Posts mais vistos

Posted by : Kadu quinta-feira, agosto 27, 2009

Tem um camarada aqui na base que diz que Deus é escuro. Calma, não é racismo ou coisa parecida não!! É que ele diz que andar com Deus é andar no escuro..., dar um passo em “falso”.


Há muito o que se aprender com isso ainda. Tenho tido algumas várias experiências nesses últimos dias e não dá pra reclamar porque sei que faz parte das minhas orações: conhecer a Deus. Conhecer o “escuro”!!

Hoje Rai falou mais um pouco aqui no culto da base (Rai é missionária de Jocum também há 16 anos, trabalhando no Rio de Janeiro com diversos projetos). A fala dela de hoje foi sobre o viver abstrato e não concreto com Deus. A pergunta dela: há como você provar seu relacionamento com Deus pra alguém?? Não!! E isso é tudo o que temos na maioria das vezes.

Em Abraão vemos esse relacionamento abstrato, com o “escuro”. Quem iria acreditar, naquele tempo, que um Deus o visitou, na presença de dois anjos que comeram com ele, e ainda prometeu que depois de velho ele teria um filho, e, “pior”, que esse filho seria o início de uma nação exclusiva de Deus. Aiaiaiai!!! Como assim rapaz??? Cê ta loco Abrão??? Fica na sua aí maluco!!

O que Abrão tinha pra provar para os outros que o perguntariam?? Nada concreto!! Fé!!! Certeza do que se espera!! Abstrato!!!

Hoje temos tudo documentado e vivido já. A experiência já se passou e sabemos o final dessa história, mas quase nunca paramos pra pensar na dimensão disso pra época. Imagina só eu chegar hoje numa igreja cheia de expectativa sobre minhas experiências com Deus e começar a pregar com essa fala: - Gente, hoje tenho que lhes falar sobre algo de muito importante que tenho vivido e que aconteceu de maneira super especial. Um ser sobrenatural me visitou! E ele me revelou coisas novas!! Sabe o Deus que nós conhecemos e cultuamos?? Ele me disse que esse bondoso Deus é parte dele..., mas ele é maior que todos..., e trouxe novidades!! Disse que eu teria um filho!! Gente, o que vocês não sabem, mas tenho aqui os exames pra provar, é que sou estéril..., e é irreversível!! Mas ele me disse que me daria um filho..., e ainda mais, esse meu filho ia começar uma nova família, que seria maior e mais poderosa que todas as outras, mostrando seu esplendor!!!

Vocês, no mínimo iriam levantar e ir embora, correto??? Imagina só Abrão falando isso(mais ou menos isso né?) na época?? Praticamente criando um novo conceito de fé, num “novo” Deus, que queria um povo só pra ele, e que ali estaria o esplendor dele..., e isso viria de um casal de mais de 90 anos de idade, tendo filho. Acho que já escrevi isso né??

Então, pensando lá em Abrão de novo, devemos pensar na questão das suas necessidades também. Ele demonstrava que não era um cara com as mesmas necessidades que eu hoje. Nem mesmo em relação à promessa de Deus. Se fosse assim imagina só a ansiedade e as loucuras que ele faria e seria relatado na bíblia!? Mas ele não..., colocava suas necessidades unicamente no relacionamento com Deus. Foi a própria Sarai que lhe ofereceu um filho da escrava..., não foi ele que correu atrás de um filho. Ou seja, nem de um filho ele não tinha necessidade. Mesmo sabendo da promessa que faria dele um grande povo ele não correu atrás de cumprir essa promessa de qualquer maneira ou morreu de ansiedade pela demora no cumprimento da promessa. Antes, colocava sua necessidade no relacionamento com Deus, somente. Quando as coisas começavam a apertar, Deus aparecia a ele e lhe trazia forças pra caminhar mais um pouco. E ele sustentava a promessa de Deus pra ele através de seu relacionamento com Deus. E de novo a pergunta: que prova ele tem de tudo isso?? Abstrato!!!! Escuro!!! Fé!!!!

Trago isso pra minha vida..., cheio de ansiedades que sou, devido à minha visão de necessidades e de promessas que ainda não se cumpriram.

Primeiro, tenho que corrigir minha visão de necessidades. Minhas cobranças e ansiedades diminuirão bastante e poderei acalmar minha alma diante dEle. Assim, só vai me restar meu relacionamento com Ele. E ainda assim tudo continua abstrato, a não ser meu relacionamento com Ele, que é concreto. Só não consigo provar nada pra ninguém sobre esse concreto relacionamento. Mas sei que tenho.

Depois tenho que repensar minha fé. Minha confiança. Talvez minha visão de necessidades seja deficiente porque minha fé não está colocada na pessoa certa. O mesmo do post anterior: meu “deus-umbigo” ainda reina!!

Paizão, qual sua visão de necessidades pra mim?? Me ajuda a me relacionar contigo da maneira certa, visando a necessidade certa. Que a fé e a confiança que eu tiver seja na pessoa certa. E, se eu cair, como sei que vou, que eu ainda caminhe com você, nesse mesmo relacionamento sincero e confiante, com graça, perdão e arrependimento.

E que andar no abstrato não seja o incorreto na minha maneira de pensar. Que eu ame caminhar em VOCÊ..., caminhar no escuro, confiante na amizade com você!!!

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -