Posts mais vistos

Posted by : Kadu terça-feira, agosto 18, 2009

Estou acabando de ouvir aqui numa aula sobre missões que Deus abomina o pecado. Novidade?? Não! E também que Deus ama o pecador. Algo novo? Não também!
Hoje pela manhã estive meditando em 2 Crônicas nos capítulos 23 e 24 e vi mais uma dentre tantas vezes em que o povo de Israel se volta pra Deus, depois de o abandonar, e novamente o abandona de novo.
E esses dias eu estive lendo uma crítica feita num blog sobre aqueles que acompanham Valdomiros, Macedos, Malafaias, etc... O autor não concordava com a idéia de que os seguidores desses não eram desviados do cristianismo, como alguns julgam, mas sim eram os mesmos que, quando estava na moda seguir o santo tal eles iam, quando a moda era o terreiro tal, iam também, ou mesmo o pai-de-santo, o centro de umbanda, etc...
Calma, vou juntar tudo!


Penso eu que o que acontece hoje não é nada novo não. Desde a antiguidade existem os que buscam seu próprio umbigo pra endeusar, mas como umbigo não é algo tão bonito pra fazer uma estátua, então eles inventam qualquer coisa mais bonitinha mesmo! E às vezes inventam algo não-físico, não-matéria, “não-apalpável”..., e assim se torna mais fácil esconder a idolatria. Tão idólatra quanto!!!
E desde a antiguidade também existiam momentos em que genuinamente alguém fazia um movimento na volta pra Deus e buscava disseminar essa idéia, algumas vezes com ferocidade e até ira, algumas com atitudes revolucionárias, algumas com palavras bonitas, atitudes estranhas, etc...
Com o tempo, a “volta” virava a moda do momento. Muitos também iam nesse “embalo”. Já viu protesto na sua cidade sobre o preço do transporte coletivo?? Uma meia-dúzia está ali querendo protestar com uma causa..., o resto quer folga e baderna mesmo!! Creio que era mais ou menos assim com o povo de Israel..., e é até hoje assim no nosso meio gospel-judaisante-israelita-evangélico-protestante!!
E aí, nós passamos a criticar tais pessoas, tentando classificá-las entre uns e outros. Buscamos estratégias pra acolher os “novos-adeptos-convertidos”, e também pra alcançar outros pra nossa moda. Depois de “encher nossos celeiros” de “almas”, ficamos satisfeitos pelo trabalho realizado. De repente, vem o tempo da moda acabar, afinal toda moda tem seu tempo. E aí os “velhos-adeptos-convertidos” e as “almas” começam a se “desviar” para a outra moda, porque esse é o tempo. É aí que quebramos a cabeça tentando entender o porquê, mais críticas surgem, nos entristecemos com Deus e com o mundo.
Com isso até nós mesmos mudamos de “roupa” pra entrar na moda atual, afinal, está funcionando, está dando certo ser assim.
Ainda existem aqueles momentos em que a moda “volta”! Vejam só, o xadrez voltou, e está até que durando certo? Olha o All-Star e as havaianas aí!
A moda de se voltar ao Deus genuíno vira e mexe está de volta. E com sinceridade! E, de novo, deve-se disseminar isso pela boca dos profetas. E na divulgação da moda, surgem os adeptos de novo. Os protestantes do protesto que tem causa pra poucos. E o ciclo se renova!
E aí..., hiato...
Minha pergunta(e sempre tenho muitas!): Deus tem crise de identidade nesse tempo todo??? Ele mudou com o tempo e com a moda?? Deixou de fazer ou fez algo a mais por causa disso tudo?? Ele é um Deus de causa e efeito??? Nós é que geramos as respostas de Deus e o manipulamos com nossas loucas atitudes e idéias??? Ele(Deus) deixou de amar alguém ou amou mais outrem?? O pecado mudou com a moda e o tempo? Ele (Deus) deixou de abominar o pecado??
Quando entendi que tudo, TUDO, se trata de Deus, vi também as dificuldades de se viver sob esse entendimento. Porém, o fato não se tornou menos verdadeiro!
Só o que vejo nesse ciclo são pessoas (e eu tô nessa!!!) buscando, mesmo no verdadeiro Deus, somente a si mesmos! Nossos desejos, nossas vontades, nossas críticas, nossas maneiras de pensar!!! Pra nós, não se trata dEle, mas se trata de nós!! Nossos deuses-umbigo sem formas e vazios ou com formas bem definidas, mesmo que não parecendo umbigos!!! E vivemos esse ciclo sempre achando que andávamos com Deus, pecamos com rebeldia, depois nos arrependemos e voltamos. Na verdade, concordando com a crítica do amigo, não somos crentes e depois desviados..., SEMPRE estivemos desviados!!!!!!!!!!!!!! SEMPRE!!!!!!
E não é cegueira não..., enxergamos muito bem..., mas somente até 50 centímetros do nosso nariz pra baixo..., no próprio umbigo!! E não importa que formato damos pra esse “deus-umbigo”, repito, mesmo que seja o formato do evangelho, das igrejas protestantes, da bíblia..., será sempre um formato, uma imagem, do nosso próprio umbigo! E não devemos fazer imagem, como mandamento, correto??
Me ajudem..., comentem, critiquem, reiterem, incrementem, discordem totalmente, qualquer coisa..., esse post não está completo..., não sei mais o que escrever..., nem exatamente o que pensar agora..., depois volto a escrever...

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. É Kadu, como disse um chefe meu: só tem um espertinho ficando rico onde tem um outro monte de espertinhos... Seguimos a moda (e eventualmente enriquecemos alguém, enchemos algum templo, nos tornamos adeptos de alguma coisa) porque ela nos interessa... Não porque ela é interessante, mas porque somos interesseiros... Somos os outros espertinhos... Ler a bíblia e buscar a Deus dá trabalho... Então, vamos seguir qualquer porcaria que um espertinho qualquer anda dizendo... Vamos nos esconder e entrar em transe em uma balada-gospel-emocionante-hipnotizante em um templo qualquer, onde nos esquecemos da vida, nos esquecemos dos problemas e nos juntamos com um outro monte de espertinhos hipnotizados e então podemos fazer qualquer imagem de nós mesmos... Aí eu sou enganado, engano outros e por eles sou enganado também... Vivemos todos felizes com nossa imagem de nós mesmos!!!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -