Posts mais vistos

Posted by : Kadu quinta-feira, março 05, 2009




No último final de semana estivemos, eu e minha esposa, com uma equipe da escola de treinamento daqui numa reserva indígena em uma cidade aqui perto, Avaí. O nome da reserva é Kopenoty..., e, antes que perguntem, não sei o significado dessa palavra.

Mas tem uma palavra que vimos lá e soubemos do seu significado: UNAE.

Estava escrito: Jesus é UNAE!

UNAE para os Terena quer dizer SENHOR!!

Agora você imagina entrarmos numa reserva indígena do interior de São Paulo (já incomum!), com nosso título de "missionários", indo supostamente pregar o evangelho ao "perdido" e não só encontrar uma igrejinha lá dentro com essa inscrição na parede - fundada por um índio que havia feito o curso de missões aqui na base há algum tempo - como também várias outras igrejas, de várias placas denominacionais diferentes lá.

Já haviam muitos crentes lá..., o Reino de Deus já estava lá!!!

Não, hoje não quero escrever sobre diferenças denominacionais e seus efeitos nos campos missionários no que se refere a cultura do povo..., embora seja um ótimo assunto pra discutirmos..., mas não!!

O que queria meditar e pensar é sobre a nossa "suposta" missão de levar o evangelho ao perdido fazendo discípulos em todos os lugares possíveis. E não digo suposta por ela ser falsa, não, ela é verdadeira..., nós é que a fazemos falsa.

De que maneira? Pensando assim, como eu mencionei acima: "nós vamos agora levar o evangelho ao perdido", e isso pensado simplesmente pelo fato de eles serem de descendência indígena.

Vou tentar explicar melhor:

existem muitos outros que usam o "campo missionário da moda" chamado África pra também agirem assim!! A grande verdade é que dentro de si a intenção não é nada mais do que egoísta. Sou EU que vou levar o evangelho ao suposto perdido!! EU estou fazendo a missão que Deus deixou de ir ao suposto perdido!

Por dentro, a frase soa mais ou menos assim: olha só o MEU currículo como cristão, missionário ou pastor..., eu já estive na África (ainda que seja a África do Sul ou as partes ricas e com paisagens e passeios exuberantes do continente!)..., eu já estive no meio dos índios (ainda que seja aqui em Avaí, onde até o cacique da tribo é cristão e a reserva seja como um bairro qualquer, com toda a infra-estrutura que temos aqui!)..., ou seja, não há desafios, só prazeres e um acréscimo no currículo!!

Não que o continente africano não precisa, mesmo sendo a África do sul, e também existem necessidades aqui na reserva Kopenoty, mas é preciso que a verdade seja esclarecida e o nível de missões nesses lugares seja corretamente avaliado e explicado a todo mundo!! E além de tudo, o dono das missões precisa ser o único a ser honrado e falado nessas situações!

Precisamos rever um pouco nosso conceito de missões..., o que é que Jesus falou sobre missões? Onde Ele deseja que estejamos e fazendo o quê? Será que meu currículo tem alguma coisa a ver com isso??

Essas perguntas de avaliação têm que ser feitas constantemente por qualquer pastor, membro de igreja ou missionário quando o assunto a ser tratado é missões!

Não bastam os vírus contagiosos que entram nos assuntos relacionados ao cristianismo das igrejas instituições locais, agora eles também têm entrado no assunto missões!

Acho que de tantas críticas sofridas, algumas igrejas instituições têm se voltado, no papel somente, para o assunto missões. Talvez pra dar um ar de que não se importam só com grana e milagres!!

Mas o foco, mesmo quando esses falam de missões, continua sendo EU!

E aí, quando chegamos num local com a pretensão de sermos os "crentes" que estão levando o evangelho, nos deparamos com o Reino lá..., e em muito maior escala do que no nosso convívio na nossa instituição local! E aí, pra não voltarmos frustrados, o que importa é que fomos lá..., no nosso currículo está mais um local com nome de impressionar. Hehehehehe..., tem gente que tem muito mais trabalho e dá muito mais fruto pregando pro vizinho do que esses outros...

Jesus é UNAE sim..., em toda tribo, raça, língua, etc..., mas vamos deixar somente Ele ser UNAE..., vamos abaixar a bola..., simplicidade..., humildade..., talvez ainda sejam valores morais e do Reino de Deus que valham a pena ser cultivados!!!

Se Deus nos chamou, pra onde quer que for, não foi porque somos alguma coisa, ou porque nosso currículo vale alguma coisa e/ou precisa de um acréscimo, nem mesmo pra que nós tenhamos uma experiência..., tudo isso tem a ver com ELE, o UNAE, e não nós..., as criaturas!!!

Somos todos iguais, em todos os lugares..., pregar o evangelho é privilégio, presente, dado de graça..., não há do que se orgulhar, a não ser na cruz de Cristo..., o UNAE!!!

Meu pedido é que você, meu Pai, me ensine, nos ensine a dar a glória ao único UNAE de toda a terra, povo, tribo, língua e nação..., e que sejamos sempre gratos a Ti por termos o privilégio de sermos feitos dignos, através de Jesus Cristo, o UNAE, de co-participar na obra não-acabada de evangelização do mundo!!

Valeu meu Paizão!!

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Oi, vi que tem meu link aqui... então o seu já está no LINKO QUEM ME LINKA

    forte abraço

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -