Posts mais vistos

Posted by : Kadu quinta-feira, novembro 18, 2010


Mateus 6:25-34 e Êxodo 16

Assim como podemos ver em Êxodo 16, creio que hoje Deus quer mostrar que nossa preocupação deve ter como alvo obedecê-Lo e aprender a obedecê-Lo na caminhada. As demais coisas vão ser acrescentadas, inclusive o descanso.
Com certeza gastamos muito tempo correndo atrás do que comer e do que vestir. Gastamos mais tempo de qualidade buscando essas coisas do que buscando entender Deus e aprender a obedecê-Lo.
O que Ele diz, é algo que Ele já tentava ensinar para os israelitas no deserto. “Até quando vocês se recusarão a obedecer meus mandamentos e às minhas instruções?”, era, e é o que Deus está dizendo. Porque, como os israelitas, há um caminho pra trilharmos, há um lugar pra chegarmos, há algo pra aprender no caminho. E é nisso que devemos focar. As coisas periféricas devem continuar sendo periféricas. Como diria Brennan Manning: “A genialidade da religião está em tornar secundárias aquilo que é primário e primárias as coisas secundárias”. Se você é como eu, que busca escapar de todo tipo de religiosidade, de ensinamento comum e “enquadrado” sobre a vida com Deus, pode também ser como eu no caso de acabar se prendendo a esse estilo de vida em vários momentos.
Deus tem maná e codornizes pra alimentar seu povo diariamente, a porção exata. Deus tem inclusive o descanso pra dar, sem que tenhamos que preocupar com qualquer tipo de trabalho ou situação que envolva pensar em nos manter, alimentar, vestir, comprar, possuir, etc. Ele também dá na medida certa, segundo nossas necessidades.
No êxodo do Egito não havia roupas novas, mas havia a melhor roupa do mundo: aquela que crescia junto com eles e não se desgastava jamais, permanecendo sempre como nova! Se o povo, no deserto, recolhesse comida a mais para seu dia, ela estragava, dava bicho, cheirava mal.
É exatamente o que Deus quer falar hoje: recolher demais, além das necessidades, para um futuro, é não confiar que ele cuida de nós sempre, inclusive do nosso futuro.
“Basta a cada dia o seu mal”.
Se está diante de nós, com facilidade de acesso, algo além daquilo que é necessidade, antes de tudo devemos perguntar a Deus pra quê, ou pra quem é aquilo. Porque não precisamos de sobras nem reservas, precisamos do essencial! O que sobra deve estar faltando pra alguém. E se continuar comigo vai estragar, criar bixo, cheirar mal! Você deve saber bem do que Deus está falando.
Esse Deus comunitário pode estar colocando em suas mãos algo além do que necessita, pra que olhe comunitariamente e entregue pra quem está necessitado e não conseguiu enxergar as codornizes e o maná pra ir recolhê-lo. Talvez essa entrega voluntária faça com que a comunidade consiga perceber o maná ao seu redor. E assim, o Reino de Deus e a sua justiça são instalados na comunidade “ e as demais coisas... são acrescentadas”.
Lindo isso! Perceber o cuidado de Deus conosco, se preocupar em percebê-Lo e obedecê-Lo no caminho, entendendo as necessidades, repartindo e dando exemplo pra comunidade, fazendo que a comunidade perceba quem Ele é e como Ele cuida de todos, implantando o Reino de Deus, realizando Sua justiça, vendo as demais coisas sendo acrescentadas enquanto vivemos todos em direção ao alvo, ao prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus! Essa é a lição de hoje!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -