Posts mais vistos

Archive for 2011

Renovando...

By : Kadu

Estive em Trancoso-BA, no final de semana dos dias 2, 3 e 4 de dezembro passado, servindo a igreja Ministério Monte Sião num culto de missões e num encontro com os jovens locais. Foi um final de semana que mudou muita coisa na minha mente, na minha vida.
Primeiro, pela renovação do meu chamado de pregar o evangelho, levar o reino de Deus (também) em palavras, discipular jovens cristãos, despertar pessoas para um relacionamento mais maduro com Cristo. E pra que você entenda melhor, tenho que voltar uns dias atrás. 
Numa das semanas de novembro Deus me "pegou de jeito". Um daqueles momentos que Ele pára tudo pra falar..., um peso tomou conta do meu coração, uma saudade de algo que eu não sabia bem o quê (ou sabia e não dei muita atenção!). Nesses momentos um misto de tristeza e angústia, ainda com ansiedade, toma conta de mim. Sei que tem algo pra acontecer, algo que Ele quer falar e fazer, e fico na expectativa. Talvez essa seja a melhor, ou única, maneira de eu estar humilde, totalmente sensível e atento à voz do Pai.
E passei a semana orando. No final de semana separei um tempo com a Lily pra orarmos e ouvirmos o que Ele tinha pra falar. E foi aí que as coisas começaram a se clarear! Ele queria que eu retomasse meu rumo em direção à Ele. Queria que nós atentássemos para o fato de que negligenciar nossa vocação e chamado era um pecado que gerava frutos muito negativos pra nós mesmos, pra nossa família e pra nosso futuro. Deus nos (re)mostrou que temos algo de muito específico pra viver com Ele e que somente isso nos traria satisfação plena, contentamento, coisas que estavam faltando e que prejudicavam muito nosso relacionamento com Deus, com os outros e conosco mesmo.
Assim entendemos que era tempo de nos matermos alertas, porque Ele queria que voltássemos. Isso foi num domingo de tarde.
No domingo a noite fomos à nossa igreja e ouvimos nosso pastor falar a mesma coisa! Exatamente a mesma coisa!! Não, não tenho proximidade tamanha com a preparação de sermões que Ele faz. Não, meu pastor ainda não sabia dessa semana que eu tinha tido. Mas Deus sabia!
Em nosso coração começamos a responder positivamente e na segunda pela manhã uma pessoa, que havia feito ETED com a Lily em 2007 nos chama pelo Facebook. Pela pressa pra ir para o trabalho acabei não respondendo mas deixei o computador ligado pra Lily ver e responder. Esse rapaz não víamos desde 2007, tivemos pouco contato na época e praticamente nenhum após isso. Mas ele nos escreveu dizendo que estava orando pelo culto de missões que iria fazer em sua igreja, e os nomes que vieram na mente dele foram o meu e da Lily. Imagina só, em uma semana, ouvindo Deus e respondendo (ou começando a responder) quanta coisa aconteceu sem planejamento de nossa parte. Mas Deus nos disse que tinha planos pra nossa vida.
E isso reacendeu de vez a fagulha que ainda insistia em se manter fumegando em nossos corações. A partir daí temos ouvido Deus e vamos nos comunicando por aqui a cada novidade!
O segundo ponto é que Deus me falou muito sobre a alegria! O povo de Deus foi sempre muito festeiro, pode conferir na bíblia, até mesmo no AT. Porém hoje o que mais se vê nas igrejas ou é a falsa alegria, baseada em coisas passageiras, fatores que são egoístas, ou então é aquela falsa humildade que é travestida de tristeza no rosto, nas expressões. Dá pra ver nas orações melosas, nas saudações formais, até mesmo nos vestuários fúnebres que muitos usam pelas igrejas afora. E isso toma conta de quase todos nós. Mas quando vi aquela festa dos jovens, com música eletrônica, rap, funk, axé, etc., fiquei primeiro ressabiado. Depois a alegria tomou conta de mim porque percebi que muitos ali eram recém convertidos e estavam demonstrando que a felicidade que tinham era bem fundamentada. Baseava-se na esperança da salvação, na alegria da transformação, no fato de terem amigos irmãos, unidade, etc...
Foi isso que o Espírito de Deus falou comigo antes de pregar. Acabei mudando tudo o que tinha preparado pra falar, trouxe uma palavra direcionada para o fundamento da festa cristã e a unidade do corpo de Cristo, que tem muito mesmo pra festejar. Foi muito bom!!
Obrigado Deus, por me levar até essa galera de Trancoso, terra de muita alegria, onde pude ser renovado interiormente, pra expressar com festa e alegria exteriormente, tudo aquilo que você fez por mim!!
Obrigado André, Patriana e Celina pela hospitalidade, obrigado Jair pela liberdade, obrigado corpo de Cristo aí em Trancoso pela alegria! Como disse por aí, vocês não tem noção do que significou esse tempo aí pra mim e pra minha família!
Só o simples fato de ser chamado de missionário por vocês, de estar no 1º culto de missões da igreja, de ser renovado em minha alegria, vai fazer diferença para o resto da minha vida!!

Pequena mensagem pra mim, pra você!

By : Kadu

Muitas vezes esperamos tanto de Deus, de como Ele virá pra nos socorrer, pra nos falar, nos confortar, nos direcionar em determinados momentos, que acabamos por não Vê-lo como Ele quer suprir nossas necessidades de vê-lo, percebê-lo, tê-lo nesses mesmos momentos.
Não sei se vc consegue me entender...
Eu me imagino olhando pra Ele em minhas orações, com cara de interrogação: "E aí Deus, qual é, o que vai ser?"
Minhas esperanças ficam na maneira como EU sei que Ele vai falar comigo. Talvez, enquanto faço essa
cara de interrogação, Ele já respondeu!
Mas estou ocupado demais em prever como Ele vai falar. Tenho conhecimento, SEI como Ele costuma falar
e fazer. Estou ciente dos "momentos preciosos" que Ele fala. Em matéria de saber, posso dizer que tenho experiência suficiente, tanto minha própria como vendo a história dos outros. Tenho a bíblia que me mostra tudo o que preciso saber..., sou "sábio"! Tenho SABEDORIA!
O fato de observar atentamente a vida ao meu redor, as minhas próprias experiências, estudar a bíblia, estudar a história me enche de "saberes"; posso até dizer que tenho muitos deles decorados em minha mente. Isso me faz esperto e..., inteligente! Tenho INTELIGÊNCIA!

"19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes".

20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;

23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem."                     
                                                                               I Coríntios 1



Precisaria dizer mais alguma coisa??
Tá, não consigo ficar quieto, vou falar: espere menos segundo o que você já conhece!
Perceba que as coisas continuam funcionando, com ou sem você! Existe alguém que está no controle, e que, creia-me, NÃO é você!
Ele pode muito bem estar querendo destruir sua sabedoria e rejeitar sua inteligência, no sentido de prever como Ele vai ou não falar, fazer, agir, abençoar, rejeitar, realizar, sarar, etc...
Ele pode muito bem vir como algo muito louco, um agir que ninguém queira, que você abomine totalmente...,
"loucura" você diria!
Pois ainda assim, a loucura de Deus é mais sábia que a sua sabedoria meu querido!
Entendo que ajamos assim..., eu ajo assim, continuamente. Principalmente porque vivemos debaixo da pressão do mundo, das pessoas e das circunstâncias ao nosso redor.
Se Deus falar de maneira louca, nos der uma resposta "sem sabedoria", imagina sua posição perante ela..., o que os outros vão falar?
Estamos demasiadamente preocupados com nossa imagem, com o que pode acontecer a ela em caso de uma "loucura" de Deus vir a tona por meio de nossa vida. Ficamos com o tradicional conhecimento que temos, com nossa sabedoria, com nossa inteligência.
O povo no novo testamento era assim também. Pra manter sua posição, seu status, negou que aquele carpinteiro era o filho de Deus, o Cristo, o Messias, o Ungido, o Salvador. Pois Ele tinham a sabedoria e a
inteligência de saber que "não poderia vir coisa boa dali"...
Assim como eu tenho experimentado, surpreenda-se com o Deus que quebra a sabedoria e inteligência humana com atos insanos, loucos, diferentes, não esperados..., e experiencie o máximo de uma vida entregue completamente ao sopro, ao vento do Espírito, que sopra onde e como quer!
Se preocupe menos com sua sabedoria, inteligência e o status que ela proporciona perante os outros ao seu redor e viva verdadeiramente livre com Deus! E se prepare..., coisas loucas podem surgir nesses dias!
Minha pequena mensagem, que veio primeiro a mim, e que desejo passar pra quem me lê!

Tá tudo errado!!!

By : Kadu
Esse texto não tem tanta preocupação com formatação, diagramação ou concordância. São apenas pensamentos do meu cotidiano..., coisas vividas, vistas e ouvidas nas últimas semanas, muitas delas em frente do espelho mesmo. No meu pensamento só ecoa uma frase: tá tudo errado!
Creio que ao final, nos comentários, você também poderia incluir várias outras coisas do seu dia-a-dia não é mesmo? Ou por aí está tudo certinho?



Tá tudo errado...


Tem gente matando, em nome de Deus...
tem gente culpando quem tá matando pra se eximir da culpa...

Alguns aplaudem, numa reunião, uma empresa que lucra milhões, porque um diz ter ouvido discurso muito bonito sobre como a empresa sempre esteve investindo em ações sociais..., sendo a primeira a patrocinar uma ação dessas..., com 50 mil reais. Ganha milhões, ajudou com 50 mil..., tá tudo errado! E isso depois de falarem na mesma reunião, pouco antes, sobre um operário que se acidentou, caindo de uma altura de 6 metros, em estado grave..., estavam felizes porque tinham feito seguro na obra e "...acontece..., menos mal que tínhamos nos preparado antes!"..., isso tá muito errado!

Tá errado colocarmos a culpa de todas as coisas agora no termo novo "bulying". Já ouvi dizer até que Jesus foi vítima de bulying quando estava pra ser crucificado..., 3, 4 anos atrás ninguém nem sabia o que é isso..., agora Obama, David Beckham e..., Jesus Cristo, são os mais novos casos de bulying no mundo! Cuidado com vizinhos e parentes próximos, eles podem descontar em você! Mas ninguém é culpado, culpado é o tal sr. bulying.
Tá errado ouvir na rede Globo que ninguém tem culpa nesse caso, que é um fato isolado, e que o garoto fez aquilo porque quis..., como se alguém acordasse de manhã e, logo após o café, resolvesse matar uns e outros por aí.

Tem ditador mandando bomba e míssel contra seu próprio povo, dizendo que quer preservar... o povo. Mata-se em nome da preservação!

Tem milionário que sozinho tem quantia maior que PIB de alguns países necessitados..., mas pra que uns ganhem, outros (muitos) tem que perder mesmo, não é?

Tá tudo errado!

Quando uma pessoa mata seus sonhos e deliberadamente decide desobedecer a Deus por dinheiro..., e ainda sabe que tá fazendo errado, tudo ao contrário..., o que dizer?

Quando na sua empresa pessoas pisam em cima de você, abusam da autoridade e do poder, passam a perna em você, só pra mostrar pra alguém (até pra si mesmo!) que é melhor..., a todo custo..., tá errado!

É entrar no ônibus de volta pra casa e só se ouve falar de balada, bebida, sexo, gastar dinheiro à toa..., tá muito errado!

Não saber curtir com as pessoas, porque não se tem dinheiro para as coisas..., também tá errado!

Igrejas que deveriam sarar os doentes, adoentando até a morte aqueles que estão sãos..., Brennan Manning já dizia que tá errado!!

Colocar seus talentos, familiares, seu tempo devocional com Deus, de lado porque se chega muito cansado do emprego..., escolher este e não os outros..., completamente errado!

Se eximir da responsabilidade, como portadores das boas novas, dos princípios e valores que podem transformar todas as sociedades, pra colocar a culpa em qualquer coisa fruto de elaborações filósficas, teológicas, conceituais, sociais, etc..., tá errado!

Deixar de ser "agressivo" espiritualmente (como diria Kenny Luck, pastor da Igreja Sadleback, EUA), por vergonha, medo, ou mesmo "pra não chocar e manter tudo na paz", tá errado!

Colocar "panos quentes" em conversas e discussões, evitando o confronto com amor, mas crendo que evitando estará amando..., errado!

Tá errado querer parecer alguém que você realmente não é..., e o pior é que você sabe muito bem quem não é..., até sabe melhor do que quem realmente é!

Tá errado não ensinarmos nossas crianças na escola mais do que português, matemática, geografia etc..., já que escolas hoje só servem pra ensinar o óbvio, preparando pra uma prova, um cargo, mas não para a vida e pra posições em que não se pode ser demitido, tais como homem, filho, irmão, pai...

Acabo de ouvir que um rapaz encontrou uma bolsa com 74 mil reais e devolveu. Até aí tudo certo, certo?
Porém, seus "amigos" e colegas de trabalho estão perseguindo-o, xingando, não acreditando que ele fez isso..., chamaram ele de otário!! Inversão total de valores? E olha que o rapaz que devolveu o dinheiro perdeu tudo na última enchente no Rio de Janeiro. Esse é o pária da sociedade..., merece ser xingado, certo? Claro que não!!
Mas, como tá tudo errado...

O deserto e o primeiro amor

By : Kadu


Tem algum tempo que tenho ouvido a mesma coisa, a mesma música. Muito mais pela mensagem dada pela pessoa que canta no final da música. E tenho, nas minhas fraquezas, debilidades, pecados e desobediências, buscado de alguma forma ouvir a Deus. Sei que Ele não me abandonou, sei que nada pode me separar do seu amor, porém, por todas as minhas dificuldades dos últimos tempos, tenho parado muito pouco pra ouví-Lo. As músicas tem sido uma espécie de alimento pra me manter vivo..., sei que não são alimento sólido e que não fazem nada mais do que simplesmente me manter vivo, respirando, porém é o que tem me restado de apego nesse momento.
E num desses dias, ouvindo Rachel Novaes cantar a música 'Primeiro Amor', dentro do ônibus, a caminho do trabalho, segurei as lágrimas. Fazia tempo que Deus não falava de maneira tão profunda, tão íntima e tão clara comigo..., ou fazia tempo que não parava pra prestar atenção nEle falando assim...
Vou tentar retransmitir aqui o que ouvi naquele dia, embora já façam alguns dias que ouvi.
Existe um momento onde João escreve aquilo que Deus está vendo e querendo mostrar pra algumas igrejas, dentre elas a igreja de Éfeso. Está em Apocalipse, a partir do capítulo 2, e diz o seguinte (nos trechos que estou meditando):
"Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste."
É Deus dizendo a mim que sabe da minha luta, sabe do meu trabalho, sabe de tudo o que já fiz, o que vinha fazendo por Ele. Ele conhece bem tudo o que minhas mãos fizeram nesses anos de missões, de trabalho árduo. Ele sabe tudo o que tive, junto de minha esposa, aguentar, sofrer..., tudo por Ele, pra Ele..., tudo nEle. Ele sabe que nunca me cansei, que nunca achei complicado demais. Ele sabe que me deleitava nEle fazendo o que fazia.
Mas, como diz o versículo 4: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."
Essa advertência é severa. Pode até passar desapercebido na leitura do texto, porém tenho que parar e ficar pensando por mais tempo nisso!
E naquele momento, dentro de um ônibus lotado, de pé, já cansado de tanto empurrão, no terceiro ônibus do dia, Deus mostra que deixei o primeiro amor. E Ele está mostrando tudo, desde o último ano em missões até esses últimos meses aqui em Campinas.
No antigo testamento, muitas vezes o povo de Deus é chamado de noiva. E Ele deseja estar sempre junto a essa noiva, como Noivo Fiel. Porém, por diversas vezes essa noiva escolhida de Deus se volta pra outros amantes. Muitas vezes se volta como amante de si mesma e deseja se isolar do Noivo Fiel. A noiva se torna prostituta! E na prostituição, o amor se esvai..., não há amor em se prostituir!
Deixaste o primeiro amor, Kadu!! E 1 Coríntios 13 diz que não há obra nenhuma que seja perfeita ou aceitável ao Noivo Fiel sem amor.
Ainda no antigo testamento Deus diz pra sua noiva que vai chegar um momento de levá-la para o deserto. E ali o Noivo Fiel vai falar com carinho com a noiva, e ali a noiva lhe ouvirá, e ali haverá restauração.
Nesse exato momento fiz o máximo pra engolir o choro dentro daquele ônibus! Era isso!! Já não havia aquele amor de antes no que eu estava fazendo. Tudo estava muito mecânico e, mais do que os resultados do meu trabalho pra outras pessoas (que até vem de um trabalho mecânico, porque Deus é Deus e faz o que quer através do Espírito!), Ele estava interessado em mim. E ainda que fosse necessário levar-me para o deserto pra que eu o ouvisse e fosse restaurado, Ele assim o faria..., e fez! Verdade!! Não há palavra alguma que defina melhor o que temos passado por aqui e que repetimos constantemente: DESERTO! Eta deserto longo!!!! Mas é somente aqui que estou me atentando pra isso..., é somente nesse deserto que poderei ouví-Lo atentamente, com carinho, sem interrupções. Aqui estou desarmado, não tenho feito nada, obra alguma que me "mostre" um escape onde possa dizer: "está tudo bem!". Não, aqui consigo enxergar, desnudo, que não está nada bem..., e aqui posso ver que já faz algum tempo.
Me lembrei que nessa última viagem à Espanha o líder nacional da Jocum de lá me chamou pra conversar e me fazer o convite pra ficar, pra voltar pra lá. Além do convite direto do pessoal que estávamos trabalhando, o líder nacional sentou no sofá comigo pra me convidar..., é muito importante isso e muito legal..., e eu, que sempre tinha resposta pronta para os desafios que Deus me fazia, porque sempre agi baseado no amor, disse que ia ver, que ia pensar..., na verdade já estava negando ali. Porque estava pensando não no Noivo Fiel, mas nos amantes, em mim mesmo. E neguei, lá dentro de mim!
Por isso, "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras" (v.5).
"Lembra-te Kadu. Lembra de onde caíste. Como era quando você caiu? Como estavam as coisas, como era a vida, como eram as respostas a Mim? Como era sua disposição antes de você cair..., lembra?"
Pois é isso que devo lembrar. Como é que respondi, lá no início, ao chamado de Deus? Como respondi à Ele nos primeiros anos de missões?
O que realmente importava pra mim antes é que era movido por aquele primeiro amor. Minhas atitudes, embora de muito trabalho, de fadiga e luta contra o mal, não eram mais frutos do primeiro amor. Era a inércia, do movimento contínuo e ritimado de missionário, do título/cargo que tinha no momento.
Volta! Esse é o caminho..., até meio estranho. Pra muitos parece que agora estou andando certo, pra frente, no caminho correto. Mas Deus continua me dizendo, dia após dia: volta! Volta e responde como no início..., foi por isso que te tirei do "conforto" do Egito (quando nos acostumamos demais com determinada situação, nos sentimos confortáveis ali, embora não enxerguemos seus males!) e estou contigo aqui no deserto. Só aqui você iria entender e saber o que realmente quero pra ti. O mesmo estilo de vida, mas com a essência do início: volta ao primeiro amor!
Arrependa-se do conforto, do comodismo, do ordinário, da inércia..., quero respostas como antes, por isso, lembra-te de antes, de como era, de onde você caiu e volta pra lá!!
Ainda tenho muito que ouvir de Deus, tenho muito que caminhar nessa volta, tenho que me arrepender de muita coisa (porque arrependimento não é sentimento nem remorso, mas atitude), e entendo o deserto que Ele tem me colocado.
Sei que lá no começo, larguei tudo, inclusive minha noiva (hoje minha linda esposa) pra ir pra uma base missionária, porque era movido por uma coisa só: o primeiro amor! E sei que Ele tem me feito voltar a ter o mesmo estilo de vida daquela primeira resposta, em 2005, pra que quando chegar o momento de responder, não tenha nada pra me impulsionar a não ser o primeiro amor. Essas são as primeiras obras que eu devo voltar a praticar!
Meu pedido a você que lê o blog: me ajude em oração!!

Confissões...

By : Kadu
Quanto tempo faz hein?
Já quase 2 meses que não escrevo uma palavra aqui..., nenhuma reflexão postada, nenhuma canção, nenhum texto copiado, nenhuma crítica, estudo, meditação...
Reflexo total de como está nossa vida com Deus nesse tempo. Tenho que confessar: estamos mal!!
Começou com uma decepção aqui, outra ali..., e parou onde está!
Paramos de meditar, de orar com frequência, de pensar em Deus, em missões..., e paramos na vida! Justo no momento de mais alegria, com a notícia da gravidez.
Começamos a trabalhar, adiamos nossos planos de volta pra missões..., na verdade, nem pensamos mais nisso até 2 semanas atrás.
A vinda de Danilo e Deise, grandes amigos, conversas com Nádia, que está lá no Haway, série de palavras sobre restauração pregadas na igreja que voltamos a ir aos domingos de noite..., essas coisas reacenderam um pouco o que tem lá dentro. Voltamos a perceber que tem algo que está marcado dentro de nós, algo que nascemos pra ser. A vida que Deus colocou dentro de nós tem sentido sim, Ele colocou dentro de cada um de nós. É individual: o que traz vida pra nós talvez seja nada parecido com aquilo que te faz vivo, eu sei!
Parece que ainda tinha algo lá nos porões dos nosso corações..., me faz lembrar da canção "... reina nos reinos do meu coração...", e esse algo ainda resiste, firme e forte, mas precisando de um pouco mais de atenção.
Também me lembro da personagem, na bíblia, que reencontra um livro, empoeirado e esquecido, mas que era a única coisa que traria vida novamente pra eles todos. Me sinto assim..., estou "vivendo a vida", mas tem vida em abundância pra eu viver, num segredo escondido nos reinos do meu coração, nos porões da minha alma.
Não precisaria nem dizer que o projeto do livro sobre meditação que tava quase no fim, parou por um tempo. Não tenho forças pra escrever sobre algo que não está sendo realidade em mim..., mas orem pra que passe a ser ok?
Orem por nós, pra que a restauração comece em nós. Pra que possamos voltar a meditar, orar, pensar em nossa vida com Deus. Pra que missões, que sentimos ser nossa vida, aquilo que Deus colocou dentro de nós pra nos fazer vivos, possa voltar a ser uma realidade, o mais rápido possível.
O curso de teologia vai recomeçar e talvez isso reacenda de vez o que precisa dentro de mim..., assim espero. Orem por isso também!
Nosso bebê está bem, com saúde, crescendo muito..., estamos saltando de alegria com isso. A Lily tem tido alguns enjôos também mas no geral está muito bem de saúde, além de ser a mamãe mais linda do mundo!! Não vemos a hora de termos nosso bebê no colo..., orem por isso também!
E comentem, escrevam, nos xinguem..., só não nos deixe sozinhos ok??
Logo, logo volto a escrever de novo e com frequência.

- Copyright © UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -