Posts mais vistos

Posted by : Kadu quinta-feira, janeiro 08, 2009



Sei que estava no meio de uma série de posts sobre o momento de adoração que tivemos em nossa base no fim do ano passado, porém "tive" que dar um tempo pra passear um pouco..., férias neh!!??

Pois é, missionário também tira férias...

Nesse tempinho pude pensar bastante, conversar bastante, brincar bastante, pecar bastante, etc...

Até aí, tudo normal, como qualquer ser humano certo?

Mas nesse tempo também tinha uma coisa martelando em minha cabeça: a igreja. Não o corpo de Cristo, mas a igreja local..., aquela da qual cada um de nós faz ou deveria fazer parte, como instituição.

Muito do meu pensar, conversar, brincar, pecar e etc., girou em torno disso nesses dias. Até tentei fazer que não, mas não tive como evitar, afinal, vivo disso...

Tenho também lido muita coisa sobre a "instituição" igreja e confesso que sou muito "pé-atrás", quase que totalmente descontente com esse assunto. Já passei por inúmeras frustrações e já vi muita gente se frustrar também. Já vi muita coisa extrema demais, sem amor algum, "infligindo feridas nos que curam ao invés de curar os feridos" como diria Brennan Manning. Mas tão pecador que sou que olho as coisas sob a minha ótica somente..., como se as coisas girassem em torno de mim e daquilo que acho ou sinto..., pobre de mim!!!

Também orei nesse tempo e meditei um pouco em algumas leituras bíblicas. Quase que a totalidade delas não fala da "instituição" igreja (se é que tem alguma que fala!!), porém fala de uma comunidade não institucionalizada cheia de pessoas, seres humanos..., e o que são seres humanos?? São EU!!! E EU??? Pecador..., mais uma vez, pobre de mim!!! Sem autocomiseração!!

É lá mesmo, no meio dessa comunidade de pecadores, "dos quais eu sou o maior" (grande Paulo!!), que é possível se manifestar a totalidade do caráter de Cristo, sua essência: o AMOR!

Deus não me fez pra estar sozinho..., não me fez pra estar em instituição nenhuma também..., mas se é lá que meus queridos (ou não!) irmãos estão se reunindo, é lá que vou praticar um pouco desse amor (falando da instituição igreja).

Pensando bem, até quem tenta se reunir sem institucionalizar, acaba criando uma instituição não-oficial. Vai ter uma regra, com certeza, nem que seja a regra de não ter regras. Vai ter um líder, um cabeça, o cara que criou e repassou a mensagem pra que outros pudessem saber, ainda que ele não queira e nem se intitule assim pela mais sincera humildade. Assim se cria a "Instituição Igreja não Institucionalizada"!! Credo, que confusão..., às vezes minha mente é assim mesmo!!

Bom, o resumo de tudo isso é que minha busca utópica pela igreja perfeita pode até continuar, mas enquanto não a encontrar, vou praticando a perfeição no meio de gente tão imperfeita quanto eu!

Creio que assim estarei crescendo em estatura, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

As pessoas precisam muito mais de tolerância, com sabedoria, do que de críticas desmedidas, desenfreadas e vazias de amor..., e olha que quem tá escrevendo isso sou eu mesmo: crítico ao extremo!!!!

Deus, me perdoa e me dá graça porque antes de terminar de escrever posso pecar de novo...

Abraço!!!!!!!!!!

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Obrigado pela visita!!

    Eu cansei de ficar procurando um sentido pra instituição, parece-me que eu olho para a instituição hoje e realmente me encontro num beco sem saída, participar ou não?... pareceme que se eu participar mesmo tendo idéia de uma igreja que falha serei conivente...

    Mas daí, penso parecido com você... Igreja "local" é sim local de comunhão (comunhão com todos), parei de ver a igreja num todo e agora vejo em particulares...

    Agora, mesmo com problemas de igreja, fico ansioso para meu encontro com meus irmãos, e por enquanto ta bastando...

    Quanto a igreja perfeita... continuo correndo atrás!!!

    Abcos!!

    ResponderExcluir

- Copyright © 2025 UM por todos... - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -