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Posted by : Kadu sábado, janeiro 17, 2015

Um olhar duro e honesto nos motivos que as pessoas realmente estão se afastando da igreja.

Estar do outro lado do Exodo é ruim, não é? Eu vejo o pânico na sua face Igreja. Eu sei do terror dentro de você quando você olha as estatísticas e escuta as histórias e verifica as pesquisas sobre as saídas. Eu te vejo desesperadamente lutando pra fazer o controle de danos sobre os indecisos, e pra fabricar paixão nos que estão saindo, e eu quero te ajudar. Você deve pensar que sabe porque as pessoas estão te deixando, mas eu não tenho tanta certeza que você sabe. Você pensa que é por que a “cultura” está tão perdida, tão perversa, tão além de qualquer ajuda que assim eles estão todos indo embora. Você acredita que eles se tornaram surdos pra ouvir a voz de Deus; correndo atrás de dinheiro, e sexo, e coisas materiais. Você pensa que os gays, e os muçulmanos, e os ateístas, e os pop stars fizeram tanto estrago na moralidade do mundo que todo mundo está abandonando a fé em massa.
Mas estas não são as razões pelas quais as pessoas estão deixando você. Eles não são o problema, Igreja. Você é o problema. Deixe-me elaborar isso em 5 pontos...

1. Suas produções de domingo tem sido bem desgastantes

O palco, e as luzes, e as bandas, e as telas de vídeo, tem todas se tornado barulhos brancos pra aqueles que realmente querem encontrar a Deus. Isso tudo é como doce para os olhos e ouvidos por uma hora, porém tem tão pouca relevância na vida diária das pessoas que mais e mais delas estão deixando de gostar disso. Sim, as músicas são legais e o show é ótimo, mas ultimamente os domingos de manhã não estão realmente fazendo a diferença nas terças de tarde ou nas quintas de noite, quando as pessoas estão lutando com as confusões, as bagunças, as coisas dolorosas nas trincheiras da vida; aqueles lugares onde os shows de rock não ajudam. Podemos ter entretenimento em qualquer lugar. Até que você possa nos dar algo além de uma peça de performance com temática Cristã – alguma coisa que nos permita ter espaço, e respirar, e ter conversas e relacionamentos – muitos de nós estarão indo dormir e ficarão distantes.

2. Você fala numa língua estrangeira

Igreja, você fala e fala e fala, mas você isso usando uma linguagem morta. Você está mantendo pra si palavras empoeiradas que não ressoam nos ouvidos das pessoas, não percebendo que só dizer essas palavras mais alto não é a resposta. Todos os chavões religiosos que costumavam funcionar 20 anos atrás não funcionam mais. Essa linguagem interna espiritualizada pode te trazer algum consolo num mundo exterior que está em transformação, mas essas coisas são só uma abreviação religiosa preguiçosa, e mantém as pessoas normais distantes. Eles precisam que vocês falem numa língua que eles podem entender. Há uma mensagem que vale a pena compartilhar, mas é complicado escutá-la acima de suas verbalizações pirotécnicas. As pessoas não precisam se deslumbrar com palavras grandes e igrejeiras, e com quadros escatológicos e sistemas teológicos. Fale com eles diretamente sobre amor, e alegria, e perdão, e morte, e paz, e Deus, e eles serão todo ouvidos. Continue com o discurso igrejeiro (gospel) e logo você vai estar falando pra um quarto vazio.

3. Sua visão não vai além do seu prédio.

O cafézinho, os bancos aconchegantes, as luzes “high-tech”, a badalada ala das crianças, e o centro de jovens super legal são todos de primeira linha... e caros. De fato, a maior parte do seu tempo, dinheiro e energia parecem ser pra atrair as pessoas pra onde você está ao invés de alcançá-las onde elas já estão. Ao invés de simplesmente pisar lá fora pela vizinhança ao seu redor e fazer parcerias com as coisas incríveis que já estão acontecendo, e as bonitas coisas que Deus já está fazendo, você parece se contentar em criar uma franquia da sua marca particular das coisas-de-Jesus, e esperar pelo mundo pecador bater na sua porta. Seu maior campo missionário está a apenas alguns quilometros, (ou alguns metros) do seu campus e você ainda sequer percebeu isso. Você deseja alcançar as pessoas que está perdendo? Saia do prédio.

4. Você escolhe as piores batalhas.

Nós sabemos que você gosta de lutar, Igreja. Isso é óbvio. Quando você quer, você pode ir à guerra com o melhor que tem. O problema é, suas batalhas são muito pequenas. Protestos fast-food, indignação com lojas de passatempo, e campanhas conta programas de reality shows na TV podem produzir alguma coisa urgente e atividades no Twitter dos de dentro para os já-convencidos, mas são nada para as pessoas aqui fora com os benditos sapatos no chão. Todos os dias nós vemos um mundo sufocado pela pobreza, e racismo, e violência, e intolerância/fanatismo, e fome; e em face dessas coisas, você fica muito, assustadoramente tranquilo. Nós adoraríamos que você fosse tão corajosa quanto nessas batalhas, porque aí sim nos sentiremos como caminhando com você; aí sim nos sentiremos indo pra guerra junto com você. Igreja, nós precisamos que você pare de ser fomentadora de guerra com aquilo que é trivial e pacifista em face do que é terrível.

5.Seu amor não se parece com amor

Amor parece ser algo importante pra você mas não estamos vendo isso na vida real. De fato, mais e mais, seu tipo de amor parece ser incrivelmente seletivo e decididamente restrito; filtrando toda a ralé espiritual, o que infelizmente incluí muitíssimo de nós. Parece uma grande propaganda “pega-otário”; fazendo o comercial de uma festa do “venha como você está”, mas nos fazendo saber, quando já estivermos dentro, que na real não podemos vir como estamos. Nós vemos um Jesus na Bíblia que saía com vagabundos imorais e prostitutas, e com os párias, e os amava ali mesmo, mas isso não parece ser sua especialidade na recepção. Igreja, você consegue nos amar se não assinalarmos todos os campos doutrinários e ainda não tivermos descoberto nossa teologia? Não parece que sim. Você pode nos amar se xingarmos, bebermos e fizermos tatuagens e, Deus me livre, votar na Dilma? Nós temos dúvidas sobre isso. Você pode nos amar se não tivermos certeza de como definimos o amor, e o casamento, e Céu, e Inferno? Com certeza não nos sentimos assim. Do que sabemos sobre Jesus, achamos que ele se parece com o amor. Infelizmente, não achamos que você se parece muito com Ele.
Isso é parte do porque as pessoas estão te deixando, Igreja.
Essas palavras podem te deixar muito, muito nervosos, e você estar querendo pular num movimento instintivo pra se defender ou atacar essas posições linha por linha, mas esperamos que você não faça isso. Esperamos que você se sente em quietude com essas palavras por um momento, porque quer você acredite que isso está certo ou errado, isso é real pra nós, e esse é o ponto.
Nós somos os que estão indo embora.
Queremos ter importância pra você.
Queremos que você nos ouça antes de debater conosco.
Nos mostre que seu amor e que seu Deus é real.
Igreja, nos dê um motivo pra ficar.
Não é você, sou eu.
Isso é o que parece que você está falando, Igreja.
Eu tentei compartilhar meu coração com você; o meu coração e o de milhares e milhares de outros como eu que estão indo pra longe, pra que você saiba o dano que você está fazendo e o legado de dor que você está deixando, e aparentemente, você não é o problema.
(O que, é claro, continua sendo um problema).
Eu te transmiti minha frustração com sua privilegiada retórica religiosa, e você me respondeu copiando e colando textos bíblicos aleatórios e recortados, sobre a “Noiva de Cristo” e o “sangue do Cordeiro”, insistindo que o problema real é minha “ignorância bíblica”, e sugerindo que eu apenas preciso me arrepender e ter uma boa Concordância (seja lá o que for isso). Eu te fiz saber o quão julgado e ridículo eu me sinto quando estou com você, muito mais como um sem-teto, um pecador de fora, me sinto na periferia de suas comunidades interiores de julgamentos frequentes, e você continuou me dizendo o quão “perdido” estou, o quão desesperadamente “apaixonado pelo meu pecado” eu devo estar pra deixar você, me lembrando que eu nunca na verdade pertenci realmente a você. Em face a todas essas denúncias e reclamações, você deixou claro que o problema real é que ou eu sou pecador, ou herético, imoral, tolo, sem luz, egoísta, consumista ou ignorante.
Droga, tem muitos dias que eu nem tenho certeza que discordo de você.
Talvez você esteja certa Igreja.
Talvez eu seja o problema.
Talvez seja eu, mas eu é tudo o que sou capaz de ser agora, e é aí que eu realmente esperava que você fosse ao meu encontro.
É aqui, no meu falho, ferrado, ferido, em estado de choque, cheio de dúvidas, desiludido eu, que eu tenho esperado por você pra chegar com toda sua implacável e audaciosa coisa “amor de Jesus” que eu tanto ouvi sobre, e tornar isso real. Igreja, eu sei o quanto você menospreza a palavra Tolerância, mas agora mesmo, eu realmente preciso que você me tolere; que tolere aqueles de nós que, por todo tipo de razões você pode achar que não justificam, estão brigando pra permanecer. Estamos tão cansados de nos sentirmos como nada mais que uma agenda religiosa, um argumento pra vencer, um ponto a fazer, uma causa pra defender, uma alma pra salvar. Queremos ser mais que um enfeite no seu cinto da salvação; outro número pra encher seus posts no Twitter e seus papéis de estatísticas de final de ano. Precisamos ser mais que adereços de apelos nos cultos, que recebem seus aplausos e cumprimentos pelo corredor, e então esquecidos assim que a música acabar. Temos orado por você, pra que pare de nos evangelizar, de pregar pra nós, de nos julgar, de diagnosticar nosso pecado, tempo o suficiente pra simplesmente nos escutar...
...ainda que nós sejamos o problema.
Ainda que nós sejamos a mulher pega em adultério, o seguidor que duvida, ou o rebelde filho pródigo, ou o jovem cheio de demônios, não conseguimos ser nada além disso nesse momento; e nesse momento, nós precisamos um Igreja grande o suficiente, e forte o suficiente, e amável o suficiente; não apenas pra que nós um dia sejamos eles, mas pra nós como somos, agora. Nós continuamos crendo que Deus é grande o bastante, e forte o bastante, e amável o bastante, ainda que você não venha a ser, e é por isso que ainda que nós tenhamos ido pra longe, isso não quer dizer que estamos indo pra longe da fé; é apenas que a fé agora mesmo parece ser mais acessível em outro lugar.
Eu sei que você vai argumentar dizendo que você está fazendo tudo isso e dizendo tudo isso porque você ama e se preocupa conosco, mas daqui de onde estamos, você precisa saber que isso parece muito menos com amor e cuidado, e muito mais com espaço e silêncio:
Se alguém está frustrado, dizer a essa pessoa que ela está errado por estar frustrada é, bem, extremamente frustrante.
Só sopra mais distância.
Se alguém compartilha que seu coração está machucado, esse alguém não quer ouvir que ele não está certo de estar machucado. Isso é de parar a conversa toda.
Se alguém lhe disser que está faminto por compaixão, e relacionamento, e autenticidade, a última coisa que essa pessoa precisa é ser corrigida por essa fome. É como um chute no traseiro no caminho pra fora da porta.
Então sim, Igreja, ainda que você esteja certa, ainda que  nós estejamos totalmente errados – ainda que sejamos todos insignificantes, egocêntricos, e hipócritas, e críticos, e (eu vou dizer isso), “pecadores” – continuamos sendo aqueles que estão em busca de um lugar onde podemos ser conhecidos e podemos pertencer; um lugar onde parece que Deus vive, e vocês são aqueles que podem mostrar isso pra nós.
Ainda que o problema seja eu, é eu que você deveria estar alcançando, Igreja.
Então, pelo amor de Deus; chega logo.

John Pavlovitz é um pastor / blogueiro de Wake Forest, Carolina do Norte. Um veterano do ministério da igreja local com 18 anos de atuação, ele atualmente escreve num blog chamado Stuff That Needs To Be Said (Coisas que precisam ser ditas), e em janeiro está lançando uma comunidade cristã on-line chamado The Table.
Texto extraído do site FaithIt e traduzido livremente. Original pode ser visto clicando aqui!

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