Posts mais vistos

Posted by : Kadu quarta-feira, junho 12, 2013


"Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens."
Lucas 12:42-44


Quem é, pois, esse tal mordomo fiel?? Quem? Onde ele está, ou onde eles estão?
Não é que não existam, mas onde estão?
É óbvio que muitos estão por aí, sem serem vistos e/ou reconhecidos, sempre fiéis, sempre mordomos de todos os bens que Deus tem confiado a eles. Esses movimentam diversas frentes que tem feito a diferença mundo afora. Muitos desses tem alimentado o faminto, que busca mais do que um "Deus te abençoe, Jesus te ama", mais que línguas estranhas, profecias, mais do que literaturas e panfletos ou coisas parecidas. Outros tem servido de calor praqueles que estão com frio nesse começo de inverno..., e como tem feito frio! Outros mantém diversos projetos sociais que alimentam, abençoam, educam, tratam, dão carinho, direcionam profissionalmente tantas e tantas pessoas que talvez não teriam tanta opção se dependessem do governo, por exemplo. Projetos sociais que estão cheios de outros mordomos fiéis, estes do seu precioso tempo, se doando de maneira voluntária pra que outros possam, sorrir..., ou como diria a canção: "pra que outros possam viver, vale a pena morrer" - muitos tem "morrido" para seus próprios sonhos individuais, vendo o orgulho e o egoísmo sendo enterrados, pra que um sorriso apareça no rosto de um outro alguém. Alguns desses mordomos fiéis tem feito isso e recebido em troca xingamentos, processos, dúvidas, tapas na cara, desencorajamento..., mas sustento financeiro não!
E é nesse ponto que o texto de Lucas mais me faz pensar. Alguns mordomos, servos de Deus, talvez não sejam encontrados fiéis diante de Deus, e isso faz com que outros mordomos, os conservos ali do texto, não consigam trabalhar com 100% do que podem. Esses conservos estão (ou deveriam estar!) debaixo do cuidado dos servos bons e fiéis, mordomos prudentes..., será?
Muitos bons e grandes projetos e trabalhos sociais e de missões tem sido enterrados, porque não se consegue mais achar servos bons, fiéis e prudentes, mordomos de tudo o que Deus tem dado pra eles. Continuam se enchendo de riquezas, crendo que a vida de um homem consiste na abundância de bens que possui..., mas de tão enganados que estão, já se tornaram cegos e insensíveis! (conf. Lucas 12:15) E os conservos, lutam e lutam pra se manterem vivos, e além de tudo, manter outros também vivos através de sua atuação, seus projetos de vida, seus trabalhos sociais e/ou atuação missionária. E fazem isso quase sempre com a pergunta:" onde estarão os servos de Deus que, como mordomos, nos darão sustento no tempo certo? Onde???"
Aqueles que foram encontrados fiéis podem testemunhar aqui o quanto Deus tem confiado ainda mais em suas mãos. Mas, é claro, não vão fazer isso! Porque preferem o anonimato, já que sabem que não se trata deles, mas do Deus que os confiou Seus bens e Seus conservos.
Ainda continuo com a pergunta: onde estão os mordomos fiéis e prudentes?
Fato é que existem muitos projetos e sonhos que ainda nem saíram do papel por conta da falta de entendimento de muitos que são chamados para serem estes mordomos. Fato é que muitos projetos e sonhos que já saíram do papel estão quase voltando para esse mesmo papel, porque até acharam mordomos, mas que não se mantiveram fiéis, porque não foram prudentes e se deixaram enganar pelas vaidades da vida, pela ansiedade do que comer e beber e vestir amanhã. E assim, enchemos nossos potes de ouro, que sutilmente eu vou passar a chamar as igrejas a partir de hoje, e mantemos nosso ouro ali, nossa fidelidade ali, dentro das nossas denominações, liturgias, doutrinas, placas, quatro paredes, etc., enriquecendo "pastores", "bispos", "apóstolos", "missionários televisivos" e "ungidos do senhor", enquanto os conservos se viram lá fora, ou morrem junto com seus projetos de vida.
Pior, hoje se acumulam as funções de mordomos e conservos na mesma pessoa. Excesso? Claro que sim! Mas estes tem se mantido fiéis e se desdobrado nesse excesso pra manter a "coisa" toda funcionando. Glória a Deus por esses!! Sem nome, sem rosto, sem status, sem ouro..., mas sendo encontrados assim, tem ao menos tido a honra de permanecerem felizes, bem aventurados que são! A estes digo que, quando o Senhor voltar e os encontrar fazendo assim, "verdadeiramente, vos digo que lhe confiará todos os seus bens". (Lucas 12:44)
Ainda continua a questão: quem são estes mordomos fiéis, os quais Deus quer confiar conservos, que serão sustentados no tempo certo por estes mordomos daquilo que Deus tem dado? Você sequer pensou alguma vez que Deus pode ter te chamado exclusivamente pra isso? Será que não é por isso que você prospera onde está, recebe acima da média, está em alta em sua profissão e as coisas parecem dar muito certo pra você? Ao invés de pensar que é por seu próprio esforço, sua inteligência, seu charme e beleza, que tem conseguido o que conseguiu, você não deveria pensar como mordomo, como alguém que tem recebido isso das mãos do Senhor pra ser sustentador, repartidor, mordomo mesmo, de outros, dos conservos?
Outra coisa que tenho pra dizer, se você se encaixa nisso: "...àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido, e àquele a que muito se confia, muito mais lhe pedirão." (Lucas 12:48b)

Pense nisso mordomo: Deus confia em você, por isso você tem em abundância. Procure agora saber quem são os conservos que Deus confiou a você pra dar o sustento necessário, no tempo devido. Seja assim participante do que Deus tem feito no mundo pra transformar, resgatar e reconciliar consigo mesmo todas as coisas! (conf. Colossenses 1:20)

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -