Posts mais vistos

Archive for janeiro 2010

Perdoar ou julgar?

By : Kadu


Recebi essa reflexão em meu email de nossa amiga e parceira Carla e a coloquei aqui por julgar extremamente relevante..., casa ainda com o que acabo de ler no Pulpito Cristão sobre perdão..., leia aí e comente:


Irmãos e irmãs, a paz!
O que vc acredita: Quando uma pessoa confessa,  cai ou reconcilia?
O que ouvimos normalmente ou julgamos?
Será que nós não estamos com nossas atitudes, inibindo as pessoas a ter a atitude bíblia de confessar pecados e sendo assim estimulando a hipocrisia?
Será que nós mesmos não estamos colhendo essa  hipocrisia moral em que estamos vivendo em nossa sociedade brasileira dita evangélica, (coisas que nos fazem corar de vergonha, mas não se assumem) porque estamos estimulando as pessoas viverem essa inversão de valores,  somos os primeiros a justificar e inverter as questões, quando o sujeito confessa, dá a cara para bater julgamos que ele caiu? Então para que confessar? Se confessar está julgado como caído e não reconciliado, para que assumir os pecados?
Será que não estamos colhendo uma realidade social do que nós mesmos plantamos nesta geração? Uma falta de prática do evangelho porque nós mesmos invertemos as ordens das coisas?
Ouça o testemunho abaixo e reflita, tire suas conclusões:





Que o DEUS da reconciliação nos abençoe sempre,
Um abraço,
Carla de Paula Berigo

O que ando lendo: "A Unidade na Agenda"

By : Kadu


No final de nossa férias passamos pela igreja presbiteriana de Limeira, que fica no Parque das Nações. Temos muitos amigos lá e fomos vê-los, trocar umas idéias, comer umas esfirras, etc...
Lá me lembro do pastor falar da vontade de Deus em colocar determinadas pessoas em determinados lugares pra que se cumpra Seu propósito..., nem que, as vezes, esse propósito seja renovar nossa visão sobre determinados assuntos.
Confesso que renovei minha mente a respeito de instituições-igrejas. Quem nos acompanha aqui sabe da nossa aversão em relação às instituições-igrejas. Acontece que lá ela parece existir para um fim bem determinado, primordialmente servindo às pessoas pra alcançarem esse fim. Não parece nada com a maioria que preferem se manter vivas, mesmo que tenham que passar por cima e até matar pessoas pra isso!
É claro que ela deve ter seus problemas e dificuldades..., pr. Gilson que o diga!! Porém, eu e minha esposa pudemos voltar a acreditar que possam existir mais instituições como aquela..., cheias de vida..., cheias de pessoas com vida!!! Uma Igreja que demonstra unidade, e não só entre si, mas, por exemplo, conosco, que não frequentamos seu templo, não damos frutos diretos para sua instituição mas que caminhamos juntos, inter-dependentes, como o Corpo deve ser. Cremos na implantação e no crescimento do Reino de Deus, e não no de nossa instituição..., isso nos une ainda mais!!
E estou falando em unidade pois estive lendo uma matéria da excelente revista Ultimato que fala sobre o esforço de algumas pessoas em busca de unidade.
O que li vou postar abaixo, da edição de Janeiro/Fevereiro 2010..., você pode conferir na íntegra e mais notícias da revista clicando aqui: Ultimato.



A Unidade na Agenda

Há pouco menos de um ano um grupo de irmãos e irmãs iniciou uma série de reuniões para compartilhar o desejo de ver no Brasil, mais uma vez, um órgão que congregue e represente os evangélicos. De certa forma, este grupo faz eco a muitas outras vozes que expressam a mesma preocupação.
Os que estão envolvidos nesta caminhada sabem que será um "caminho de pedra". O tom das reuniões e dos comunicadores reflete humildade e dependência de Deus.
O fato mais recente relacionado a este movimento foi a reunião realizada no dia 14 de dezembro, na Ig. Batista de Água Branca, em São Paulo, SP, em que estavam presentes lideranças de algumas organizações, associações, redes e denominações.
A carta convocatória para esta reunião listou três fatores que motivaram estes esforços:
1 - A absoluta necessidade de responder ao chamado do evangelho no contexto de significativos setores da igreja brasileira dos nossos dias.
2 - A precepção comum e imperativa de que necessitamos de uma espécia de aliança que seja agregadora, ágil e representativa e, ao mesmo tempo, possa existir com o mínimo de burocracia e custos.
3 - A busca por uma aliança que congregue redes já existentes, no objetivo de que elas sejam a nossa voz e expressem a nossa realidade, tanto no Brasil de hoje como em relação aos processos de representatividade externa a que somos chamados.
Ultimato apoia esta iniciativa e , junto com este grupo, deseja contribuir para ver na igreja evangélica brasileira hoje a unidade testemunhal para a qual Cristo nos chamou: "Rogo também por aquele que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos seam um, Paim como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17.21-22).



Que o esforço não descambe para o lado institucional, mas que esteja sempre na humildade que eles já demonstraram pra servir as pessoas e ao reino de Deus e não pra ser servida. Que o maior intuito seja realmente trazer unidade para o Corpo de Cristo e não ter mais uma instituição pra brigar de quem pode mais com as já existentes, ignorando pessoas e indivíduos. Que seja transparente, tanto que até se torne invisível, pra que a glória seja toda do Pai!
E eu e minha esposa? Continuamos nossa luta pela unidade e pelas pessoas..., verdadeiras causas do Reino de Deus!

Um desabafo de um missionário sobre Amor X Individualismo

By : Kadu


Você gosta de missões??
Tem caminhado junto com algum missionário, investindo nele, o apoiando com orações, palavras de incentivo, visitas pra troca de idéias e palavras, sido ombro amigo pra receber desabafos, investido financeiramente com ofertas pra projetos e como mantenedor mensal?
Se não, porque não??
A bíblia nos diz que o amor de muito esfriaria e nós, missionários, temos percebido muito isso. Talvez por nossas "andanças" por aí, visitando e conhecendo muitos lugares, igrejas, instituições, bases missionárias, etc...
Cada vez mais é o individualismo que é vivido, o egocentrismo exaltado, o narcisismo idealizado e o "você pode" é pregado em nossos púlpitos por aí. Com a tecnologia, a globalização, os celulares, a internet, os "msn's" e "orkut's" da vida achamos que aproximamos as pessoas. E, se tudo isso for bem usado, realmente aproxima. Mas infelizmente não é o que vemos.
Hoje é muito fácil comprar um notebook. Os preços são atraentes e as condições são ótimas!! E essas ótimas máquinas tratam de ser mal usadas e individualizam até o uso de computadores. Estou aqui, na frente do meu melhor amigo e acabamos de trocar umas palavras..., parte de nossa amizade..., foram por msn!!!! A tela do meu computador está esbarrando na dele!!
Esse individualismo é pregado em nossas igrejas e por isso vemos um versículo bíblico sendo alterado, de maneira bem pensada: hoje, os campos continuam brancos, e o trabalho é muito, mas não precisamos mais orar por trabalhadores, já que temos muitos dispostos. Muitos sendo treinados em nossos seminários, bases missionárias, escolas teológicas, etc... Mas falta algo necessário: dinheiro!! É claro que já vão me dizer que se é só dinheiro que precisamos, não precisamos de mais nada. De maneira "romântica" isso é sempre falado mesmo! Até eu mesmo costumo falar isso! Porém, na realidade...
E também não precisamos orar por dinheiro..., creio que se orarmos a resposta de Deus seria: "Mas já tá tudo aí, nas mãos de alguns poucos e nas mãos das instituições que se dizem igreja!".
O mundo que vivemos é capitalista. E nós, estrategicamente sabemos não ser usados pelo sistema, não ser usados pelo dinheiro. Sabemos onde é o seu devido lugar. Mas precisamos dele sim..., ou como pagaremos o avião ou o ônibus pras viagens? Como compraremos a comida e os remédios pra sobrevivermos? Como pagaremos as contas de um lugarzinho pra morar ou pra nos basearmos?
Ah, você também pode dizer que o negócio é dependermos de Deus pra tudo e onde Deus nos enviar Ele sempre vai arrumar um jeito, nem que seja de última hora. Se não conseguimos dinheiro, alguém vem e paga a conta sem nem sabermos ou então somos perdoados das contas e não precisamos pagar. Alguma cesta básica aparece doada por um desconhecido nos deixando sempre alimentados, ou então cai de novo o maná do céu. Nunca mais ficaremos seriamente doentes ou se ficarmos um remédio aparece na nossa porta sem nem pedirmos..., ou então é só orarmos que a doença vai embora!
Vê só!!! Até nisso somos individualistas!!! "Se vira rapaz", é o que na verdade queremos dizer!! Se Deus te mandou Ele vai cuidar..., na verdade quer dizer: "Não quero e nem tenho a obrigação de te ajudar..., ema, ema, cada um com seus problemas! Não fui eu que escolhi viver assim!".
De um lado, se vai aparecer misteriosamente alguma coisa na nossa porta ou se vamos ser perdoados de nossas dívidas, alguém está sendo usado pra isso, certo?? Seres humanos!! Relacionamentos!! De outro lado, o individualismo impera!!! Ninguém é usado..., cada um por si e Deus pra todos!!
Do lado onde alguém é usado..., que não seja eu!! Usam até a famosa historinha de que até o demônio se submete quando Deus manda..., então vou me relacionar com o demo, certo??? Porque se alguém é usado, não tem sido a igreja..., aqueles que se dizem cristãos!! Estou realmente generalizando..., aqueles que não se encaixam aqui me perdoem, pois vocês sabem do que estou dizendo...
Por esse individualismo generalizado, temos que ficar "correndo" atrás de sustento!! Eu e minha esposa, que temos o sonho de mudar a mentalidade das pessoas e transformar situações trazendo o Reino de Deus, temos que também nos preocupar com "correr" atrás de sustento! Nada de mais..., já estamos acostumados e não achamos que merecemos nada além disso!! Mas, imagina comigo a situação..., fazemos o que o evangelho diz para os cristãos fazerem, que a enorme maioria não faz, apesar de se reunirem domingo após domingo, dia após dia nas igrejas-instituições por aí! Lá, eles recolhem dízimos e ofertas regularmente pra manter a casa funcionando, algumas vezes com o falso pretexto de investirem no Reino de Deus. Isso faz com que o levantamento desse dinheiro seja "legítimo" e com que as contas engordem bastante. Porém, quando surge uma necessidade real de investimento de dinheiro no Reino de Deus..., o máximo que acontece é: vamos fazer uma coleta aqui pro irmão fulano de tal. Isso em raras ocasiões. Igrejas-instituições com milhares, milhões, talvez bilhões, guardados nos cofres e nos bancos, fazendo levantamento de ofertas pra missões do irmão fulano de tal. Pode isso???? Tira do cofre "muquirana"!!!
Agora, no mais normal de acontecer, o que fazem é: "vamos orar e cremos que o Deus da provisão é o Deus que te chamou..., fique tranquilo, tudo vai dar certo!".
Como se não soubéssemos!!!!
Desculpa aí, leitores deste blog, mas não era nem pra termos que pedir..., e não era pra ainda ter missionário vocacionado, sério e capacitado saindo do campo porquê não tem investimento ou porquê dizem que o que ele tem mesmo que fazer é "tendas" pra continuar no campo, o que não passa de mais uma palavra carregada de falta de amor e de individualismo!!!
Tem missionário "penando" pra se sustentar e sustentar sua família, só porque querem fazer o que a bíblia diz que Jesus fazia. Porque se fizéssemos o que a igreja-instituição de hoje diz estaríamos é abastados, prosperando, como cabeça e não cauda, sendo empresários e não empregados, com unção financeira especial, emprestando e não pedindo emprestado, sem dívidas porque isso não é coisa de crente cheio de fé!!!!

Existe amor ainda?? Porque amor é Deus, Deus é amor..., e o que Ele fez de mais bonito e mais precioso pra que eu e você ainda estivéssemos vivos e com vida em abundância (muita vida!) foi o que Filipenses 2 diz:
"embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a se mesmo, vindo a ser servo (ou, como algumas versões dizem, assumindo a forma de escravo), tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!".
Então suponho que se existe amor, existe a vontade de renúncia própria a ponto de viver como nosso supremo mestre Jesus. Se assumo que amo, assumo que estou propenso, com todas as lutas que meus desejos e minha carne me colocam, a tomar o exemplo altruísta de Cristo e viver como Ele.
Assim, também me coloco a disposição pra trazer o Reino de Deus, nem que minha vocação e meu chamado me coloquem na posição de apenas enviar dinheiro, não indo diretamente. Ou sendo amigo chegado, que escreve, que ora, que torce, se alegra e chora junto..., ou mesmo aquele que vai!!
E isso trazendo união ao corpo, não individualismo egocêntrico..., dando glórias todos juntos - braços, pernas, bocas, olhos, etc... -, ao cabeça que é Cristo!!
Vamos acabar com a individualidade egocêntrica no nosso meio dando passos em direção ao altruísmo, usando nossas escolhas de forma a renunciar coisas pra nós mesmos a fim de sermos iguais..., igualdade e fraternidade são valores do Reino de Deus e podemos transformar realidades através disso!
Invista mais nos outros do que em si mesmo..., entenda que você faz parte de um corpo..., entenda que tudo o que você faz deve ser em prol do crescimento desse corpo, pra glória do cabeça!! Não creia em mentiras..., você não vai vencer sozinho..., você só vai vencer com a vitória de todos, com a vitória do corpo todo!!
Aqui mesmo, pela internet você pode encontrar dezenas de oportunidades pra investir seu tempo, suas palavras, seus estudos e suas finanças. Do seu lado aí, onde você está, você pode perceber oportunidades pra isso! Você pode também ter um pouco mais de trabalho e buscar, correr atrás dessas oportunidades, seja no seu bairro, na favela mais próxima, nos hospitais, nos "Haitis", nas instituições-igrejas, nas bases missionárias...
Invista em missões..., invista até em desconhecidos pra você mas que ao menos você sabe que são sérios no que fazem e realmente tem trazido paz com Deus aos outros, e não falsas promessas de riquezas e benfícios extras!
Entrem em contato conosco..., somos missionários e sabemos de diversas oportunidades e pessoas que você pode investir sua vida!
Entre também no link lá em cima desse blog e conheça um pouco mais sobre nossa viagem à Espanha..., ou nos escreva pra saber mais!!
Que o Deus da Renúncia esteja com todos vocês!!

ka_du2@yahoo.com.br
lilyanekm@yahoo.com.br

Quanto vale um celular quebrado pra você?

By : Kadu


Enfim de volta!! Quanto tempo hein?
Pra quem não falei: um ótimo ano novo, afinal, pode ser seu último!!!
Estivemos um tempo na praia, pegando um solzinho e descansando um pouco. O que mais fizemos foi ficar debaixo do guarda sol (muito quente!!) olhando, observando e conversando. Muito bom. Principalmente porque dava pra pescar uma e outra conversa por ali e parar pra pensar, meditar, conversar com Deus.
Uma das situações chamou minha atenção. Na nossa frente estava uma família, sem os filhos. Conversando e curtindo, numa boa. Pouco tempo depois chegam os filhos. Uma das filhas muito preocupada, chega logo falando pra mãe que tava mal, que havia acontecido uma "coisa". A mãe deu risada mas ela logo a repreendeu dizendo que era pra parar porque era sério! "Mãe, tira o óculos (de sol), é muito sério". Nessa hora minha atenção voltou inteiramente praquela situação.
A menina vira e diz, com ar de muita seriedade: "Meu celular quebrou! Não tá mais funcionando a tela!".
...
É..., é isso mesmo..., é sério!!
Como é possível isso??
Esses dias fiquei me perguntando e percebi que estou meio fora da realidade em relação aos preços das coisas. Algumas coisas pra mim continuam caras demais enquanto pra 99% das pessoas já não é mais..., valem o preço. Talvez tenha ficado fora mesmo da realidade da cidade grande, sei lá! Mas será que fiquei tão fora da realidade que, além dos preços, já não consigo mais entender a seriedade de se quebrar a telinha de um celular??????? Hã????
Um celular hoje dizem que é muito barato, correto?? Eu continuo achando meio caro, mas já tem aqueles por menos de 100 reais, o que antigamente era improvável de existir, nisso estou por dentro! Agora, a seriedade que a menina demonstrou, sem brincadeira, foi estranha!
O pior foi a reação dos pais da menina, que também encararam aquilo com a mesma seriedade! Muito estranho!
Na mesma semana em que São Luiz do Paraitinga, perto dali de Ubatuba, estava completamente arrasada pelas chuvas, damos enorme seriedade pra uma telinha de celular. E só a tela mesmo, porque ela disse que ele estava funcionando normalmente, recebendo e fazendo chamadas, que supostamente é o que um telefone deve fazer!
Uma semana antes o Rio de Janeiro estava um caos, com a morte de mais de 50 pessoas na festa da virada do ano..., mas..., o celular quebrou! Isso sim é sério...
Fiquei imaginando que pouco importa o meu próximo, o sofrimento alheio nunca é maior que o meu..., não importa se "quebrou" toda a casa do meu próximo, importa é se quebrou a tela do meu celular.
Bem que já foi dito que o amor de muitos se esfriaria..., só é difícil demais pra mim ver isso acontecendo dessa forma. E a nossa sociedade vai pros caminhos que tem ido por causa da seriedade de um celular!!!
Serviu, e muito, pra eu pensar e rever minhas prioridades..., onde tenho colocado seriedade no meu viver! Pensei e estou pensando também na seriedade das minhas reações diante dos "celulares da minha vida" e das enxurradas por aí!
Afinal, onde está o seu tesouro, aí está seu coração também!! Creio que o tesouro daqueles em quem o amor tem se esfriado não passa de um celular, um objeto. Objeto esse que é trocado, no máximo, de 6 em 6 meses! Toda a preocupação e seriedade é jogada fora de 6 em 6 meses..., mas a vida das pessoas ao redor pouco importa!
Ainda bem que existem pessoas que ainda resistem firmes e com AMOR..., e assim conseguem renunciar um pouco dos seu "celulares" pra enviar suprimentos básicos e extremamente necessários para as vítimas de Angra dos Reis e São Luiz do Paraitinga.
Quero ficar firme em Jesus..., resistir até o fim!!
E você? Ama mais a telinha do seu celular? Qual sua reação diante de um celular que acabou de comprar quando quebra? E qual sua reação ao ligar a TV e ver a situação das cidades inundadas e das pessoas perdendo casas, comércio, parentes, etc????

Ainda sobre o Natal...

By : Kadu


Neste Natal fizemos algo diferente, eu e minha esposa. E foi muito jóia!
Depois daquilo que é costumeiro: ceia com família na noite da véspera, carnes, massas, saladas, maioneses, refrigerantes, sucos, vinhos, presentinhos e amigos-secretos, veio o dia..., e veio a lembrança do convite feito por um grupo de amigos para distribuirmos presentes numa comunidade carente. Acordamos às 6 e meia da manhã do dia 25 de dezembro e fomos nos encontrar com o pessoal pra um café da manhã numa igreja, próxima ao local da entrega de presentes. Na noite anterior, devido à festa, fomos dormir às 3 meia da madrugada!!

Com muito sono, mas com o coração cheio de expectativa lá fomos nós. Bairro pobre, carente, cheio de necessidades básicas. Do lado de uma linha de trem que ainda funciona, fato que já causou acidentes por ali. Fomos passando pelos barraquinhos, percebendo alguns lares ali e algumas bagunças também. E entregamos pra várias crianças brinquedos e doces.
Acabamos e fomos pra mais festas, numa pequena chácara-rancho de parentes, comer muita carne, massas, maioneses, etc, etc, etc...
Poucos sentimentos ficaram daquele dia. Poucas lembranças também. A não ser as que agora passo a relembrar e repensar..., e finalmente tirar lições pra minha vida. Meio atrasado, mas ainda em tempo!
O fato de muitos de nós estarmos cercados por nossas tantas coisas nos faz ver situações desesperadoras ao redor com olhos de descaso. Não sentimos nem mesmo dó..., quando muito a tal dó!

Afinal, temos tanto pra nos preocupar! Aqueles, dali do Parque Shalom 3 não tinham muito pra se preocupar..., e se preocupavam muito!! Pra nós, o muito não trazia a nossa paz..., pra eles, o quase nada, nem o básico, vinha com o nome de Shalom (paz!).
E enquanto passava lá, parecia mais uma das tantas vezes que fiz algo parecido, mas dessa vez..., nada! Nada de muito chocante, nada de muito impactante. Talvez fosse o sono, afinal, foram só 3 horas dormidas.
Dormidas num bom colchão, num quarto de alvenaria, com ventilador e coberta, e um travesseiro muito confortável. Quantos ali não tinham nem dormido?? Quantos ali não tinha cama? Não tinham colchão ou travesseiro? Nem mesmo alvenaria a grande maioria tinha!! Mas o meu muito me trazia preocupações demais pra eu pensar nas preocupações que o pouco deles poderia trazer!!
Consegue ver o contraste?

Fiquei pesando todos esses dias, porque gosto de tirar lições de todos meus momentos, e, através da narrativa de Paulo em 1 Tessalonicenses 2:8 percebi o quanto faltou compaixão e o quanto isso era fruto de não estar em sintonia com Deus pra fazer o que fiz. Meu coração não se ligou ao de Deus praquele momento, consequentemente também não se ligou ao daquele povo de paz! Não os amei a ponto de querer não somente compartilhar um pouco de presentes ou evangelho, mas de dar a minha vida a eles..., estar de todo o coração ali, sendo Jesus pra eles!! Vi que não passei de um assistente social. Não que isso seja ruim, mas..., não era pra ser assim. Demonstrei ali toda a fragilidade das minhas tentativas de viver o evangelho integral!! E peço perdão a Deus por isso...

Aprendi que assistência social de modo impessoal não é o que Deus quer de alguém que deseja viver o evangelho integral. Que devemos amar a Deus e as pessoas a quem estamos servindo a ponto de dar nossa própria vida, de maneira bem pessoal. Aprendi que devemos nos deixar ser conhecidos quando realizamos esse tipo de trabalho! Que um sorriso fica marcado, mas um choro demonstra intimidade..., e apesar de saber que tinha gente querendo compartilhar sua vida com lágrimas, ignorei pelo preço de um sorriso ao entregar um presentinho... Aprendi também que às vezes penso que estou indo pra algum lugar, fazer alguma coisa pra me dar ou ensinar os outros, quando na verdade estou recebendo e aprendendo..., e aprendi que só aprendo isso depois de perceber meu orgulho..., e que não consegui percebê-lo no dia...

O título do blog que também faço parte fica na minha mente agora: que post de evangelho é esse? Que evangelho é esse que vivi ali, naquele dia??
Parque Shalom 3, desculpa pela impessoalidade..., pela falta de amor! Mas obrigado por me ensinar e me dar esse presente neste natal!!
Que o Paizão me ajude nesse novo ano a viver bons natais todos os dias, de maneira pessoal, com muito amor a ponto de doar minha vida, e com muita humildade pra saber quando estou em posição de aprender e receber!

- Copyright © UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -