Posts mais vistos

Posted by : Kadu terça-feira, abril 17, 2012



                         


Estive pensando nas nossas inúmeras tentativas de nos corrigir. Vez ou outra pegamos nosso pecado pelo pescoço com toda sinceridade e resolvemos acabar com ele de uma vez por todas.
Algumas vezes também fazemos isso pra mudar realidades..., de nossas igrejas-instituições, de nossas instituições-bases missionárias, de comunidades carentes, bairros, etc...
Pegamos os pecados e queremos arrebentá-los!! Que saiam de nós..., e rápido!
Muitas vezes usamos os métodos corretos de confessar, algumas vezes até publicamente, e deixar de lado. Fazemos do verdadeiro sentido de arrependimento algo real em nós. Nos quebrantamos..., vamos falar com as pessoas certas...
Mas, vez ou outra também voltamos a cometer os mesmos pecados e não vemos nenhuma mudança real, permanente e a longo prazo. Nossas comunidades continuam a mesma. Não há desenvolvimento social em nossos bairros, em nossas cidades. Nossas instituições continuam enfrentando permanentemente as mesmas situações.
Você já se perguntou porque??
Não quero ser simplista e encerrar a discussão aqui, mas queria dizer um pouco do que vejo acontecer. Se você discordar ou quiser acrescentar o formulário de comentários está aí, sem moderação de comentários..., fiquem a vontade!
Quero, antes de tudo, deixar um texto pra lermos juntos:
"...porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal... Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas... Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem o que não deviam. Tornaram-se ..."
Você pode ler isso em Romanos, no capítulo 2, de maneira mais completa.
Veja só quantas vezes está escrito "ele os entregou"!! E vê lá os motivos pra isso...
Por isso creio que, apesar de estarmos muitas vezes tomando atitudes corretas, estamos tratando determinadas situações apenas pelos frutos ou por aquilo que é mais visível. 
Pense numa árvore frutífera. Ela tem raíz, tronco, galhos e frutos. Se virmos que os frutos são ruins e retirarmos eles, o que acontece logo depois?? Os mesmos frutos crescem novamente. Ainda que a atitude de tirar os frutos seja boa e correta naquele momento, muitas vezes o que temos que fazer é mudar a natureza desse fruto e não simplesmente arrancá-lo.
Arrancar os frutos por si só não faz mudar realidades pois, no devido tempo, o mesmo fruto vai crescer. A raiz da árvore é nossa mentalidade, e é lá que devemos chegar.
Você nunca teve a impressão de, mesmo tratando de um pecado, ter algo além daquilo. Algo mais profundo?
Pois é, é a nossa mentalidade, nossas crenças. Elas é que determinam nossas atitudes, os frutos que damos.
E, se queremos mudar uma realidade de uma vez por todas, devemos tratar do assunto na raiz. Se os frutos não tem sido bons, temos que arrancar a àrvore e plantar uma outra, alicerçada numa boa semente, que vai dar uma boa raiz, gerando bons frutos!
E isso tem a ver conosco mesmo, com nossas instituições que fazemos parte, com nossa comunidade, em nosso trabalho, etc...
A verdade é que, como diz no texto, temos que entender que por conhecer a Deus e não dar a devida glória pra Ele, Ele nos entregou a..., por não dar graças a Ele, Ele nos entregou a..., por trocarmos a verdade de Deus pela mentira, Ele nos entregou a..., por adorarmos e servirmos a coisas criadas ao invés do Criador, Ele nos entregou a..., por desprezarmos o conhecimento de Deus, Ele nos entregou a...
Veja bem que por não tratarmos de certos assuntos na raiz do problema, ficamos entregues a cometer novamente todo tipo de atitudes reprováveis e contrárias a natureza de Deus. Se continuarmos tratando somente dos pecados, das más atitudes, dos frutos, não estaremos alcançando êxito permanente pois nossa mentalidade ainda não mudou!
Já ouviu aquela frase: "Tiram o pobre da favela mas não tiram a favela do pobre?". Pois é mais ou menos assim com o pecado: queremos tirar o pecado do pecador, mas não o pecador do pecado.
Se tratarmos desses pecados voltando a reconhecer a glória de Deus, dando-lhe graças, não trocando mais verdades por mentiras, o adorando e servindo no lugar de adorar e servir à pessoas, imagens ou instituições,
o conhecendo e dando valor à esse conhecimento, é certo que conseguiremos transformar realidades de uma vez por todas, a longo prazo.
É claro que o processo é constante e demorado, porém, mais do que nunca se faz necessário.
Por isso, façamos o exercício de olhar pra nossa realidade e as que existem ao nosso redor de maneira mais reflexiva e crítica, tentando identificar as raízes dos problemas e buscando soluções pra transformação através da renovação da nossa mentalidade, não mais dando aspirina pra cura dos nossos "tumores cancerígenos"...
Participe dessa reflexão..., comente e complemente!!

Obs: texto originalmente postado no Que post de evangelho é esse? - estou postando alguns bons artigos de lá pra cá, já que desativamos aquele blog a algum tempo.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -