Posts mais vistos

Posted by : Kadu terça-feira, abril 02, 2013



Leia: Lucas 2:41-52


A grande pergunta desse dia: onde foi que você esqueceu de Jesus? E como foi “deixar” ele lá!?
O texto de hoje fala que era costume dos pais de Jesus ir à festa da Páscoa, em Jerusalém. E, quando ele fez seus 12 anos, lá se vão todos da família pra festa. Como era já um costume, ninguém ficava reparando muito bem, mas todos iam e chegavam juntos.
Ir pra festa com Jesus é costume!
Que tipo de rotina tem te feito acostumar com a ideia de Cristo contigo a ponto de você esquecer dEle, ou esquecer que Ele está junto contigo? Onde é que tem esquecido Jesus, em meio aos afazeres comuns, ordinários dos seus dias?
Quando a festa acaba é hora de voltar pra casa. E os pais de Jesus, pensando que ele estava junto, não ligam para o fato de ele não estar ali, no meio daqueles que estão voltando pra casa.
Ao voltar da festa não há lembrança ou preocupação com Jesus!
Talvez estivessem “amortecidos” com tamanha festa, tamanha alegria. Conversando sobre a festa, lembrando da grandeza de Deus pela libertação através da Páscoa, das vitórias conquistadas pelos povo e seus patriarcas, das bênçãos recebidas. Talvez essa fosse a caminhada rotineira da volta de Jerusalém, todos os anos. E acabam por deixar Jesus por lá, nem o percebem na volta. E não dá pra dizer que eles, os pais, não sabiam quem realmente era Jesus. Os anjos, Isabel e Zacarias, João Batista, os pastores ou magos, Simeão, a tradição profética, enfim, haviam muitas coisas pra que eles soubessem de quem se tratava aquele menino, e o mais importante: Maria fora uma virgem grávida! Mas esqueceram dele! Já estavam acostumados a ter Jesus seguindo eles por onde eles andavam, agora tinham que correr atrás dEle, tinham de procurá-lo.
Creio que você também esteja pensando em sua rotina comum, por que sabe que no tempo de festa, ou em tempos especiais, é muito fácil recorrer a Jesus, lembrar dEle, de sua presença ao seu redor, em você. Assim você lembra dele o dia todo, constantemente. Mas esses períodos não fazem parte do seu dia todo. Existem os momentos de voltar pra casa. De deixar a festa. De acabarem os tempos especiais. E nesse momento, será que você continua lembrando da presença constante de Cristo, ou, amortecido pelo momento, acaba por celebrar ou relembrar em sua mente o momento, colocando o foco nisso, e esquece da presença de Jesus!?
Sua rotina sem acontecimentos especiais pode estar te fazendo esquecer constantemente de Jesus. “Ah, Ele disse que estaria sempre comigo!”, pode ficar inconscientemente em sua cabeça. É claro que Ele está, mas será que você reconhece isso. Será que recorre e celebra a presença dEle, pelo simples fato de Ele estar contigo? Ou precisa sempre de momentos especiais pra lembrar dEle, pois quando volta à rotina o esquece!?
Jesus ter ficado em Jerusalém é um símbolo pra você se lembrar que você pode estar ciente da presença de Jesus somente em tempos especiais. Pra você, somente lá é que ele está!
Os pais de Jesus demoraram tanto tempo pra achar Jesus. Ficaram procurando por 3 dias em todos os lugares, mas não no local onde ele deveria estar: o templo.
Quando você o perde de vista, também tem a tendência a procurá-Lo em suas próprias fontes: suas experiências, sua sabedoria, seus estudos, seus relacionamentos, seus livros, etc. Mas Ele esteve todo o tempo no templo. E o que é o templo? Quem é o templo? Ele esteve o tempo todo em você. Era só parar e buscá-lo no lugar mais próximo possível: dentro de si. É o seu relacionamento de intimidade com Ele que falhou pra não conseguir percebê-lo.
Que você então consiga perceber Jesus o tempo todo contigo, e que a rotina não cegue seus olhos pra realidade da presença dEle. Que você não se acostume a percebê-lo e desejá-lo em tempos especiais, sejam de festa, sejam de dor. E que, se perder a percepção dele, que possa voltar ao lugar onde sempre começa essa perda: em si mesmo, no seu relacionamento com Ele.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -