- Back to Home »
- finanças , igreja , missões , renúncia , sustento , testemunho »
- Testemunho - Contagem: 7, 1 , 4, 3...
O que é isso??? Tá loco minino??
Hehehehe..., mais ou menos!
Então..., isso aconteceu a mais ou menos 1 mês atrás, mas, por pura preguiça, não escrevi antes.
Todo semestre é a mesma coisa aqui: equipes das nossas escolas correndo atrás, se virando e se "matando" pra conseguir o sustento suficiente pra fazerem a viagem de prático das escolas.
Ah, o que é viagem de prático?? Nossas escolas são sempre dividas em 2 períodos, o teórico e o prático. Numa parte do tempo os alunos permanecem conosco na base estudando, tendo aulas, ministrações, etc..., e após isso dividimos equipes pra percorrerem lugares em algum lugar do mundo pra praticarem aquilo que aprenderam.
Esses alunos, missionários em formação, são enviados por suas igrejas e famílias, algumas vezes não com todo o apoio necessário, mas quase sempre sim.
Quando chega o momento do prático é impressionante ver o tanto que eles precisam "correr" atrás de contatos e amigos, igrejas e parceiros..., inclusive aqueles que os enviaram e cortaram o sustento ou se esqueceram deles.
E pra mim é impressionante porque enquanto isso estão sendo feitos acampamentos, campanhas de arrecadação pra esses acampamentos, reformas "necessárias" nas igrejas, pic-nics, reuniões diversas que precisam de uma comidinha depois, reuniões de campanhas de vitória, "congressos de missões", "evangelismos" (é, eu gosto das aspas!!), etc...
Tudo isso sendo feito e dízimos e ofertas sendo levantados em todos os cultos, pra coisas que não sabemos o que são e o indivíduo se matando aqui pra levantar uma grana que ele não vai gastar com ele mesmo, mas pra terminar um curso que os outros ditos cujos o enviaram. Dá pra entender???? Desculpa, eu não consigo!!!!
Sem dizer que na hora dos testemunhos lá na igreja do coitado do aluno a igreja que o "enviou" quer o crédito pra ela..., aiaiaiaiaiaiai!!!! Isso não é envio..., é (desculpem o termo!) chute no traseiro!!!
Mas é claro que existem as desculpas: "nossa igreja não tem esse dinheiro em caixa", "nossa igreja tem outras prioridades" (reino de Deus???), "estamos passando por uma crise", dentre outras que todos nós missionários já ouvimos e não entendemos!
Não entendemos pelo dinheiro??? Não..., não amamos isso..., não dependemos da esmola de ninguém pra sobrevivermos no campo!!
Bom, pra você entender melhor, vamos continuar a história do começo e vocês entenderão que isso é realmente verdade pra nós: um dia antes de uma das equipes (que foi pra África do Sul, trabalhar na comunidade Masiphumelele, acho que é assim que escreve) pagar as passagens, ainda faltavam 7 mil reais pra que isso se concretizasse. E nesse mesmo dia, de noite, fizemos nosso costumeiro culto de envio das equipes. Nesse culto também temos o costume de levantar ofertas entre nós pra completarmos com o que falta.
Fui pra lá meio cético..., até eu!! Afinal, dessa vez não haveria tanta gente de fora, quase ninguém mesmo, só nós, os missionários da Vila do Louvor. Tinha pouco mais de 5 pessoas de fora.
No total éramos cerca de 60 pessoas ali. E, após um momento de adoração com músicas, fizemos o momento de levantamento das ofertas...
Depois tivemos uma palavra e no fim anunciamos o total: incríveis 6 mil reais e qualquer coisa!!!!!!!!!! Isso nas mãos de missionários, que são sustentados por outros que às vezes falham, esquecem ou desistem de enviar o sustento por "forças maiores"!!!!!!!!!!!!!
Esses mesmos missionários que vivem enviando cartas informativas pra que outros participem do momento que estão passando, muitas vezes com a falta de sustento financeiro!!!!
Mas peraí..., faltavam 7 mil, não 6..., e aí, Deus falhou então???? Hehehehehe..., não!!
Pois é..., nós falhamos, mas Ele NUNCA falha!!!!! Continuamos nosso momento de levantamento, com o desafio de só sairmos dali quando tivéssemos levantado tudo..., as ofertas continuaram..., e chegamos em menos de 20 minutos a mais mil reais, alcançando R$7.143,00 no total!!! Além do que precisávamos!!! Nem me pergunte de onde saiu tudo isso..., só o que sei é que estava tudo no bolso do povo ali presente!!
"Ai, Kadu, você só fala de dinheiro!!"
Não, a questão não é o dinheiro!!!! Como diz John Piper, eu odeio a teologia da prosperidade!!! Estou falando de coração..., de necessidade..., de alvo correto..., de Reino de Deus..., de amor sacrificial..., de entendimento correto/mentalidade trasformada!!!!!
Você pensa que eu acho isso certo???? Eu acho lindo esse levantamento, mas tinha que ser assim??? Não sei não..., Deus fez coisas muito legais aqui conosco com esse momento, e isso nós levamos muito em consideração! Afinal, não é o dinheiro a questão, mas como nos relacionamos com Deus nessa situação. Mas precisava disso?
Eu creio que o mais correto seria que as igrejas enviadoras mantivessem o cuidado com quem foi enviado..., ou então nem enviem!!!!
Correto seria que as igrejas instituições se apressassem em antever necessidades das instituições missionárias e antecipassem essas situações!! Que as igrejas Corpo de Cristo (pessoas!) se antecipassem também e não esperassem o informativo missionário, o pedido (humilhante às vezes!) de ofertas para sustento ou mesmo os resultados (números!!) pra que fossem enviados o sustento necessário! Aí tudo funcionaria melhor, cada um na sua determinada função..., corpo de Cristo bem ajustado!!!
A instituição igreja na função dela, de envio e cuidado(pastoreio e discipulado dos cristãos) e a instituição missionária na função dela, de linha de frente na propagação do evangelho ao não crente!!!
Será que um dia poderá funcionar assim?? Sem crise de identidade da instituição igreja querendo ser instituição missionária e da instituição missionária querendo (ou tendo que) ser instituição igreja?
Minha visão hoje é de membro da instituição missionária..., e eu digo: não me venha dar as mesmas desculpas de sempre..., principalmente em relação à sustento financeiro..., não me venha com "churumelas"!!!! Hehehehehehehehehe...
Missionários, ditos por aí como "quebrados", num total de 60 pessoas, sendo que 24 dessas estavam precisando ou já usando dinheiro para o prático, conseguiram, numa só noite, levantar mais de 7 mil reais..., como que uma igreja com mais de 100 membros em sua maioria assalariados, não consegue enviar míseros 100 reais por mês pra um missionário????????
Qual a desculpa????????????
Minha pergunta tem muito mais a ver com a motivação por trás disso, a intenção no coração em relação a isso do que com a quantia em dinheiro!!!!!
Afinal, já vimos muita motivação correta numa viúva pobre dando apenas 2 moedinhas, sendo tudo o que tinha...
Sentimento de corpo, de família, correto????
Com a motivação, a intenção, a mentalidade alinhadas com o Reino de Deus, não será preciso mais falar em números..., as coisas vão estar certas!!! Os desafios vão voltar a ser o que realmente deveriam ser desde o princípio!!! Não mais haverá a luta dos missionários em relação ao dinheiro e a luta dos membros das instituições igrejas em relação aos não-alcançados e discipulados das nações!!!
Obs: é mesmo um testemunho em forma de desabafo..., ao menos sou honesto pra falar exatamente como me sinto!!!!
E graças a Deus por Jesus Cristo!!!! Ele tem me sustentado e feito meus olhos se preocuparem com as coisas certas...