- Back to Home »
- caminhar , desconfotável , Deus , Egito , escuro , Exodo , meditação , novo , processo , relacionamento »
- ...mais sobre o meu hoje...
Hoje pela manhã tivemos culto aqui na base e ouvi nosso camarada falando sobre Exodo 13, quando Deus mostra um caminho mais longo, pelo deserto, pra que o povo saia do Egito.
O povo estava preparado pra guerra, como diz o verso 18, porém, um verso antes o próprio Deus diz que é melhor eles não irem pela rota mais curta, porque era terra dos filisteus e: "Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito".
É engraçado como muitas vezes me acho preparado e ornamentado para a guerra. Com armas que até o próprio Deus pode ter me dado (conf. 12:36). E mesmo assim me vejo andando no deserto..., sem saber qual caminho ao certo tomar. Sem saber o próximo passo..., caminhando no escuro!!
Mais uma vez tenho me visto assim. Caiu como uma luva a palavra de hoje de manhã!
Deus tendo que me levar para um caminho diferente do mais curto, mais fácil, só pra me preservar constante e duradouramente(?) no caminho. Mais uma vez vejo que Deus continua mais interessado no processo, na caminhada, ainda que ela tenha que ser a mais longa, a mais difícil, pelo deserto..., e mesmo que essa não seja a rota original..., e ainda mais, mesmo que eu me ache preparado pra enfrentar os filisteus do caminho mais curto. Ele sabe me preservar..., como já ouvi uma vez: é melhor chegar mais longe do que mais rápido!!
Eu penso que o valor está no relacionamento! Isso é na caminhada, no dia-a-dia. Nosso mundo moderno nos incita a pensar sempre em resultados práticos e rápidos para tudo... Tenho me questionado: -qual o valor de fazer planos para o futuro? As vezes isso me parece falta de confiança em Deus... Sei lá!
ResponderExcluirAbração mano! Saudades de você!
Pois é.
ResponderExcluirNem sempre, seguir o caminho mais curto é a solução para os nossos problemas.
Com certeza Deus está sempre conosco em nossa caminhada, por mais longa que ela seja.
Gostei do seu texto e da forma como ele conduz a reflexão pela escolha do melhor caminho que nos conduz a Deus.
Abraços fraternos,
Heliane