogo chamado Casiano Floristán, também defende essa idéia da práxis. Ele a coloca no cenário cristão como propulsora para a expansão da cidadania e dos direitos dos cidadãos.
Diz ele que a legitimidade da práxis se dá na medida em que valoriza o povo e possibilita a elevação da consciência crítica e trasnformadora, fazendo o caminho que separa a consciência comum em direção à consciência reflexiva.
E o que isso tem a ver comigo ou com você???
Pelo que conheço, cristianismo, segundo Jesus, não igreja x ou y, vai de encontro com questões como partilha, igualdade, fraternidade, amor, justiça, etc..., certo? Se você não pensa assim talvez não precise mais ler a partir daqui, abraço!!
Como eu tenho me envolvido com questões de cidadania, desenvolvimento comunitário, justiça social (ainda muito pouco, confesso!), tenho buscado maior entendimento. E creio que a práxis deve ser algo a ser realmente pensado e incorporado na maneira de viver o cristianismo.
Cristãos, totalmente comprometidos com Jesus, pensando de maneira crítica o andar da sociedade, se envolvendo com a comunidade que está inserido e buscando influenciar o povo a pensar criticamente e não só isso, mas agindo conforme aquilo que se tem criticado, em prol da melhora da condição de vida das pessoas ao redor, trazendo justiça e direitos, desenvolvendo cidadania e trazendo dignidade pra população..., enfim: cristianismo prático e teórico andando juntos..., isso, com absoluta certeza, devemos perseguir.
Ainda não sabe o que tem a ver com você? Quem sabe o termo "missões" te faça refletir!? Ainda não?
E o que é isso de filosofia da práxis senão Missão Integral?!!?? O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens. Já ouviu essa frase?? Já ouviu falar de pacto de Lausanne?? Provavelmente a liderança da sua denominação estava lá assinando esse pacto...
Creio que precisamos mesmo de mais conhecimento e aliar aquilo que já temos com a prática. Lembrando do amor sacrificial de Cristo em prol do "homem todo" próximo. Em algum momento já li que Cristo veio reconciliar consigo mesmo todas as coisas..., talvez em Colossenses capítulo primeiro..., lê lá!

E você, quer também?
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Pensando mais nos outros
By : Kadu"Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado. Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus" 1 Pedro 4:1-2
Já há algum tempo venho pensando e "formulando" uma teoria. Ela vem ganhando porça em minha cabeça cada vez mais. Cada conversa, cada análise crítica da minha própria vida. E esse texto fecha com esse pensamento!

Ao contrário disso, quanto menos acumulamos posses ou menos pensamos em tê-las, ou que já possuímos, mais tempo teremos de dedicação ao nosso próximo, aos outros, com missões, por exemplo!
Mesmo no meio em que vivo, missionários, existe egoísmo, egocentrismo, falta de amor, renúncia e visão para o próximo, para a missão que Deus nos deu. Infelizmente há sim!
Muitas vezes o pensamento, a fala e as atitudes, giram em torno do "mas eu também posso" ou "eu também mereço". Por trás dessa fala, porém, está a falta de movimento em direção ao próximo..., ela só serve de máscara, de camuflagem.
Outros ainda, se "escondem" atrás das palavras de que as coisas mudaram, 4ª onda de missões, não precisa de tantos sofrimentos, de pietismo, etc... E, debaixo de todo conforto, dizem que esse é seu chamado.
Tudo o que envolver um pouco mais de sofrimento ou dificuldade em prol dos outros é considerado muito, ou mesmo desnecessário, afinal, os tempos mudaram e também preciso cuidar de de mim, não posso me anular.
Repetindo: "Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado. Para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos..."
Essa é a idéia que deve estar "armada" em nossos pensamentos: de que, muito provavelmente, só o sofrimento corporal pode romper com esse nosso pecado, fazendo com que vivamos mais para os outros do que para nós mesmos. Fazendo com que o nosso Deus não seja nosso próprio umbigo (confira Deus-umbigo), mas, complementando o texto: "mas sim para fazer a vontade de Deus".
Creio firmemente na possibilidade de, muitas vezes, ganharmos presentes e bençãos de Deus(Salmo 37:4), porém, antes buscando Seu Reino e Sua Justiça(Mt 6:33), fazendo Sua vontade(Jo 4:34), sofrendo no corpo(Jo 16:33), pensando no próximo(Jo 13:34, 1Jo 3:16, ), derramando sangue(Hb 12:4) se for preciso.
Menos pra mim..., mais, muito mais pra Ti!!! (João 3:30)
Salmos 115:1 " Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade."
Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Tag :
bíblia,
cristianismo,
individualidade,
justiça,
missões,
pecado,
Pedro,
responsabilidade,
sofrimento,
vontade de Deus,
Igreja ou igreja? (i minúsculo ou I maiúsculo?) Qual a verdadeira?
By : KaduOntem estive mais uma vez num serviço público de uma igreja (com i minúsculo) e constatei, mais uma vez, uma série de coisas estranhas ao que tenho lido naquele livro antigo, cheio de outros livros, conhecido como bíblia sagrada. Também recebi um informativo de outra igreja (também com i minúsculo), da mesma denominação, falando praticamente as mesmas coisas, em tons mais ameaçadores...
Muitas palavras que soam, ao menos pra mim, manipulativas. Creio firmemente que não deva ser essa a intenção real do dirigente, porém, ele mesmo deve estar impregnado dessas coisas que são faladas por todos os lados. "Qual manipulação?", você deve estar perguntando! Pois aí vai, e julgue você mesmo:
"Aqui é a casa de Deus! Aqui Deus se manifesta, de fato! Dizer que não precisamos da igreja (no texto que recebi estava com i maiúsculo, porém claramente se referindo à instituição e não ao Corpo de Cristo) é diabólico e antibíblico (citando Hebreus 10:25 e a velha aliança de Salmos 122:1). Ausentar-se da igreja é dizer que a Casa do Senhor não é tão importante assim pra mim! Ausentar-se da mesma pode ser desastroso e doloroso no futuro!"
Essas e outras bobagens mais..., só não consigo entender onde é possível ter embasamento (correto!) bíblico pra isso!! A falta de conhecimento e de pensamento crítico das coisas ao nosso redor continua nos fazendo vítimas inconscientes de pessoas e instituições que nos dominam e escravizam pra se manterem vivas
Um pastor presbiteriano certa vez disse que deveríamos manter lealdade e compromisso em primeiro lugar é com Cristo, mesmo existindo a filiação e lealdade à projetos institucionais. Parece não ser tão assim a realidade de hoje...
Coloco abaixo um texto de um livro que muitos deveriam lê-lo, com cuidado, é claro! É resposta a uma pergunta feita com frequência por diversas pessoas que questionam essas coisas acima...
"Pergunta: NÓS NÃO DEVERÍAMOS ESTABELECER UM COMPROMISSO COM DETERMINADA INSTITUIÇÃO?
Resposta: A idéia de compromisso com determinada instituição é repetida com tamanha frequência que a maioria de nós chega a acreditar que ela se encontra em algum trecho da bíblia. Mas eu nunca a encontrei. Muitos de nós fomos levados a crer que se não tivéssemos a "cobertura do grupo" cairíamos no erro ou em pecado. Mas será que isso não acontece também no interior da nossa igreja particular?
Sei de muita gente que, apesar de não pertencer a qualquer instituição, não só desenvolve um relacionamento em grande profundidade com Deus como estabelece com outros crentes ligações mais intensas do que as manteria dentro da instituição. Eu (o autor) não perdi nem um pouco da minha paixão por Jesus ou do meu apreço por sua Igreja (essa com i maiúsculo). Pelo contrário, ambos aumentaram muito, e com grande rapidez, nos últimos anos.
As Escrituras nos encorajam, isso sim, a sermos devotados uns aos outros, independentemente de qualquer instituição. Jesus deu a entender que sempre que duas ou três pessoas se reunirem em Seu nome Ele estará entre elas.
Claro que pode ser útil participar regularmente de determinada instituição. Mas nos enganamos totalmente quando acreditamos que a comunhão só se dá por frequentarmos o mesmo evento juntos regularmente ou por pertencermos à mesma organização. A comunhão se dá quando as pessoas partilham suas jornadas rumo ao conhecimento de Jesus e consiste numa partilha livre e honesta, numa preocupação genuína com o bem dos outros e o estímulo mútuo para seguir Jesus, não importando o caminho pelo qual Ele nos conduza."
Extraído do livro: Porque você não quer mais ir à igreja?, de Wayne Jacobsen e Dave Coleman, editora Sextante. Um livro de fácil aquisição e leitura agradável, mas extremamente profundo e crítico!
Será que alguém poderia se levantar e dizer o sentido correto de igreja pra esse povo??? Será que não fazemos confusão com o original da palavra igreja com o que dizemos ser igreja? Será que também não fazemos confusão com Igreja de Cristo, Corpo de Cristo, Casa de Deus, com instituição tal, denominação X, congregação Y??
Qual é a verdadeira?
Será que não faltam perguntas pra esse povo pensar?
Me ajudem...Comenta aí, ok? CLIQUE AQUI PRA ISSO!
Tag :
bíblia,
controle,
cristianismo,
crítica,
idolatria,
igreja,
interpretação bíblica,
pastor,
verdade,
Cidadão
By : KaduCidadão - Zé Geraldo
Composição: Lucio Barbosa
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tontoMas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento

Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Meu comentário:
É triste constatar o fato de que, ao invés de usarmos as coisas, criadas por Deus para auxiliar seres humanos em suas relações interpessoais e para o bem da comunidade em geral, temos usado as pessoas, as relações interpessoais e a comunidade em geral pra mantermos as coisas funcionando bem, excluindo até o criador de todas elas.
A humildade
By : KaduAe povo querido..., só posto artigos de outros quando estão ligados com meus pensamentos e meditações atuais, sejam discordando ou concordando, ok? Não é simplesmente falta de criatividade, mas é que tem gente que escreve e expressa idéias muito melhor que eu..., quem acompanha o blog há mais tempo sabe do que estou falando!
Então segue abaixo mais um ótimo artigo que não fui eu quem escreveu:
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a humildade, concordo com André Comte-Sponville: "Não é a ignorância do que somos, mas, ao contrário, conhecimento, ou reconhecimento de tudo o que não somos". É a admissão de que cheguei onde estou sem gabar-me: "sou o que sou pela graça".
Quando penso em humildade, acompanho Dwight Moody: "O homem pode demonstrar um falso amor, uma falsa fé, uma falsa esperança e outras graças, mas jamais poderá simular humildade". Também concordo com Stanley Jones: "A essência do divino é a humildade. O primeiro passo para encontrar a Deus é destruir nosso orgulho".
A humildade não sobrevive sem que se aniquilem as falsas onipotências. O petulante não admite fragilidades, não reconhece limites, não aceita inadequações. O soberbo se embrutece porque é insaciável. Apropria-se da pergunta do poeta: "Por que não é infinito o poder humano, como o desejo?" Dionisíaco, atropela quem estiver na frente. Odeia ser frustrado.
Spinoza dizia que "a humildade é uma tristeza nascida do fato de o homem considerar sua impotência ou sua fraqueza". Nietzsche bateu o martelo: "Conheço-me demais para me glorificar do que quer que seja". E Comte-Sponville conclui: "O que é mais ridículo do que bancar o super-homem?... A humildade é o ateísmo na primeira pessoa: o homem humilde é ateu de si, como o não-crente o é de Deus".
A humildade e a gratidão necessitam uma da outra. O humilde sabe que não se fez; não é o self-made man, que se recusa a reconhecer os que lhe ajudaram nos primeiros degraus. Sente-se devedor dos pais que se sacrificaram para que estudasse, dos professores que lhe incutiram valores, dos amigos que nunca censuraram na vergonha, dos poetas que traduziram beleza, dos profetas que lhe falaram em nome de Deus. Nos solilóquios, repete: "Não sou a causa de mim mesmo; vejo nos outros a raiz da minha alegria; celebro o meu presente como um dom".
A humildade é esvaziamento. O prepotente não consegue amar. Só quem abre mão dos controles sabe deixar-se invadir pela compaixão.
Simone Weil afirmou que "o amor consente tudo e só comanda os que consentem em ser comandados". Amor é renúncia. Não existe a possibilidade de coerção e amor se misturarem. O pretensioso é inflexível, impaciente e estúpido. O humilde recua, na recusa de exercer força, poder, violência.
A humildade é demasiadamente discreta. Se pretendo, um dia, ser humilde ninguém pode perceber. Mas, espero aprender a não cobiçar a divindade.
Soli Deo Gloria
by Ricardo Gondim, para o site Guia-me.
vazio...
By : KaduOntem fui a um "culto" de uma igreja daqui da cidade. Fato que deveria ser mais normal, mas não tem sido não, confesso..., e não como erro, mas confesso que não me sinto atraído por aquilo que tem se chamado de "culto" ultimamente.
Sabe aqueles momentos de extremo vazio na sua vida?? Sabe aqueles momentos em que você vai a uma festa de aniversário de alguém que não tem amigos em comum com você? E você fica como peixe fora d'água? Sabe o que é sentir um vazio enorme, onde o ideal era nos sentirmos satisfeitos? Sabe quando você fica "morrendo" de sono mesmo diante de barulho, som alto, gente falando, de tão chato que está o momento?
Foi esse misto de sentimentos e perguntas que ficaram na minha cabeça ontem. E não, não desprezo a presença do Deus vivo, o poder das escrituras, a maravilha da oração, a liberdade da graça, etc...
Mas parece que não se dava atenção alguma a nada disso lá!! Dava-se atenção a uma liturgia bem distribuída e um monte de dogmas sendo cumpridos. Faltava vida!!! Faltava movimento!! Faltava espontaneidade!!!
Com tudo isso ficava me perguntando se era possível ser sincero ali. Se poderia compartilhar minhas experiências, meus pecados, minhas dificuldades..., livremente. Se poderia interromper há qualquer momento o decorrer da liturgia pra pedir uma oração, dar uma palavrinha pra alguém, orar por outros..., sei lá..., algo espontâneo..., será??
Ouvi a palavra e me concentrei, pedindo para, no mínimo, Deus falar algo pra mim que tivesse a ver com nosso relacionamento, nossa amizade, e não com o que tava rolando ali..., e o pregador da noite trouxe uma palavra sobre Salmo 34:8: "Provai e vede que o Senhor é bom. Como são felizes os que nele se refugiam".
Com toda (nítida!) falta de preparo, falta de experiência, sem exegese, hermenêutica ou homilética alguma lá se foi o pregador a falar sobre provar. Repetiu várias vezes a mesma coisa. Se mostrou preocupado com sua própria inexperiência pedindo desculpas. Repetiu mais algumas várias vezes a mesma coisa. E sim, Deus falou comigo. Esse texto foi muito propício pra um momento que tenho passado. Mas, ainda assim, fiquei triste e preocupado..., olhei para o lado tinha gente dormindo. Gente que tava bem aceso na hora das músicas.Alguns mais preocupados com os besouros que entravam e voavam pelo salão. E outros com cara de tédio mesmo, de "não-tô-entendendo". O som ainda estava ruim, pra piorar. Era difícil entender o pregador se não "lêssemos sua boca" e aquilo que pronunciava.
E aí saímos..., eu um pouco satisfeito porque a palavra, lida em seu contexto direto na bíblia e fazendo sentido com o que estou passando (que nada tem com o que o pregador quis dizer!), mas triste e insatisfeito por (re?)constatar algumas coisas:
- O que tem sido dado de alimento para os que buscam nas instituições serem satisfeitos?
- Como poderemos encontrar liberdade e/ou um ambiente propício para sermos sinceros e honestos com nossos mais profundos sentimentos?
- Onde encontraremos uma comunidade aberta pra compartilhar a vida que vivemos com Cristo, com a sociedade ao redor (amigos e inimigos) e conosco mesmo?
- Quando é que a preocupação com as pessoas vai vencer a preocupação com a liturgia e a doutrina, excencialmente institucionais?
- E porque é preciso uma vencer a outra se era pra existir somente uma e não a outra???
Liberdade, honestidade, sinceridade, cumplicidade, vidas compartilhadas..., comunidade!! Quando vamos sair do vazio das nossas instituições pra verdade da vida em comunidade contigo como centro Jesus??
Vazio..., não satisfeito mas insatisfeito com a situação...
Alexandre
By : KaduConhecíamos Alexandre há mais de cinco anos. Chegou com 20 e poucos, com o cérebro já detonado pelo crack. Durante o curso de discipulado foi alcançando coerência, e, ao fim de seis meses, voltou à sua casa para fazer vesitbular, ciente do que queria: ser piloto missionário. Terminou o ensino médio, inspirou o pai a estudar e fizeram vestibular juntos. o pai passou em direito - Alexandre, ainda tratando de ser lúcido, não.
Vieram outras crises; a razão saía por uma fresta da janela, ficava uma algaravia religiosa indecifrável. Nas crises, ele nos visitava para longas conversas. Nunca foi mau o rapaz. Eu sempre lhe sabia gentil, apesar das incoerências. Meu marido tinha ouvidos para lhe decifrar as angústias no meio da verborragia. Aconselhava, ouvia.
Nos últimos meses, Alexandre começou a observar minha filha que se tornava menina moça e a notar-lhe a beleza florescendo. Ligava às três da manhã falando da menina que vira no balanço, de suas amiguinhas, do toque puro que lhe deu na perna, de como Deus ama os anjos. Meu instinto de mãe se põe de guarda. Aviso às coleguinhas e, quando Alexandre vem, eu o acompanho ao redor da floresta que circunda a comunidade.
Na terça-feira a bicicleta com adesivo Yokohama para na minha porta. Nesse dia Reinaldo está com pressa. Explica pro Alexandre:
- Tô de saída. Tenho reunião com pastores na cidade.
O rapaz insiste, mais transtornado que nunca na esperança absurda que tem em Reinaldo.
- Você é meu pai, meu pastor, eu preciso de você.
Reinaldo começa a se irritar. Explica que não dá. Alexandre implora.
- Deixa eu voltar pra viver aqui com vocês.
- Como? Você se droga, anda por aqui observando nossas crianças e me liga de madrugada falando nelas. Como posso confiar pra te deixar morar aqui?

- Hoje não posso. Tô atrasado demais. Olha, já fizemos tudo o que podíamos por você. Agora acabou.
- Como acabou? Não acaba não, olha.
E mostrou um rolo de papel higiênico que tinha nas mãos.
Reinaldo se irritou com aquele rolo - me contou depois -, mesmo assim segurou a ponta enquanto o menino desenrolava lentamente tirando de dentro uma bíblia pequena amarfanhada, pra ler o Salmo 136.
- Olha o que a Bíblia fala: "Rendei graças ao Senhor, porque seu amor dura para sempre".
E assim foi lendo parado no sol quente ao lado do carro o Salmo todo enquanto Reinaldo tetava lhe dizer que estava atrasado, que era pastor, que conhecia a Bíblia, que voltasse depois ou nem isto.
Foi-se o pastor pra reunião e o garoto em desespero para a estrada quente de bicicleta. Reinaldo disse que ainda o viu quando voltava, pedalando, percebendo o carro, mas nem o parou de novo como seria seu costume. Virou o rosto como se dissesse: "Olhe, você, meu pastor, não me ouviu, deixou que seu amor acabasse, sendo que o amor de Deus nunca acaba".
Acabou também naquela tarde a história de Alexandre e sua busca po Deus. Na manhã seguinte sua irmã nos ligou, chamando para o velório. O rapaz se matou na tarde anterior nas rodas de uma arreta de carga depois de duas outras tentativas. Choramos eu e Reinaldo muitas lágrimas de angústia, desespero e culpa, e ainda choro enquanto escrevo isto. Por nós, e por todos os Alexandres da vida que encontram na rua os levitas e não os samaritanos.
Bráulia Ribeiro, missionária em Porto Velho, RO, é autora de Chamado Radical
(Editora Ultimato)
braulia.ribeiro@uol.com.br
====================================================
Comentário meu: ..., ..., ..., e só...