Posts mais vistos

Posted by : Kadu domingo, março 13, 2011



Tem algum tempo que tenho ouvido a mesma coisa, a mesma música. Muito mais pela mensagem dada pela pessoa que canta no final da música. E tenho, nas minhas fraquezas, debilidades, pecados e desobediências, buscado de alguma forma ouvir a Deus. Sei que Ele não me abandonou, sei que nada pode me separar do seu amor, porém, por todas as minhas dificuldades dos últimos tempos, tenho parado muito pouco pra ouví-Lo. As músicas tem sido uma espécie de alimento pra me manter vivo..., sei que não são alimento sólido e que não fazem nada mais do que simplesmente me manter vivo, respirando, porém é o que tem me restado de apego nesse momento.
E num desses dias, ouvindo Rachel Novaes cantar a música 'Primeiro Amor', dentro do ônibus, a caminho do trabalho, segurei as lágrimas. Fazia tempo que Deus não falava de maneira tão profunda, tão íntima e tão clara comigo..., ou fazia tempo que não parava pra prestar atenção nEle falando assim...
Vou tentar retransmitir aqui o que ouvi naquele dia, embora já façam alguns dias que ouvi.
Existe um momento onde João escreve aquilo que Deus está vendo e querendo mostrar pra algumas igrejas, dentre elas a igreja de Éfeso. Está em Apocalipse, a partir do capítulo 2, e diz o seguinte (nos trechos que estou meditando):
"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste."
É Deus dizendo a mim que sabe da minha luta, sabe do meu trabalho, sabe de tudo o que já fiz, o que vinha fazendo por Ele. Ele conhece bem tudo o que minhas mãos fizeram nesses anos de missões, de trabalho árduo. Ele sabe tudo o que tive, junto de minha esposa, aguentar, sofrer..., tudo por Ele, pra Ele..., tudo nEle. Ele sabe que nunca me cansei, que nunca achei complicado demais. Ele sabe que me deleitava nEle fazendo o que fazia.
Mas, como diz o versículo 4: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."
Essa advertência é severa. Pode até passar desapercebido na leitura do texto, porém tenho que parar e ficar pensando por mais tempo nisso!
E naquele momento, dentro de um ônibus lotado, de pé, já cansado de tanto empurrão, no terceiro ônibus do dia, Deus mostra que deixei o primeiro amor. E Ele está mostrando tudo, desde o último ano em missões até esses últimos meses aqui em Campinas.
No antigo testamento, muitas vezes o povo de Deus é chamado de noiva. E Ele deseja estar sempre junto a essa noiva, como Noivo Fiel. Porém, por diversas vezes essa noiva escolhida de Deus se volta pra outros amantes. Muitas vezes se volta como amante de si mesma e deseja se isolar do Noivo Fiel. A noiva se torna prostituta! E na prostituição, o amor se esvai..., não há amor em se prostituir!
Deixaste o primeiro amor, Kadu!! E 1 Coríntios 13 diz que não há obra nenhuma que seja perfeita ou aceitável ao Noivo Fiel sem amor.
Ainda no antigo testamento Deus diz pra sua noiva que vai chegar um momento de levá-la para o deserto. E ali o Noivo Fiel vai falar com carinho com a noiva, e ali a noiva lhe ouvirá, e ali haverá restauração.
Nesse exato momento fiz o máximo pra engolir o choro dentro daquele ônibus! Era isso!! Já não havia aquele amor de antes no que eu estava fazendo. Tudo estava muito mecânico e, mais do que os resultados do meu trabalho pra outras pessoas (que até vem de um trabalho mecânico, porque Deus é Deus e faz o que quer através do Espírito!), Ele estava interessado em mim. E ainda que fosse necessário levar-me para o deserto pra que eu o ouvisse e fosse restaurado, Ele assim o faria..., e fez! Verdade!! Não há palavra alguma que defina melhor o que temos passado por aqui e que repetimos constantemente: DESERTO! Eta deserto longo!!!! Mas é somente aqui que estou me atentando pra isso..., é somente nesse deserto que poderei ouví-Lo atentamente, com carinho, sem interrupções. Aqui estou desarmado, não tenho feito nada, obra alguma que me "mostre" um escape onde possa dizer: "está tudo bem!". Não, aqui consigo enxergar, desnudo, que não está nada bem..., e aqui posso ver que já faz algum tempo.
Me lembrei que nessa última viagem à Espanha o líder nacional da Jocum de lá me chamou pra conversar e me fazer o convite pra ficar, pra voltar pra lá. Além do convite direto do pessoal que estávamos trabalhando, o líder nacional sentou no sofá comigo pra me convidar..., é muito importante isso e muito legal..., e eu, que sempre tinha resposta pronta para os desafios que Deus me fazia, porque sempre agi baseado no amor, disse que ia ver, que ia pensar..., na verdade já estava negando ali. Porque estava pensando não no Noivo Fiel, mas nos amantes, em mim mesmo. E neguei, lá dentro de mim!
Por isso, "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras" (v.5).
"Lembra-te Kadu. Lembra de onde caíste. Como era quando você caiu? Como estavam as coisas, como era a vida, como eram as respostas a Mim? Como era sua disposição antes de você cair..., lembra?"
Pois é isso que devo lembrar. Como é que respondi, lá no início, ao chamado de Deus? Como respondi à Ele nos primeiros anos de missões?
O que realmente importava pra mim antes é que era movido por aquele primeiro amor. Minhas atitudes, embora de muito trabalho, de fadiga e luta contra o mal, não eram mais frutos do primeiro amor. Era a inércia, do movimento contínuo e ritimado de missionário, do título/cargo que tinha no momento.
Volta! Esse é o caminho..., até meio estranho. Pra muitos parece que agora estou andando certo, pra frente, no caminho correto. Mas Deus continua me dizendo, dia após dia: volta! Volta e responde como no início..., foi por isso que te tirei do "conforto" do Egito (quando nos acostumamos demais com determinada situação, nos sentimos confortáveis ali, embora não enxerguemos seus males!) e estou contigo aqui no deserto. Só aqui você iria entender e saber o que realmente quero pra ti. O mesmo estilo de vida, mas com a essência do início: volta ao primeiro amor!
Arrependa-se do conforto, do comodismo, do ordinário, da inércia..., quero respostas como antes, por isso, lembra-te de antes, de como era, de onde você caiu e volta pra lá!!
Ainda tenho muito que ouvir de Deus, tenho muito que caminhar nessa volta, tenho que me arrepender de muita coisa (porque arrependimento não é sentimento nem remorso, mas atitude), e entendo o deserto que Ele tem me colocado.
Sei que lá no começo, larguei tudo, inclusive minha noiva (hoje minha linda esposa) pra ir pra uma base missionária, porque era movido por uma coisa só: o primeiro amor! E sei que Ele tem me feito voltar a ter o mesmo estilo de vida daquela primeira resposta, em 2005, pra que quando chegar o momento de responder, não tenha nada pra me impulsionar a não ser o primeiro amor. Essas são as primeiras obras que eu devo voltar a praticar!
Meu pedido a você que lê o blog: me ajude em oração!!

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Shalom.

    Caso ainda não tenho encontrado, que você encontre o caminho de volta irmão! Sei bem o que é isso. Sou evangelista de uma igreja evangélica há 09 anos e há 15 dias, Deus conversou comigo a respeito da mesma coisa que conversou com você. Vamos lá! De volta ao primeiro amor, de volta as primeiras obras! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Continuo no caminho meu irmão..., está ainda bem árduo e cheio de (meus) obstáculos, porém me sinto mais próximo do Caminho.
    Continue orando por mim ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -