Posts mais vistos

Posted by : Kadu sexta-feira, abril 26, 2013



Me entristece ver cristãos pensando, buscando e discutindo assuntos tão desligados do cristianismo. O tempo que gastam, a força que empregam, as lutas que combatem em nada lembram o bom combate de Paulo, as tomadas de decisão de Moisés, as aflições do próprio Cristo.
Esses dias tenho me questionado até que ponto a amizade de Cristo faz real diferença na vida dos cristãos de hoje. Porque uma coisa bem clara que conquistamos na cruz, na qual todo cristão confia e professa claramente, é a "facilidade" pra se comunicar e relacionar com Deus através de Jesus Cristo. Muito conhecida e cantada é aquela música "Amigo de Deus". Mas nossas atitudes tem demonstrado que ainda não passamos de servos. Isso porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor, simplesmente cumpre possíveis determinações.
Pelo fato de não termos esse amizade, esse relacionamento, bem verdadeiro em nós, acabamos por não ter ideia do que pensa o Cristo que professamos. No que ele gastaria seu tempo? Onde empregaria suas forças? Que tipo de luta lutaria? Qual seriam as discussões que permeariam seus pensamentos? Que causas advogaria?
Não ouvimos Deus!! Não sabemos responder essas perguntas na verdade, porque não o temos escutado. São inúmeras as pessoas que apesar de professarem a fé em Cristo há anos, nunca sequer ouviram um "oi" dEle. E pelo jeito que caminha a humanidade vejo que infelizmente estes são maioria. Assim não temos mesmo respostas para as perguntas acima.
Talvez tenhamos respostas bonitas e teologicamente coerentes pra todas essas perguntas. Mas o fato é que, na verdade, não sabemos! Como costumo dizer por aqui, a prática é bem mais "feinha" do que toda essa bela teoria. Na prática, essa teologia coerente não tem funcionado.
Não sabemos sequer orar! Sério, o que fazemos hoje é rezar e repetir, repetir, repetir, os chavões e clichês que todos dizem nas igrejas por aí. Quando a palavra da moda é chuva, uma inundação (desculpa o trocadilho!) de orações falando pra chover surgem em nosso meio. Quando a palavra da moda é promessa, todo mundo promete tudo, não cumpre nada e ainda exige seus direitos nas promessas de Deus, já que Ele pelo menos é fiel de verdade!
Enfim, a distância de um relacionamento saudável com Cristo tem sido fator determinante no declínio de uma espiritualidade saudável que culmina numa prática coerente daquilo que professamos como cristãos. O fato de não caminharmos como amigos de Deus mas como servos nos faz distanciar do conhecimento de Cristo e daquilo que passa em sua mente e coração. Assim, fatos correntes como pedofilia, abusos de poder político, corrupção, inflação, adoção, aborto, violência contra mulher (e toda violência), terrorismo, etc., são fatos acompanhados e sofridos (se é que são!) somente quando um noticiário tendencioso, manipulador e cheio de segundas intenções passa pelas TV´s. Mas já nem chocam muito, porque também não há muito o que eu posso fazer. O importante é que minha vitória está chegando, porque as promessas se cumprirão e chuvas de bençãos cairão sobre mim.
Já perceberam as preocupações a respeito desses temas (quando aparecem na TV, é claro!)? Elas se limitam a um tempo de oração no culto do domingo, e faço aqui o papel de profeta adivinho: "Deus, abençoa esse povo que sofre com isso. Obrigado pela liberdade que temos em Cristo. Que pessoas se levantem pra ajudar a resolver essas questões. Tu és um Deus de vida e o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã!". Ooo Alelóias!!! Adivinhei ou não o que você orou no fim de semana? Ou o que tem orado? Ou o que o povo lá na sua comunidade tem orado?
Pois é..., mas o que Jesus oraria? Me lembro de Isaías 58 e creio que o que Deus falou ali sobre o jejum que Ele deseja poderia ser dito da oração que Ele deseja, ou o cristianismo que Ele deseja. Mas, deixa pra lá, afinal nem tenho amizade com Ele mesmo, sou apenas um servo! Falamos "servo" de boca cheia!
Minha oração, depois de ouvir do meu Amigo sobre o que orar, tem sido pra que os cristãos possam buscar passar de servos para amigos. O chamado de Cristo pra isso é pra todos, não para uma classe especial de crentes. Você também pode e deve ser amigo de Deus, e assim ouvir o que Ele tem feito, o que Ele tem desejado, o que Ele tem orado.
Intimidade com Deus, amizade com Cristo..., chaves para um envolvimento real, prático e coerente com o evangelho, com o cristianismo, com a causa de Cristo, com a missão de Deus nessa terra, nessa era.
Passemos a ouvir e confiar na palavra que sai da boca do nosso Amigo fiel. Ele fala!! Escuta isso: ELE FALA!!!
E quando Ele fala com seus amigos, seus amigos se envolvem com essas palavras, a ponto de priorizarem aquilo que ouviram acima até da própria vida, servindo a Deus..., mas como amigo!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -