Posts mais vistos

Posted by : Kadu segunda-feira, outubro 19, 2009



Ontem fui a um "culto" de uma igreja daqui da cidade. Fato que deveria ser mais normal, mas não tem sido não, confesso..., e não como erro, mas confesso que não me sinto atraído por aquilo que tem se chamado de "culto" ultimamente.
Sabe aqueles momentos de extremo vazio na sua vida?? Sabe aqueles momentos em que você vai a uma festa de aniversário de alguém que não tem amigos em comum com você? E você fica como peixe fora d'água? Sabe o que é sentir um vazio enorme, onde o ideal era nos sentirmos satisfeitos? Sabe quando você fica "morrendo" de sono mesmo diante de barulho, som alto, gente falando, de tão chato que está o momento?
Foi esse misto de sentimentos e perguntas que ficaram na minha cabeça ontem. E não, não desprezo a presença do Deus vivo, o poder das escrituras, a maravilha da oração, a liberdade da graça, etc...
Mas parece que não se dava atenção alguma a nada disso lá!! Dava-se atenção a uma liturgia bem distribuída e um monte de dogmas sendo cumpridos. Faltava vida!!! Faltava movimento!! Faltava espontaneidade!!!
Com tudo isso ficava me perguntando se era possível ser sincero ali. Se poderia compartilhar minhas experiências, meus pecados, minhas dificuldades..., livremente. Se poderia interromper há qualquer momento o decorrer da liturgia pra pedir uma oração, dar uma palavrinha pra alguém, orar por outros..., sei lá..., algo espontâneo..., será??
Ouvi a palavra e me concentrei, pedindo para, no mínimo, Deus falar algo pra mim que tivesse a ver com nosso relacionamento, nossa amizade, e não com o que tava rolando ali..., e o pregador da noite trouxe uma palavra sobre Salmo 34:8: "Provai e vede que o Senhor é bom. Como são felizes os que nele se refugiam".
Com toda (nítida!) falta de preparo, falta de experiência, sem exegese, hermenêutica ou homilética alguma lá se foi o pregador a falar sobre provar. Repetiu várias vezes a mesma coisa. Se mostrou preocupado com sua própria inexperiência pedindo desculpas. Repetiu mais algumas várias vezes a mesma coisa. E sim, Deus falou comigo. Esse texto foi muito propício pra um momento que tenho passado. Mas, ainda assim, fiquei triste e preocupado..., olhei para o lado tinha gente dormindo. Gente que tava bem aceso na hora das músicas.Alguns mais preocupados com os besouros que entravam e voavam pelo salão. E outros com cara de tédio mesmo, de "não-tô-entendendo". O som ainda estava ruim, pra piorar. Era difícil entender o pregador se não "lêssemos sua boca" e aquilo que pronunciava.
E aí saímos..., eu um pouco satisfeito porque a palavra, lida  em seu contexto direto na bíblia e fazendo sentido com o que estou passando (que nada tem com o que o pregador quis dizer!), mas triste e insatisfeito por (re?)constatar algumas coisas:
- O que tem sido dado de alimento para os que buscam nas instituições serem satisfeitos?
- Como poderemos encontrar liberdade e/ou um ambiente propício para sermos sinceros e honestos com nossos mais profundos sentimentos?
- Onde encontraremos uma comunidade aberta pra compartilhar a vida que vivemos com Cristo, com a sociedade ao redor (amigos e inimigos) e conosco mesmo?
- Quando é que a preocupação com as pessoas vai vencer a preocupação com a liturgia e a doutrina, excencialmente institucionais?
- E porque é preciso uma vencer a outra se era pra existir somente uma e não a outra???


Liberdade, honestidade, sinceridade, cumplicidade, vidas compartilhadas..., comunidade!! Quando vamos sair do vazio das nossas instituições pra verdade da vida em comunidade contigo como centro Jesus??
Vazio..., não satisfeito mas insatisfeito com a situação...

{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Muitas igrejas hoje em dia entregam ao seu rebanho esse tipo de trabalho... é triste participar de uma reunião e perceber que de nada serve aqueles que clamam a Deus dizendo serem seus filhos, nada se aprovite de pessoas mergulhadas em dogmas e liturgia, a experiência com Deus nada mais é do que um simples estar presente e só!

    Triste, muito triste, mas o Senhor é bom... segue a Cristo, olhe para o alvo, sinta o frescor de um novo dia e se entregue aquEle que realmente foi, é e sempre será!

    Seja feliz!!

    A Paz!

    ResponderExcluir
  2. Meu companheiro de caminhada.

    A coisa tá feia para todos os lados, os encontros de fé que deveriam trazer a alegria da comunhão fraterna entre irmãos e a partir desta fraternidade construir uma adoração comunitária desengessada são literalmente o oposto e como a muitos anos atrás ouvi do Pr. Caio Fábio - devemos fazer da vida um culto e dar ao culto vida.
    Talvez seja este o desafio para nossas vidas pois o "culto" como concebemos está construído em nosso inconsciente como uma ação efetuada em um determinado local com características pré-determinadas, normalmente ensaiado ou repetido.
    Bem a isso Jesus chamou de hipocrisia (hipocrisis se não me engano no grego) pois esta palavra remete ao teatro grego de máscaras ou seus atores.
    Então se temos um local de representações, um roteiro que se repete, atores principais e secundários e um platéia ávida por espetáculo o que mais se esperar além do diagnóstico que tão bem presenciou? Ou você aplaude ou vaia, sendo que a última hipótese com certeza será convidado a se retirar.
    Olha não estou sendo honesto, pois neste final de semana também fui ao teatro, e sai decepcionado, sofro pressão de familiares, amigos e irmãos para fazer parte da corte da hipocrisia, mas já não me conformo, tenho falado e escrito o que sinto e o principal é que Jesus tirou a venda dos meus olhos e olho a tudo isso com tristeza, mas também com amor, pois dentro deste esquema estão pessoas que Ele ama e que se eles verem em mim as mudanças talvez possamos "virar" este barco para o rumo certo.
    Um abraço fratermal e apareça outras vezes e deixes seu comentário.

    Charqueadas - RS

    ResponderExcluir
  3. Mano, a igreja é o "clubão"... Não tem como fugir disso... Mas o grande problema dela é que é o único clube onde fazem imposições do tipo "vida ou morte"...

    Pensa comigo: imagine se você resolve deixar de ser sócio do nosso amado Guarani (não somos sócios, mas já fomos, hehehe...) Não tem problema, ninguém vai dizer que você vai morrer por isso ou que vai passar a sofrer cada vez mais... Ou que o time do Guarani vai ficar triste com você e então vão começar a perder as partidas todas e cair (mais ainda, hehehe...) para as divisões mais baixas...

    Pois é, agora experimenta deixar a igreja... Com certeza você esfriará, passará a ser um desviado, Deus irá se entristecer (na melhor das hipóteses) ou então irar-se (na pior das hipóteses).

    Fomos "treinados" (entenda-se catequizados) a ver igreja como Deus desde criancinhas... Então, deixar a igreja é como abandonar Deus... Sem levar em consideração a graça e o amor dele, claro!

    Aí, aquele troço no qual vamos todo domingo e que segue o mesmo modelo atrasado em todo lugar tem que se encher de atividades que dão sentido à reunião que ali se faz... Sabe porque? É que nós não encontramos nenhum sentido pra nossa vida, e então precisamos nos encher de coisas, atividades, programas que nos dêem sentido... O ser humano é sempre assim, em todas as culturas: A religião tem a função de dar algum sentido pra vida do homem...

    A perversidade nisso é que o sacrifício e o amor de Cristo ficam invalidados! E o 'chifrudo' conseguiu realizar o que queria!!!

    Precisamos nos livrar da nossa idolatria ao templo, à religião... Só a Deus toda glória! a Deus MESMO!!! Não da mais pra ficar negociando com isso!!! Ele nos dá todo o sentido!!!

    Vivamos de acordo com o que temos aprendido!

    Saudades de você!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.

    Ainda não conhecia.

    Muito abençoado e abençoador.

    Já estou seguindo e estarei sempre visitando.

    Que o Senhor Deus prossiga abençoando a sua caminhada e a este belo trabalho.

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
    Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -